domingo, 27 de junho de 2010

‘Até o último dia de fechar a chapa, muita água vai correr por baixo e também por cima da ponte’

Depois de sete anos e meio em Brasília, na função de subsecretário de Promoção dos Direitos Humanos da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) da Presidência da República do Brasil, o histórico militante social, Perly Cipriano, retorna ao Espírito Santo para fazer política. Ele diz que veio “a pedidos” para cuidar da candidatura de Dilma Rousseff à Presidência da República no Estado. Avisou também que vai acompanhar de perto a candidatura do colega Guilherme Lacerda, que concorre à Câmara dos Deputados pela primeira vez. Além disso, Perly deve ajudar articular a discussão em torno das embromadas proporcionais, que no chapão de apoio ao candidato ao governo Renato Casagrande reúne 15 partidos, por enquanto. “Até o último dia de fechar a chapa, muita água vai correr por baixo e também por cima da ponte”, avisa.

Perly se diz otimista quanto à campanha de Dilma Rousseff no Estado, onde a presidenciável registrou o pior desempenho nacional, cenário que foi apontado como a real motivação da reviravolta política do Estado, na substituição da candidatura palaciana ao governo do Estado, do vice-governador Ricardo Ferraço (PMDB) para o senador Renato Casagrande (PSB), conforme interlocutores do palácio do Planalto à época. Informação que contraria anúncio do governador Paulo Hartung (PMDB), de que havia sido uma decisão de última hora.

Uma das lideranças do bloco lulista – Construindo um Novo Brasil –, Perly já presidiu por duas vezes o PT regional e participou das administrações de Vitor Buaiz, na prefeitura de Vitória e no governo estadual.

O fim do ciclo em Brasília, para voltar à militância do Estado, já era algo previsto nos planos de Perly. Ele diz que volta sem intenção de disputar qualquer cargo político, mas sim de poder participar efetivamente da vida do partido.

Século Diário: - Quase oito anos depois de trabalhar no governo Lula – na Subsecretaria de Promoção dos Direitos Humanos da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) da Presidência da República – o senhor decide voltar ao Espírito Santo. Qual o motivo do seu retorno?

Perly Cipriano: - Eu volto para a campanha da Dilma, para ajudar Guilherme Lacerda na campanha à Câmara e para ajudar, dentro das minhas possibilidades, a articulação da eleição de bancada para o governo da Dilma.

- Até bem pouco tempo, de acordo com as pesquisas, Dilma Rosseff tinha o pior desempenho na intenção de voto para presidente, no Espírito Santo, em relação a outros estados. Hoje, entretanto, a situação já mudou. Dilma já começou a abrir vantagem sobre José Serra. Entretanto, no início, mesmo com o apoio de diversos partidos, a candidatura de Dilma não decolava aqui no Estado. Qual é a sua avaliação desse fenômeno?

- Quando eu disputei a presidência do PT fiz muitos debates sobre esse tema. Eu costumava dizer que estava vendo uma campanha para Ricardo Ferraço ao governo, mas não para Dilma à Presidência.PS- (A parte de Fernanda Tardin comentando para os grupos de debates petistas ISTO é fato , o PT de Coser , que tem maioria de filiados no ES, tá nem aí pra Dilma, articulavam a sequencia das armações ilegais do governo PH, inclusive COSER contempla em licitação um empresario preso com firma laranja, comparsa de Hartung no caso CPI da LAMA que dentre outros fatos é apontado como mandante de varios assassinatos) Havia muitos prefeitos que abraçavam a candidatura de Ferraço, mas que ignoravam a de Dilma. A essa altura, Ferraço havia assumido compromisso de apoiar a candidatura de Dilma, Casagrande ainda não havia definido se sairia candidato ou não ao governo. Ciro Gomes também não havia decidido se seria candidato a presidente. Casagrande, até este momento, esperando a decisão de Ciro, não descartava a hipótese que poderia haver dois palanques para Dilma no Espírito Santo. Acho que agora as coisas, pelo menos. já foram definidas. Teremos dois projetos em disputa no Espírito Santo: um representado pelo candidato Renato Casagrande e outro pelo candidato Luiz Paulo Vellozo Lucas. E importante registrar também que a candidata Brice Bragato, do PSOL, também tem um terceiro projeto, embora com menor expressão no sentido promover grandes mudanças.

- O senhor acha que essa falta de apoio à candidata Dilma teve a digital de Hartung? Estaria o governador querendo manter o apoio à Dilma no banho-maria para ganhar tempo com a indefinição da candidatura de Casagrande, ou isso foi simplesmente um processo natural?

- Na verdade eu acho que não houve empenho.

- Do governador Paulo Hartung?

- Faltou empenho por parte de vários partidos. Não havia um expressivo apoio à candidatura de Dilma. Eu sempre dizia que era preciso articular os nossos candidatos em torno da candidatura da Dilma, mas o próprio PT acabou ficando mais mobilizado em torno da campanha de Ferraço ao governo. É importante lembrar que nesse momento Casagrande continuava no fio da navalha, na corda bamba, ainda sem revelar se sairia ou não candidato, mas mesmo assim ele foi trilhando seu caminho. Ele foi crescendo, se articulando e ganhando credibilidade e força. Mesmo quando o Ciro Gomes ainda era candidato, Casagrande assegurava que haveria dois palanques de Dilma no Estado. Mas agora esse cenário mudou completamente e os partidos que estão com Dilma estarão também no palanque de Casagrande, possivelmente nós teremos 15 partidos na base aliada e consequentemente esses mesmos partidos estarão no palanque de Dilma.

