segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Manifesto dos reitores das Universidades à Nação

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EDUCAÇÃO – O BRASIL NO RUMO CERTO


Manifesto de Reitores das Universidades Federais, à Nação Brasileira


Da pré-escola ao pós-doutoramento – ciclo completo educacional e acadêmico de formação das pessoas
na busca pelo crescimento pessoal e profissional – consideramos que o Brasil encontrou o rumo nos
últimos anos, graças a políticas, aumento orçamentário, ações e programas implementados pelo
Governo Lula com a participação decisiva e direta de seus ministros, os quais reconhecemos,
destacando o nome do Ministro Fernando Haddad.

Aliás, de forma mais ampla, assistimos a um crescimento muito significativo do País em vários domínios:
ocorreu a redução marcante da miséria e da pobreza; promoveu-se a inclusão social de milhões de brasileiros,
com a geração de empregos e renda; cresceu a autoestima da população, a confiança
e a credibilidade internacional, num claro reconhecimento de que este é um País sério, solidário,
de paz e de povo trabalhador. Caminhamos a passos largos para alcançar patamares mais elevados
no cenário global, como uma Nação livre e soberana que não se submete aos ditames
e aos interesses de países ou organizações estrangeiras.

Este período do Governo Lula ficará registrado na história como aquele em que mais se investiu
em educação pública:
foram criadas e consolidadas 14 novas universidades federais;
institui-se a Universidade Aberta do Brasil;
foram construídos mais de 100 campi universitários pelo interior do País;
e ocorreu a criação e a ampliação, sem precedentes históricos, de Escolas Técnicas e Institutos Federais.

Através do PROUNI, possibilitou-se o acesso ao ensino superior a mais de 700.000 jovens.
Com a implantação do REUNI, estamos recuperando nossas Universidades Federais,
de norte a sul e de leste a oeste.
No geral, estamos dobrando de tamanho nossas Instituições e criando milhares de novos cursos,
com investimentos crescentes em infraestrutura e contratação, por concurso público,
de profissionais qualificados. Essas políticas devem continuar para consolidar os programas atuais e,
inclusive, serem ampliadas no plano Federal, exigindo-se que os Estados e Municípios
também cumpram com as suas responsabilidades sociais e constitucionais,
colocando a educação como uma prioridade central de seus governos.

Por tudo isso e na dimensão de nossas responsabilidades enquanto educadores, dirigentes universitários
e cidadãos que desejam ver o País continuar avançando sem retrocessos,
dirigimo-nos à sociedade brasileira para afirmar, com convicção, que estamos no rumo certo
e que devemos continuar lutando e exigindo dos próximos governantes a continuidade das políticas
e investimentos na educação em todos os níveis, assim como na ciência, na tecnologia e na inovação,
de que o Brasil tanto precisa para se inserir, de uma forma ainda mais decisiva,
neste mundo contemporâneo em constantes transformações.

Finalizamos este manifesto prestando o nosso reconhecimento e a nossa gratidão ao Presidente Lula
por tudo que fez pelo País, em especial, no que se refere às políticas para educação, ciência e tecnologia.
Ele também foi incansável em afirmar, sempre, que recurso aplicado em educação não é gasto,
mas sim investimento no futuro do País.
Foi exemplo, ainda, ao receber em reunião anual, durante os seus 8 anos de mandato,
os Reitores das Universidades Federais para debater políticas e ações para o setor,
encaminhando soluções concretas, inclusive, relativas à Autonomia Universitária.

Alan Barbiero – Universidade Federal do Tocantins (UFT)
José Weber Freire Macedo – Univ. Fed. do Vale do São Francisco (UNIVASF)
Aloisio Teixeira – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Josivan Barbosa Menezes – Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA)
Amaro Henrique Pessoa Lins – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Malvina Tânia Tuttman – Univ. Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
Ana Dayse Rezende Dórea – Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Maria Beatriz Luce – Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
Antonio César Gonçalves Borges – Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Maria Lúcia Cavalli Neder – Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
Carlos Alexandre Netto – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Miguel Badenes P. Filho – Centro Fed. de Ed. Tec. (CEFET RJ)
Carlos Eduardo Cantarelli – Univ. Tec. Federal do Paraná (UTFPR)
Miriam da Costa Oliveira – Univ.. Fed. de Ciênc. da Saúde de POA (UFCSPA)
Célia Maria da Silva Oliveira – Univ. Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
Natalino Salgado Filho – Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Damião Duque de Farias – Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
Paulo Gabriel S. Nacif – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
Felipe .Martins Müller – Universidade Federal da Santa Maria (UFSM).
Pedro Angelo A. Abreu – Univ. Fed. do Vale do Jequetinhonha e Mucuri (UFVJM)
Hélgio Trindade – Univ. Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
Ricardo Motta Miranda – Univ. Fed. Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
Hélio Waldman – Universidade Federal do ABC (UFABC)
Roberto de Souza Salles – Universidade Federal Fluminense (UFF)
Henrique Duque Chaves Filho – Univ. Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Romulo Soares Polari – Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Jesualdo Pereira Farias – Universidade Federal do Ceará – UFC
Sueo Numazawa – Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
João Carlos Brahm Cousin – Universidade Federal do Rio Grande – (FURG)
Targino de Araújo Filho – Univ. Federal de São Carlos (UFSCar)
José Carlos Tavares Carvalho – Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
Thompson F. Mariz – Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
José Geraldo de Sousa Júnior – Universidade Federal de Brasília (UNB)
Valmar C. de Andrade – Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
José Seixas Lourenço – Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
Virmondes Rodrigues Júnior – Univ. Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
Walter Manna Albertoni – Universidade Federal de São Paulo ( UNIFESP)

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