quarta-feira, 15 de abril de 2015

Sete frases marcantes que ajudam explicar a 7ª Cúpula das Américas

Sete frases marcantes que ajudam explicar a 7ª Cúpula das Américas

by bloglimpinhoecheiroso
Cupula_Americas2015_01
Foto oficial do encontro de líderes do continente americano.
Não somos antiamericanos, somos antiimperialistas, disse Maduro; Estamos em condições de avançar para o futuro, analisou Obama.
1) Obama é um homem honesto.
Em meio ao momento histórico de retomada de relações diplomáticas, o presidente cubano criticou agressões históricas dos EUA. Porém, elogiou Obama.
A paixão me sai pela pele quando se trata da revolução, mas peço desculpas ao presidente Obama porque ele não tem nada a ver com tudo isto. [...]Todos (anteriores a Obama) têm dívidas conosco, mas não o presidente Obama, que é um homem honesto e com umaforma de ser que obedece a sua origem humilde, comentou.
2) Não sejamos cínicos.Cristina Kirchner subiu o tom durante a Cúpula das Américas. A presidente argentina pediu que Obama revisse as sanções impostas à Venezuela e a decisão de classificar o país de Nicolás Maduro como ameaça.
Quando escutei a notícia, pensei que era um erro, que se aproxima do ridículo. [...] Como se pode conceber que a maior potência do mundo possa considerar a Venezuela uma ameaça?, criticou.
Sobre a Guerra às Drogas e o Narcotráfico foi enfática. Onde se lava o dinheiro do narcotráfico? E os bancos desses países? E o financiamento? Não sejamos cínicos, disse.
3) Obama parece o chefe de campanha de Maduro.Evo Morales ironizou as sanções aplicadas pelos EUA à Venezuela. O presidente boliviano criticou EUA e Canadá por terem vetado o parágrafo do documento final da Cúpula das Américas.
[Obama] parece o chefe de campanha de Maduro [...] tudo o que faz serve para o líder venezuelano receber mais apoio, disse.
Cuba_Raul_Castro_Obama
Em dia histórico, Obama e Raul realizaram encontro bilateral entre EUA e Cuba.
4) Nova independência para América LatinaRafael Corrêa também aproveitou a presença de Barack Obama na cúpula para criticar os EUA e pediu uma segunda e definitiva independência para os latino-americanos
EUA continuam com intervenções ilegais. [...] Obama, apesar de ter origem humilde, não pode escapar dessa visão hegemônica, disse.
5) Não somos antiamericanos, somos antiimperialistas.Nicolás Maduro disse que Obama não é como o antecessor, George W. Bush. O presidente venezuelano aproveitou para convidar o norte-americano para o diálogo franco e abertosobre as questões que separam os dois países.
Estou pronto para falar com o presidente Obama sobre esta questão com o respeito e a sinceridade que merece. Estendo a mão a Obama, disse ao reiterar disponibilidade para o diálogo. Quero futuro com os Estados Unidos, não somos antiamericanos [...], somos anti-imperialistas, como é a maioria do povo norte-americano, completou.
6) Calma.Dilma Rousseff pediu calma com a situação na Venezuela.
A Venezuela não é nenhuma ameaça para os Estados Unidos. É importante que toda a região tenha tranquilidade e calma em relação à Venezuela, porque se houvesse uma ruptura democrática isso poderia levar a um conflito sangrento e não seria bom para ninguém.
7) Nova era.Barack Obama é o primeiro presidente norte-americano a sentar ao lado de um presidente cubano desde 1958 – quando os dois países romperam relações diplomáticas. Diversos líderes latino-americanos elogiaram Obama pela costura com Cuba. O norte-americano disse que o continente está em uma nova era.
É uma reunião histórica [...] Agora estamos em condições de avançar no caminho para o futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.