- Com uma base tão ampla, a definição das proporcionais tanto à Câmara dos Deputados quanto à Assembléia passa a ser uma tremenda dor de cabeça para as lideranças partidárias. Na sua opinião, qual será a melhor estratégia para acomodar as demandas desses 15 partidos? A solução seria criar pernas para viabilizar as candidaturas proporcionais?

- Você tem razão. As proporcionais são realmente delicadas. É muito mais simples escolher o candidato a governador. Depois que o candidato é definido, os partidos vão se aglutinando em torno dele. A porca torce o rabo na hora em que você precisa construir as chapas para atender essas diversas demandas dos partidos. Anteriormente, quando se falava em construir uma candidatura única no Espírito Santo, eu, particularmente, achava inviável. Especialmente para equacionar os anseios de todos os partidos nas proporcionais. Não haveria possibilidade de aglutinar todos os partidos no mesmo bloco. É claro que hoje nós teremos também varias chapas proporcionais a estadual e federal. Entretanto, à medida que as coisas forem avançando, alguns partidos vão perceber que podem perder e outros que podem ganhar. É assim a política. Neste momento a campanha começa a ganhar contorno. Agora que já definimos o candidato a governador, o esforço é para definir os candidatos estaduais e federais, que é de fato um trabalho que exige uma costura mais elaborada e delicada. Eu tenho insistido muito no PT na necessidade de estarmos dialogando com as lideranças desses partidos da base aliada, porque não podemos ficar esperando que as coisas aconteçam naturalmente, tem que correr atrás. Até o último dia de fechar a chapa,muita água vai correr por baixo da ponte e também por cima da ponte.

- A base do PT sofreu alguns processos ao longo dessas últimas escolhas muito interessantes. Por exemplo, a renúncia de João Coser à candidatura do governo do Estado em favor do PMDB. Você ainda tem o PMDB fazendo o senador. Além disso, o PMDB tem três candidatos à reeleição e o PT acaba entrando para dar legenda para eleger esses candidatos, que são muito fortes. O senhor não acha que o PT negociou mal esses acordos?

- Na verdade o PT esperava a candidatura de Coser ao governo. Embora dentro do PT a unanimidade seja difícil, havia muita gente apoiando essa candidatura. Mas Coser abdicou dessa candidatura para assumir a candidatura de outro partido. Essa decisão deixou parte da militância um pouco desorientada. Eram as pessoas que queriam o nome de Coser como candidato. De outro lado, nós tínhamos que assegurar o palanque da Dilma e trabalhar com essa lógica de unir uma grande base em torno da candidatura da Dilma. Com o apoio à candidatura do PMDB, a avaliação que nós tínhamos e que o palanque da Dilma estava assegurado. Porém, a essa altura Casagrande corria por fora e também queria fazer o palanque de Dilma. Teoricamente poderia haver dois palanques, como já disse. Esse acordo com o PMDB acabou sendo necessário para garantir o palanque da Dilma. Pelo lado das proporcionais, fica difícil para o PT se considerarmos que o PMDB tem três fortes candidatos com expressão à Câmara dos Deputados, embora o PT também tenha dois fortes candidatos.

- O senhor está se referindo a quais candidatos?

- O PMDB tem o Camilo Cola, a Rose de Freitas e o Lelo Coimbra. São políticos que têm um grande eleitorado, base e uma estrutura sólida. O PT, por sua vez, vem com Guilherme Lacerda, que esta concorrendo pela primeira vez e Iriny Lopes que esta no seu segundo mandato. O PMDB praticamente tem assegurada as suas cadeiras, o PT disputará as duas vagas. Além disso, nessa mesma coligação há o PSB, também com um candidato forte, o Audifax Barcelos. É claro que esta é uma situação difícil, não teremos muitos candidatos, mas teremos candidatos fortes. O PT terá que fazer um esforço muito grande para atingir suas metas. Essa dificuldade não é só do PT, é igual à dos outros partidos.

- E o senado?

- O palanque do senado já esta resolvido com Ricardo Ferraço e Magno Malta...

- Acho que não está resolvido porque o Paulo Hartung está apoiando o Ricardo Ferraço e a candidata tucana Rita Camata.

- Eu quero dizer resolvido no palanque. Magno Malta e o Ferraço estarão no palanque do Casagrande, que e o mesmo da Dilma. Do nosso lado está resolvido, se do lado de lá vão tentar fazer dobradinha à revelia do palanque da Dilma e impossível nós termos controle sobre isso. E muito importante ter o Magno Malta, o Sérgio Vidigal, o Neucimar Fraga no palanque da Dilma. Nosso esforço tem sido nesse sentido. Enfim, o governo e o Senado estão definidos, mas ainda tem muita coisa pela frente. É neste momento que as vagas começam a ficar cada vez mais disputadas e o tempo a encurtar. Este é momento mais crítico e complexo. Os descontentes começam a aparecer. Havia gente que já se julgava eleita, mas dependendo da chapa onde ele entrou, as chances podem diminuir significativamente. Agora começa o sobe e desce de candidatos, é federal que passa para estadual, estadual que sobe para federal, e assim vai. Toda eleição é assim. A mesma dificuldade que tem do lado do palanque do Casagrande tem do lado do Luiz Paulo.

