segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Dilma: tucanos defendem privatização do pré-sal


A candidata à presidência Dilma Rousseff cobrou o adversário do PSDB, José Serra, sobre as declarações de seu assessor para a área energética, David Zylbersztajn, favoráveis à privatização do pré-sal, entregando sua exploração para as empresas internacionais.

Dilma lembrou ainda declaração do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso de que Serra era o grande interessado na privatização da Petrobras. Mas Serra negou que pretenda privatizar a Petrobras, mas não mencionou o pré-sal.

“Eu considero que o pré-sal é uma riqueza do povo brasileiro para combater a pobreza e garantir educação de qualidade”, disse Dilma, no debate da TV Bandeirantes.

Dilma lembrou que o governo Lula capitalizou a Petrobras, numa operação que arrecadou US$ 70 bilhões e aumentou a participação acionária da União no capital da empresa. Já o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso diminuiu a participação da União na Petrobras e arrecadou apenas US$ 7 bilhões.

“Não dá para fugir com a história do trololó. Não é trololó. É uma afirmação grave. Ele não responde o que falou o Fernando Henrique Cardoso, que ele, Serra, é o grande interessado na privatização da Petrobras”, afirmou.

Banco do Brasil

Sem ouvir resposta do tucano sobre quantas empresas públicas ele vendeu para a iniciativa privada no governo FHC, Dilma lembrou que o governo de José Serra vendeu a Nossa Caixa para o Banco do Brasil, mas sua proposta era privatizar a instituição estadual.

“Ele queria vender [para bancos privados] e o governo federal comprou para não deixar que ele privatizasse. Isso mostra nossa diferença”, disse Dilma. Ela citou ainda o exemplo da Companhia Energética de São Paulo (Cesp), que o tucano queria antecipar o final do contrato para renovar a concessão, receber mais dinheiro e encarecer a tarifa.

“Nós financiamos empresas brasileiras com o dinheiro do BNDES. Vocês [tucanos] usavam o BNDES para financiar empresas estrangeiras no limite da irresponsabilidade, como diz o seu amigo Ricardo Sergio [que foi diretor do Banco do Brasil e se envolveu em escândalos das privatizações]”, retrucou Dilma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.