segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Dilma lança plano de governo para Saúde


Na segunda-feira (18), a candidata Dilma Rousseff apresenta seu plano de governo para a área da Saúde. A questão principal é expandir a rede de assistência atual, utilizando novas práticas que garantam mais acesso, qualidade e humanização dos serviços.

O Sistema Único de Saúde (SUS) vai priorizar ações como a Vigilância Sanitária, a cobertura vacinal, as ações de prevenção de doenças, campanhas de incentivo a alimentação saudável, de combate ao fumo e ao álcool.

Outra importante ação é a reestruturação do SUS, principalmente da Rede de Atenção. Com mais 500 Unidades de Pronto Atendimento (UPAS), haverá o fortalecimento do SAMU e a modernização do serviço de emergência e do acolhimento aos pacientes.

Programas que melhoraram a vida dos brasileiros, como o Brasil Sorridente e o Farmácia Popular, serão fortalecidos e ampliados. Para melhorar a distribuição gratuita de remédios, Dilma quer aumentar os gastos na distribuição de remédios, os investimentos nos laboratórios oficiais e a rede de Farmácias Populares e os convênios com farmácias particulares.

Rede Cegonha

As mães e os bebês também vão ganhar uma nova ação: a Rede Cegonha. As ações de pré-natal, parto e pós-parto serão integradas, garantido assim uma maior assistência às mães e aos bebês.

A saúde mental também deve ser ampliada, com a construção de mais Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Nesse programa serão assistidas todas as pessoas que fazem tratamento contra o álcool e as drogas, em especial o crack.

Indústria

Valorização da indústria nacional será a peça chave desse plano de Dilma. A Hemobrás e o Instituto Fiocruz serão fortalecidos, trabalhando nas pesquisas e prevenção de saúdes. Os profissionais de saúde também serão prioridade, com ações que vão combater a precarização no trabalho e a transferência de profissionais para interior do Brasil.

Para garantir investimento para todas essas ações, Dilma deverá trabalhar para a regulamentação da Emenda Constitucional 29, que prevê recursos para o financiamento da saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.