- O senhor achou positivo o fato de a candidatura de Luiz Paulo ter evitado a chapa única como queria Paulo Hartung?

- A candidatura de Luiz Paulo é importante para o Espírito Santo e para a democracia. Foi importante o Luiz Paulo não ter se intimidado e mantido a sua candidatura. Se o Espírito Santo tivesse um candidato único seria uma tragédia para a democracia. É importante ter uma oposição qualificada, do contrário o processo democrático a partir de uma única visão fica míope.

- No cenário anterior, com Ferraço candidato a governador, Givaldo era o vice, entretanto, com a entrada de Casagrande e a saída de Ferraço, o presidente do PDT, Sérgio Vidigal, passou a questionar o nome de Givaldo e a reivindicar um candidato do PDT a vice. O senhor acha que esta pendência já está resolvida e a vice tenha que ficar mesmo com o PT ou essa é ainda uma questão passível de discussão, como quer Vidigal?

- Quando o Ferraço deixa de ser candidato e Casagrande assume, para alguns partidos, o processo teria que ser zerado novamente. Alguns partidos defendem que deveria uma nova discussão, inclusive também em torno da candidatura ao Senado. Com relação ao Senado, a discussão também não foi fácil, só mais recentemente que as coisas foram pacificadas. O PT pleiteia a vice, porém nos não podemos desqualificar em hipótese alguma a demanda de Vidigal. Neste momento, também estão pessoas buscando seus espaços e mostrando suas forças, sua capacidade de diálogo e de articulação. O fato de o PT ter o Givaldo como candidato, não pode desqualificar o PDT ou qualquer outro partido que queira apresentar nomes. Eu acho que o nome do vice de Casagrande continua em discussão. Acho também que os nomes, de fato, só fecham no último dia de inscrição no TRE. Governador já está decidido, senador também, mas vice e os candidatos proporcionais só mesmo na reta final.

- Hoje já há um consenso de que Paulo Hartung nestes dois mandatos conseguiu implantar um governo autoritário que segurou nas mãos as instituições do Estado e se manteve afastado dos movimentos sociais. O PT teve grande colaboração nesse sentido. Só para citar um exemplo, o Givaldo Vieira votou a favor de um veto que derrubou a eleição direta de diretoras de escola. O PT se descaracterizou muito a partir do momento em que decidiu compor essa parceria com o governo Paulo Hartung. Caso o Casagrande seja eleito, qual é a expectativa em torno do governo do socialista?

- Quando não se tem uma oposição forte com embate, com criticas, é porque a democracia está incompleta. Eu acho que no governo Paulo Hartung faltou a critica, o embate, o contraditório, que é saudável para o ambiente democrático. Quando isso não acontece, os partidos se anulam. Eu espero que em um governo com o Casagrande, a Assembleia volte, de fato, a exercer o papel que lhe cabe. Os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário podem trabalhar em harmonia, mas precisam ter plena autonomia. Não é bom quando um poder se sobrepõe aos demais. É preciso que cada um dos poderes funcione independente, como prevê a constituição. Lamentavelmente, o Legislativo esteve muito aquém das expectativas da população capixaba. Eu espero que Casagrande com essa composição grande de partidos, qualifique melhor a Assembleia e permita que esse debate flua novamente. Porque não existe somente uma visão de governo, os partidos também precisam expressar suas opiniões para assegurar a representação que eles têm junto à população, junto aos movimentos sociais. Não é saudável, nem salutar que tenhamos uma Assembleia sem expressão. Um poder não pode ser sombra do outro.

- Recentemente, em entrevista a jornal Século Diário o ex-governador Max Mauro (PTB)disse que, se eleito candidato estadual, vai reabrir a Assembleia. Como os senhores do PT, que estiveram nessa ditadura com Paulo Hartung, avaliam uma crítica como essa de um companheiro de luta que esteve ao lado do PT enfrentando outras ditaduras?

- O Max Mauro é uma figura política muito importante no Espírito Santo,na luta pelo restabelecimento da democracia, o fato de ele avisar de antemão que vai fazer oposição cobrando e fiscalizando, é muito positivo. É isso que eu chamo de oposição qualificada E Max Mauro tem projeto, coragem, disposição e está credenciado a exercer este papel. Eu pessoalmente acho que o PT vai construir uma bancada maior e com mais autonomia. Eu acho que uma bancada não pode, e eu já fiz críticas públicas sobre isso, ficar em silêncio diante de certos fatos. Isso não pode acontecer. Nós ficamos em silêncio diante dos problemas do sistema penitenciário que é muito grave, na questão dos quilombolas, no escândalo do Judiciário, enfim, nós ficamos em silêncio em momentos que não podíamos ficar. Isso não quer dizer que teríamos que abandonar o apoio ao governados Paulo Hartung, mas poderíamos franca, aberta e lealmente dizer que determinada questão não está correta. Eu acho que o partido, mesmo para apoiar, precisa ter autonomia. A única coisa que o PT não pode abandonar nunca é a ligação que ele tem com os movimentos sociais, porque isso faz parte de história, de sua luta.

O senhor não teme que o eleitor que não se sentiu representado pelo PT nesses oito anos de governo Paulo Hartung dê sua resposta agora nas urnas?

