quinta-feira, 8 de julho de 2010

São Bernardo dará espaço para Economia Solidária

A economia solidária já tem espaço garantido no futuro centro público de emprego que será inaugurado em São Bernardo, no segundo semestre deste ano. O projeto, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo do município, prevê instalações que possibilitem a organização, a produção e comercializaçã o de produtos dos empreendimentos solidários da cidade.

O diretor de fomento à indústria de São Bernardo, Nilson Tadashi Oda, indica que a intenção é integrar a economia solidária ao empreendedorismo, para incentivar a geração de emprego e renda na cidade. “Nossa idéia é constituir a incubadora pública de economia solidária, um projeto que está em fase de elaboração. Além disso, manter o apoio a iniciativas, como associações de artesanato e reciclagem”, afirmou.

Tadashi destaca ainda que as medidas complementam a possibilidade de colocação de trabalhadores no mercado de trabalho formal, função principal do centro público de emprego. Para o diretor, o espaço dedicado à economia solidária possibilitará ainda que os empreendedores de São Bernardo compreendam como funcionam os diferentes mercados e saibam como lidar com sistemas de produção, aprimorando a qualidade de produtos e a comercializaçã o.

A UNISOL Brasil (Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários) apóia a difusão da economia solidária dentro dos centros públicos de emprego de todo o País. “No caso do ABCD, a ação é uma possibilidade de aproximar a dinâmica econômica da Região e serviços de qualificação profissional, que podem atender parte destes cooperados”, avalia o secretário geral da entidade, Marcelo Kehdi Rodrigues.

De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego, São Bernardo é a cidade do ABCD que mais possui empreendimentos solidários - 59, no total. As iniciativas do município, recentemente, receberam o apoio da lei municipal de fomento à economia solidária, que prevê a criação do conselho municipal, de caráter deliberativo, que reunirá representantes dos empreendimentos e do poder público.

Através do conselho, a sociedade poderá opinar nas decisões para a implementação de projetos da Administração, como a constituição de programas e do fundo de apoio à economia solidária, da incubadora pública e outras atividades. As cooperativas e associações do município também poderão participar das compras públicas até R$ 80 mil, no âmbito da Lei Geral de Apoio a Micro e Pequena Empresa do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.