quinta-feira, 1 de julho de 2010

Começa construção da Arena Fonte Nova para Copa 2014

As obras de construção da Arena Fonte Nova foram iniciadas nesta segunda-feira (21), com a remoção do Ginásio Antonio Balbino, dos vestiários e das piscinas. As obras no anel inferior do estádio devem começar entre o final deste mês e o início de julho. Com custo estimado em R$ 591,7 milhões, a nova arena vai abrigar os jogos da Copa de 2014, que terá a capital baiana como uma das 12 cidades-sedes do mundial.

De acordo com o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, a Bahia continua atendendo ao cronograma da Fifa, o que garantirá, também, a realização da Copa das Confederações em 2013. Segundo ele, o processo de construção terá etapas simultâneas, a exemplo do início da fundação e da parte de elaboração de pré-moldados.

Segundo o secretário, foram preparados um canteiro, a ser utilizado para os pré-moldados, e uma rampa de acesso, para que as obras se desenvolvam na área interna do estádio. “Vamos acelerar os passos para entregar no prazo estabelecido a nova arena. A expectativa é que até agosto, o fundamental das obras já esteja bastante adiantado”, ressaltou.

Todo concreto removido do estádio passará por um equipamento de britagem, que fragmentará em pedaços ainda menores para ser reaproveitado durante as obras. O presidente da Arena Fonte Nova, Dênio Cidreira, informou que o processo de reciclagem tem como objetivo reduzir a utilização de recursos naturais, como areia e pedra. O material será reaproveitado em serviços de terraplanagem e pavimentação.

A Arena Fonte Nova ocupará uma área de 121.189 metros quadrados e terá as seguintes características: capacidade para 50 mil lugares fixos; 50 camarotes, totalizando mil assentos; área de imprensa; 2,5 mil assentos Vips; museu do futebol; restaurante panorâmico; 62 banheiros; 46 bares; cobertura de estrutura metálica leve e duas mil vagas de garagens na parte interna.

Outros projetos para a Copa do Mundo, como mobilidade urbana, modernização da rede hoteleira, turismo, saúde e segurança pública, estão sendo articulados em conjunto com a Prefeitura de Salvador e empresas privadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.