- Eu acho que o eleitor está cada vez mais sábio e cada vez cobrando mais. Acho que nas próximas eleições, os eleitores vão cobrar muito mais propostas de governo e comportamento do que no passado. De outro lado, os movimentos sociais vão olhar mais nos olhos dos políticos, seja ele da situação ou da oposição, para saber qual é de fato o compromisso do candidato com determinada causa social. Eu acho que os movimentos sociais estarão mais atentos e passarão a cobrar muito mais. Talvez, se os partidos que acompanham o governo Paulo Hartung tivessem dado mais sugestões, fiscalizado mais e feito mais críticas nos momentos corretos, acho que teriam ajudado muito mais do que corroborando com o silêncio que muitas vezes prevaleceu.

A coragem moral de Aldo Rebelo

Há conceitos que não se prestam a manipulações ideológicas: o certo, o lógico, o adequado e o equilibrado não são nem de direita nem de esquerda. Nem são monopólio de grupos ou entidades. São expressões da realidade, acessíveis à percepção humana.
Certas circunstâncias, porém, a embotam: o sectarismo ideológico, por exemplo. Nesse caso, em particular, deriva frequentemente para o surrealismo. O agronegócio, responsável pelos sucessivos êxitos do país na balança comercial e um dos segmentos que mais gera emprego e renda, é tratado por alguns como inimigo público número um.
Essa distorção se dá atualmente nas discussões em torno do projeto do novo Código Florestal Brasileiro, em debate na Câmara dos Deputados. Reedita-se um conflito em essência artificial: o de meio ambiente versus produção. Felizmente, seu relator, o deputado Aldo Rebelo (PC do B - SP), colocou-se acima de interesses, dogmas e mesquinharias, munindo-se das ferramentas da lógica, do bom senso e, sobretudo, do interesse público para legislar.
Não se trata, pois, de um relatório, como alguns quiseram insinuar, ao feitio dos produtores rurais. Estes terão que se adaptar às novas regras e cortar na própria carne. Mas, sem dúvida, concilia visões antagônicas entre produção e equilíbrio ambiental. A discussão e votação desse projeto não pode se reduzir a uma queda de braço entre tendências ideológicas. A hora é de bom senso, não de paranoia ideológica.
Ao analisar a ousada defesa do novo código feita no Congresso pelo deputado comunista Aldo Rebelo, me ocorreu a saga de Heráclito Fontoura Sobral Pinto -que passou à história como Sobral Pinto. Um país que teve um Sobral Pinto não precisa invocar o universal Dom Quixote para qualificar cidadãos que desafiam o estabelecido e, em nome das suas convicções, pouco se importam com a onda de infâmias, deboche e perseguições.
Todos conhecem, ao menos por ouvir falar, o advogado, católico fervoroso e, consequentemente, anticomunista (pelo menos nos anos 30 do século 20 era assim), que defendeu Luiz Carlos Prestes e sua mulher Olga Benário, presos sem qualquer respeito aos direitos humanos logo após a chamada Intentona Comunista.
Ninguém queria assumir a defesa de Prestes, e a OAB designou o único destemido que se dispunha à ousadia. O deputado Aldo Rebelo, no desafio que lhe foi posto, também lida com a defesa de valores essenciais à atividade humana.
Questiona, de peito aberto e sem meias palavras, a barreira de preconceitos, hipocrisias, lugares-comuns e, principalmente, a pusilanimidade antidemocrática e o conformismo. Com sua autoridade moral e sua incorruptibilidade, Aldo Rebelo transformou um desastre anunciado em uma agenda nova na discussão de questões do meio ambiente e da agropecuária.
Como nacionalista, posição que os patriotas envergonhados procuram desdenhar; com sua biografia de filho de vaqueiro, quando experimentou a desproteção das populações rurais; com sua carreira política, desde o movimento estudantil, em bases populares, que lhe permitiram conhecer a fome; com os próprios instrumentos da sua formação filosófica, o deputado Aldo Rebelo não é um aliado conquistado pela agropecuária.
É um testemunho de coragem e racionalidade, que assume, como árbitro independente, um jogo em que o desenvolvimento nacional estava ameaçado por fantasias generosas e interesses escusos. Aldo Rebelo me lembra Sobral Pinto, defendendo com desassombro os direitos humanos do revolucionário Luiz Carlos Prestes, não por ser comunista, mas pela sua fé e por suas convicções democráticas.

De KÁTIA ABREU

País da DILMA - Aumento de emprego e renda favorece brasileiros nas cidades e nos campos

O aumento do emprego, dos salários e da renda média dos brasileiros, durante o Governo Lula, fez crescer o número de famílias que chegam ao fim de cada mês com alimentos em casa e alguma parcela de salário no bolso. Em resumo, é isso o que informa a Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008/2009, divulgada ontem pelo IBGE depois de visitar 56.000 moradias urbanas e rurais entre maio de 2008 e maio do ano passado.

Leia, abaixo, as principais conclusões apontadas pelo instituto:

A) A parcela de famílias que avaliam ter alimentos suficientes no fim do mês aumentou de 53%, em 2003/2004, para 64,5%, em 2008/2009. Mas, enquanto no Norte e no Nordeste metade das famílias reclamaram da insuficiência de alimentos, no Sul essa reclamação foi feita por 23% das famílias e, no Sudeste, por 29%.

B) 75% das famílias disseram ter “algum grau de dificuldade” para chegar ao fim do mês com a própria renda. Entre as famílias de renda mensal de até R$ 830, 88% indicaram alguma dificuldade e 31,1%, muita dificuldade. Já entre as famílias com renda superior a R$ 10.735, apenas 2,6% contaram ter algum grau de dificuldade.

