domingo, 20 de fevereiro de 2011

Discussão no Senado sobre reforma política

Comissão terá prazo de 45 dias para entregar a proposta ao Senado

A comissão de senadores responsável pela elaboração de uma proposta de reforma política só deverá começar a trabalhar na próxima semana, apesar de ter sido criada na última quinta-feira (10). A intenção inicial do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), era instalá-la no máximo até esta quarta-feira (16).
O adiamento das atividades para a próxima terça-feira (22) decorreu de um pedido do presidente do colegiado, Francisco Dornelles (PP-RJ), de acordo com Sarney. Ainda segundo o presidente do Senado, Dornelles já combinou com todos os membros da comissão a instalação dos trabalhos na próxima semana.
- Mas o prazo de 45 dias [para a conclusão do trabalho] eu disse a ele que será impreterível [não será adiado].
Entre os itens que serão analisados pela comissão estão a proposta de financiamento público de campanha, de regulamentação da atividade do lobby, e do fim do voto direto a um político nas eleições, entre outros. A reforma política também deve aumentar as regras de fidelidade partidária para impedir que um político eleito por uma sigla mude para outra por questões particulares. Com a fidelidade, cada político escolheria seu partido por acreditar em suas propostas, não por conveniência eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.