domingo, 5 de setembro de 2010

Agricultura familiar será o destaque da 35ª Expo Feira

O agricultor familiar que visitar a 35ª Exposição de Feira de Santana, a partir deste domingo (5) até o próximo domingo (12), no Parque de Exposição João Martins da Silva, terá a oportunidade de conhecer as novas tecnologias desenvolvidas para atender e facilitar às necessidades do produtor rural, através do Espaço do Agricultor Familiar, idealizado pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA)/Gerência Regional de Feira de Santana, órgão ligado à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri).

Exposição de caprinos e ovinos do projeto Sertão Produtivo, irrigação com garrafas PET, horta giratória, máquina cortadora de palma, tipo pedaleira, prensa manual para feno, separador de mucilagem de sisal, forma silo- cincho, produções agroecológicas integrada e sustentáveis, bicibomba, bomba Puxa-Empurra e bomba-Rosário são algumas das tecnologias de baixo custo que serão apresentadas, de forma dinâmica e interativa, pelos técnicos da EBDA, numa área de 324 metros quadrados.

Dentro do espaço, o agricultor familiar perceberá como é simples e barato construir equipamentos para sucção de água de poços e cisternas, a exemplo da bomba- Rosário, que utiliza roda de bicicleta e barbante para o seu funcionamento, ou a bomba Puxa-Empurra, que utiliza tubo de PVC para a condução da água.

“A peculiaridade desses trabalhos está nos materiais utilizados, que são viáveis aos agricultores familiares e fundamentais para o beneficiamento deles e de suas famílias”, explicou a gerente regional da EBDA, em Feira de Santana, Edilza do Reis. Outra atração será o sistema de irrigação com garrafas tipo PET, muito simples e de baixo custo, e que serve para irrigar pequenas áreas de hortaliças ou de outras culturas.

Além dessas atividades, ações de pesquisa, assistência técnica, extensão rural, capacitações e serviços desenvolvidos pela empresa, na região, serão apresentados. “No Espaço do Agricultor Familiar, profissionais especializados estarão de plantão, permanente, dando informações e facilitando a compreensão dos visitantes quanto aos produtos e ações demonstrados em cosméticos e produtos naturais”, concluiu a gerente.

Para aqueles que estão planejando aproveitar a ExpoFeira para se reciclar ou adquirir produtos oriundos da agricultura familiar da região de Feira de Santana, vão poder contar, diariamente, com o espaço de empreendimento, onde acontecerão também cursos e informações técnicas, disponibilizadas pelos especialistas da empresa, através de bate-papo tecnológico sobre as atividades apresentadas, além de todos poderem adquirir publicações únicas sobre diversas culturas testadas na Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.