C) As despesas com transporte aumentaram e passaram a formar, como a alimentação, 16% dos gastos das famílias. Comparativamente a 2002-2003, os gastos com alimentos caíram enquanto as despesas com transporte cresceram. Segundo o gerente da pesquisa, Edilson Nascimento, o aumento das despesas com transportes pode estar ligado à variação de preços dos combustíveis e também ao crescimento do número de pessoas que, por obterem emprego, incluíram o gasto nas despesas familiares.

D) Cresceram as despesas com moradia nas áreas rurais. Elas passaram a representar mais de 30% dos gastos das famílias. Segundo o IBGE, esse crescimento é conseqüência do maior acesso da população ao setor de serviços, como telefonia, e também do aumento de despesas com móveis e eletrodomésticos, entre outros bens.

E) As famílias que moram em cidades da Região Sudeste são as que mais gastam com alimentação fora de casa. São mais de R$ 172 por mês, mais do que o dobro do que é gasto no Nordeste (R$ 81,23).

F) As despesas com assistência à saúde variam de acordo com a renda. Famílias com rendimento de até R$ 830 gastam mais com remédios (4,2%) do que com plano de saúde (0,3%). Nas famílias com renda superior a R$ 10.375, o percentual de gasto com remédio é de 1,9% da renda total e de 2,4%, com planos.

G) É no Distrito Federal que o IBGE identificou a maior despesa média mensal por família: R$ 3.963. Esse valor é mais de 50% superior ao gasto médio das famílias brasileiras, de R$ 2.626. Ao Distrito Federal seguem-se Santa Catarina (despesa mensal de R$ 3.509) e Rio de Janeiro (R$ 3.386). Alagoas (R$ 1.223), Ceará (R$ 1.431) e Maranhão (R$ 1.466|) são os estados onde as famílias têm a menor despesa média mensal. Os três estão no Nordeste, região em que o valor médio das despesas familiares mensais (R$ 1.700) equivale a pouco mais da metade das despesas no Sudeste (R$ 3.135).

H) Inversamente ao que constatou em 2002-2003, a pesquisa identificou em 2008-2009 que as famílias reduziram os valores destinados às despesas correntes e às despesas de consumo.

I) O IBGE identificou crescimento das despesas para compra de imóveis e títulos e também dos gastos para pagamento de dívidas. O aumento de ativos ocorreu especialmente no Sul, por causa do crescimento da renda. E a redução das dívidas foi mais expressiva nas regiões Norte e Nordeste.

J) As despesas dos mais ricos são quase dez vezes mais altas do que as dos mais pobres. Entre os pobres, o gasto médio mensal por pessoa é de R$ 296,35; entre os ricos, chega a R$ 2.844,56.

K) É no Sul que, tanto os mais ricos quanto os mais pobres, têm despesas mais altas. Naquela região, a despesa média mensal por pessoa nas famílias pobres é de R$ 406; nas famílias ricas, alcança quase R$ 2.800. Os menores valores estão no Nordeste: R$ 233, entre os mais pobres, e R$ 2.094, na parcela mais rica.

"Porto Sul é crime ambiental" diz Jorge Barbosa

O Porto Sul e o Complexo Intermodal do qual ele faz parte, compreendendo a Ferrovia e o Aeroporto, além da Zona de Processamento e Exportação, não é a única ameaça à Mata Atlântica e o meio ambiente da Região Sul da Bahia. As agressões vão dos avanços das culturas do eucalipto e do café, ao crescimento das pastagens e da pecuária, passando pela destruição dos manguezais, pelas queimadas, pelos lixões, esgotos despejados nos rios sem nenhum tratamento, pela contaminação dos lençóis freáticos pelo chorume, pelo desmatamentoes, esgotos despejados nos rios sem nenhum tratramentote das nascentes e Matas Ciliares dos nossos rios, etc.

Contudo, o Complexo Intermodal irá destruir de uma só vez 1.771 hectares de remanescentes da Mata Atlântica e lavoura de cacau nas proximidades da APA - Área de Proteção Ambiental da Lagoa Encantada, o que corresponde a 17 milhões e 710 mil metros quadrados, sem falar na ZPE que ficará em outra área, segundo o projeto, às margens da rodovia Ilhéus/Uruçuca e outras áreas deverão ser desflorestadas para abrigar novas construções que deverão surgir no entorno. Certamente a população das cidades de Ilhéus, Uruçuca, Itabuna e Itacaré deverá aumentar, ocupações irregulares e novos bairros surgirão exigindo vultosos investimentos na infra-estrutura de municípios que já convivem com a falta de saneamento básico e outras carências. Além disso, ainda haverá a poluição do ar decorrente da poeira do minério de ferro e o impacto ambiental marítimo.

O discurso é fácil, quem a primeira vista não é a favor do crescimento econômico e da geração de empregos? A análise da equação trás diversas vertentes, como por exemplo: o IDH – Indice de Desenvolvimento Humano de Itabuna (3º da Bahia) é maior que o de Camaçari (6º), onde está situado o Pólo Petroquímico. Macaé e Campos dos Goytacazes no Rio de Janeiro, municípios que recebem Royalties de Petróleo e estão em acelerado processo de industrialização, ocupam as 14ª e 54ª posições, respectivamente, do IDH daquele Estado. Portanto fica claro que o crescimento econômico de um município não significa necessariamente valorização do trabalho, distribuição de renda e qualidade de vida para sua população.

A Mata Atlântica cobre apenas 7,3% da área original, isto é, 95 mil quilômetros quadrados que já foi de 1.290.692,46 km2, 15% do território nacional. Sua biodiversidade é a maior do mundo em florestas tropicais. Estima-se que 8 mil espécies de vegetais são endêmicas (só existem na Mata Atlântica), 39% dos mamíferos, 160 espécie de aves e 183 de anfíbios também são endêmicos. A Mata Atlântica possui 1.020 espécies de pássaros, 197 de répteis, 340 de anfíbios e 350 de peixes conhecidos. Sem falar de insetos e demais invertebrados e das espécies que ainda não foram descobertos pela ciência.

A Mata abriga hoje 383 dos 633 animais ameaçados de extinção no Brasil, de acordo com o IBAMA. Nossa mata também abriga diversas bacias hidrográficas, que vão do Vale do Rio de Contas ao vale dos Rios Pardo e Jequitinhonha, ou seja, possuímos um grande potencial de recursos hídricos. Aqui no Sul da Bahia possuímos o recorde de 454 espécies de árvores por hectare.

A Constituição Federal coloca a Mata Atlântica como patrimônio nacional. A derrubada da mata secundária é regulamentada por leis posteriores, já a derrubada da mata primária é proibida, porém, apesar de tais determinações legais, a nossa Floresta continua sendo ameaçada e reduzida ano a ano, só entre 2008/2010, segundo o IMPE foram suprimidos 20.867 hectares de mata nativa.

O Complexo Intermodal pode ser transferido para o Porto de Aratu, que já possui ligação ferroviária com o Sudeste e está situada na maior baia subtropical do mundo. As condições de navegabilidades são excepcionais, calado natural e imensa área para logística e retro-área.

O discurso oficial costuma situar os campos santuaristas e desenvolvimentistas. Os primeiros são os conservacionistas radicais, loucos, românticos e muitas vezes a serviço das potências industrializadas que não querem ver o crescimento e a industrialização dos países subdesenvolvidos e os segundos os progressistas insanos defensores do desenvolvimento a qualquer preço, importando-se apenas com o crescimento econômico e a geração de riqueza. Devemos buscar a racionalidade, preservar o que ainda não foi destruído e buscar o desenvolvimento com respeito a natureza, compreendendo que fazemos parte do meio ambiente do Planeta e que por termos atingido a razão, temos a responsabilidade com a manutenção da vida em nosso planeta.

Onde está a contradição?

Quando se fala em degradação do meio ambiente para a geração de riquezas, geralmente surge um pensamento único: esquerda e direita fazem geralmente o mesmo discurso, tudo em nome do desenvolvimento. Será tão simples assim?

As áreas incorporadas ao processo produtivo não são pequenas, e pode-se muito bem aumentar a produção agropecuária e industrial com base na produtividade, sem necessariamente ocupar novos territórios. Devemos buscar a racionalidade, vendo o mundo como um todo e não apenas sob o ponto de vista humano, seus interesses econômicos e políticos, seus prazeres e vaidades. Devemos construir um humanismo onde os princípios éticos da vida estejam no centro das atenções e como objetivo maior da nossa existência.

De Jorge Barbosa

Empoderamento Popular: Democracia, eleições, e as taxas de juro

Empoderar para sustentar

Compas,
em poucos dias , vivi experiência forte onde no ES pude perceber que:
TODO O PODER EMANA DO POVO e apesar de sabermos disto, a maioria de candidaturas de esquerda e direita no ES, trata o POVO como detalhe. Mesmo pq. , um candidato para ser eleito, precisa de fazer alianças, precisa de ter financiamento de campanhas... E isto não precisamos focar neste tópico.

Trago este assunto aqui, esperando que juntemos forças para poder criar mecanismos e estrategias de promovermos um empoderamento popular, ou quem acha melhor , uma crescente participação popular.


Este ano temos um desafio maior: ELEGER A COMPANHEIRA DILMA e e mais que isto: MANTE-LA NO PODER dando a ela condições de governabilidade.

Eleições não são um fim em si, pelo contrário. Aqueles que propugnamos pelo socialismo devemos enxergá-las como um instrumento importante dentre muitos, para alcançarmos nossos objetivos.

Os últimos quase oito anos de governo do presidente Lula nos permite enxergar assim no mundo real, para além das teorias ou doutrinas, ou correntes de pensamento, num confronto direto com o governo anterior.

É uma opção e uma constatação simples. Mas decisiva.

Dilma Roussef significa que vamos escolher pela altivez de um grande País e seu povo.
Significa também, a possibilidade de enquanto partido popular buscarmos construir caminhos para novos tempos de uma forma tal que se tornem irreversíveis, porque a partir da organização, da formação, da ampla participação popular, da consciência plena do caminho a ser seguido.

Nossa constituição partidaria nos idos dos anos 70/80, foi marcada a partir do principio comum:
FORTALECER A BASE DA PIRAMIDE.
o Brasil ocupa neste momento um espaço decisivo tanto na América Latina como em todos os continentes e sobre sermos capazes de formular e construir um outro mundo, longe da barbárie do capitalismo. ( Veja o direcionamento que Serra dá aos oligarquicos DEMOcratas, ao achincalhar a Bolívia, a Venezuela, O Equador...)

Para isso não há necessidade de mandato de deputado, de senador, de governador, mas de ocupar espaços que nos permitam a essência da democracia, o poder popular.

Nossa luta se trava tanto dentro do partido, como para a eleição da companheira Dilma, mas fora também desses limites, num espectro bem mais amplo, até mesmno pq. Dilma, quando estiver eleita precisará desta governabilidade via EMPODERAMENTO e PARTICIPAÇÃO POPULAR.

Em 2010 a Luta é Dilma presidente e UM POVO CONCIENTE E PARTICIPATIVO.
A Luta Continua, Juntos Somos Fortes
Vamos a luta, Juntos Somos Fortes.

dE Nanda Tardin e Laerte Braga

Empoderamento 2 - Democracia, eleições, e as taxas de juro

A questão que a Nanda levantou é a base da democracia que servirá de apoio para a administração Dilma.

Não se pode pretender ganhar essas eleições sem um verdadeiro embasamento social em prol de um programa de governo que só Dilma tem condições propor e de levar adiante. Esse programa sabemos (porque temos visto no esboço das propostas) que é um governo de continuidade e solidificação dos avanços conseguidos por essa administração Lula.

Mas até aí parece que eu estou chovendo no molhado. O que é necessário é muitos de nós nos darmos conta que essas eleições serão absolutamente decisivas para o futuro do Brasil. Todas as fichas estão na mesa dos dois lados, direita e esquerda. O Brasil está atravessando um dos períodos, senão o período, mais decisivo da sua história moderna porque todos os países desenvolvidos e muitos dos em desenvolvimento estão atolados em uma crise economico-financeir a que, se a proxima administração for de oposição, temos tudo para crermos que o Brasil voltará a ser bucha de canhão para as economias desenvolvidas.

Para assegurarmos os avanços e garantirmos essas eleições é necessário que haja maior empoderamento do povo, maior coesão e disciplina desde já para que as vontades populares sejam transformadas em programas de governos na próxima administração. Longe de pensarem que isso é coisa do passado, estratégia dos anos 60, idéia de revolucionário sonhador, isso é o mais atual que se pode propor em termos politicos dentro dessa realidade politica, economica e financeira atual
As taxas de juro estão determinando HOJE o resultado das eleições e o futuro do Brasil. Nem Dilma e nem Serra estão podendo fazer frente à essa escalada da selic que é determinada (porque exigida) pelos interesses financeiros externos no Brasil. Mas podem perguntar: o que tem a ver a Taxa Selic com as eleições? Tem tudo a ver.

Porque a taxa selic está aumentando para impedir que a Dilma proponha um programa de governo que venha a beneficiar os interesses internos. Uma taxa selic alta mostra para os interesses externos que Serra está cuidando e pretende continuar cuidando da economia para esses interesses se for o próximo presidente.

Logo, o povo deve se unir para exigir desde já um programa de governo que seja democrático e voltado para as necessidades domesticas. Esse programa de governo apenas poderá ser proposto e implementado por Dilma e não Serra. Porque havendo essa exigência, essa pressão, o Ministério da Fazenda fará pressão no Banco Central para que abaixe e mantenha as taxas da selic para o crescimento interno.

Serra ontem se pronunciou sobre a selic dizendo:

"Não (há espaço para intervenção). A política cambial decorre da taxa de juros", respondeu em sabatina promovida pelo jornal Folha de S.Paulo e pelo portal UOL, na capital paulista.

Quer dizer, Serra joga para os interesses externos no Brasil mantendo a taxa de juros sempre alta para estrangular o crescimento do país.

Essas eleições para Presidente vão ser teriveis. Muito pior que a de 2006, porque muito mais está em jogo. Mas aparentemente não deverá ser porque querem ludibriar o povo sobre a questão economica e financeira retirando o poder de ação de Dilma desde as eleições.

A união faz a força!

De MARCOS REBELLO

A Perda de José Saramago e A Morte da Cultura

Tive uma infeliz surpresa na noite do dia 18 de junho, quando cheguei em casa e fui assistir o telejornal da meia-noite: naquele momento fiquei sabendo do desaparecimento do mestre José Saramago. Morrera na manhã daquele dia, aos 87 anos, em decorrência de “múltipla falha orgânica”, conforme nota da Fundação que leva o seu nome. Saramago vinha sofrendo há mais de um ano com uma leucemia.



Depois de Jorge Amado, José Saramago é (e de imortais, só se deve falar no presente, mesmo após algo filosófico e teológico, que nominaram de MORTE) o escritor que mais admiro e que mais li na vida. Ambos foram comunistas na essência e na construção de inúmeros de seus personagens, amigos e admiradores mútuos em vida. De Jorge Amado, tenho 17 títulos de sua obra e não canso de analisar Ferradas, antes um distrito em que ele nasceu, hoje o bairro em que fica uma Escola na qual trabalho, há cinco anos. Da obra de Saramago, tenho dez títulos: Memorial do Convento, O Ano da Morte de Ricardo Reis, História do Cerco de Lisboa, O Evangelho Segundo Jesus Cristo, Todos os Nomes, O Conto da Ilha Desconhecida, A Caverna, Ensaio Sobre a Lucidez, As Pequenas Memórias e As Intermitências da Morte (esse, ainda de leitura inédita para mim, mas que começarei hoje, em homenagem ao Mestre).



Não há qualquer das turmas de Ensino Médio ou de Pré-Universitários por onde eu tenha passado, que não conheça ao menos a biografia e um dos textos do escritor, e quase todas, pelo menos um de seus livros. Lamento e lamentarei que ainda haja jovens estudantes e até os que (por razões diversas e nenhuma aceitável) não estudem, que não conheçam a vida e a obra deste fabuloso escritor português. O Cristo do seu Evangelho foi o mais humano de todos os que conheci, mesmo eu tendo uma longa convivência com a Bíblia e com a Teologia da Libertação. No livro que incorpora no título as palavras que destaquei, Saramago fascina-nos com a descrição do lar e dos limites da vida cotidiana de Jesus, idênticos aos mesmos que vemos hoje em qualquer bairro periférico, em Lisboa, no Rio de Janeiro, em Salvador ou Itabuna, cidade natal de Jorge Amado e meu endereço residencial, desde o meu 2º.ano de vida.



Em “A Caverna” (dos livros dele que tenho, foi o que mais emprestei), é comovente e questionadora a sina do oleiro Cipriano Algor, por ver seu artesanato perder espaço num Shopping Center (a alegoria da Caverna, por não ter janelas, ter poucas entradas e ser fechados por cima), para a produção de louças e porcelanas industriais. O genro do oleiro é, ao mesmo tempo, seu interlocutor resignado, porque trabalha como Segurança no mesmo Shopping ou na mesma caverna onde até um certo ponto do livro, Cipriano entrega suas peças de barro. A filha de Cipriano tem o nome de uma de minhas irmãs, Marta, que é também o nome da personagem bíblica chamada à atenção por Jesus, por ser tensa demais e preocupada com as “coisas do mundo”, em detrimento da reflexão e da espiritualidade, algo cada vez mais comum nas moças e mulheres de hoje em dia, para não falar, algo cada vez mais comum na imensa maioria de todos os seres humanos de hoje em dia.



E falando da “morte” de Saramago lembro da Morte da Cultura nestes tempos de Festas Juninas e Copa do Mundo. Ainda é recente a Festa de Encerramento do 1º.semestre no Colégio Estadual Indígena. E lá como em todo o município de Pau Brasil, como na imensa maioria dos municípios pequenos ou nos bairros periféricos dos grandes municípios e até em festas de “Patricinhas” e “Mauricinhos”, é dolorido ouvir o que é do gosto e do agrado da maioria. Nestes dois últimos grupos sociais que citei, me marcou a reação deles em recente evento que compareci neste mês de junho. Era para ser uma festa de qualidade musical impar, com a Banda Bom Q’Xote (excelente, na linha de Fala Mansa e Estakazero) e o Forrozão Cara Alta, com bom repertório, de Adelmário a Flávio José, mas com algum deslize no vocal e na harmonia. Mas as moças e rapazes que mais “desfilavam” na festa, acontecida numa área reservada de Itabuna, esperavam mesmo era pela última atração, o Xandão. E o que toca o Xandão? O mesmo que a maioria dos jovens do Colégio Indígena e das localidades que citei nas quatro primeiras linhas deste parágrafo gostam: “Arrocha”, muito arrocha, “Forró de Estilo Pisadinha” e letras como “Dar um tampa na Bundinha Dela...” e por aí vai. Naquela festa de “Patricinhas” e “Mauricinhos”, como na do Colégio Indígena, parece que ao ouvir “aquele som”, “aquele ritmo”, há um “transe”, um “êxtase coletivo” e todos rebolam e dançam na mesma levada, sem analisar letras ou a insuportável repetição de notas (???) musicais. O único instrumento usado pelo Xandão é um teclado e notas (???) gravadas.



Há muito, muito para ser feito, primeiro para atrair os jovens às Escolas Públicas e segundo, pelos professores de Literatura, Cultura e Artes, em apresentar e demonstrar a importância de uma bela composição, de sua letra e de sua música. Explicar, com planejamento, com DVDs e CDs, porque que é preciso resgatar o que é bom, o que é tradicional, o que é da história e da Cultura do Nordeste, como fiz em Ferradas (terra natal de Jorge Amado), na Escola em que leciono em Itabuna, com um retorno maravilhoso, tanto em trabalhos escritos, quanto no pedido para que eu reproduzisse para eles os DVDs e CDs trabalhados. Do contrário, em breve, o Nordeste perderá sua referência e seus referentes, como o genuíno São João e São Pedro, suas quadrilhas, suas fogueiras, suas bebidas e comidas típicas, massacrados por “Fast-foods” (Cachorro-quente, Sanduíches e similares...) e Cervejas que “descem redondo” e bem geladas (???) em noites super frias.



Li em recente entrevista do Ministro da Cultura, o baiano Juca Ferreira, à revista Caros Amigos, que já foi aprovado no Congresso Nacional algo denominado de Vale Cultura, no valor de R$ 50,00, nos moldes do Bolsa Família, e que deverá ser usado para a compra de livros, CDs, DVDs e para entrada em Cinemas e Teatros. Mas sem mudar o empenho dos profissionais da Educação, a programação de emissoras de Rádios e TVs, podemos imaginar que fim levarão estes R$ 50,00. E confirmaremos que não foi José Saramago quem morreu. Este está e continuará vivo, em seus livros, em minhas aulas e nas aulas de tantos outros professores de Literatura. Quem está agonizando e, se nada for feito, terá uma Morte irreversível, é a Cultura, com suas festas, seus compositores, arranjadores e intérpretes, deixados de lado até no seu mês, em detrimento de coisas inadequadas como o “Brega Liht” e o “Arraiá Fest”, que de brega (com todo o respeito a Amado Batista e Odair José, bregas da melhor qualidade) tem muito, mas de Arraiá, não tem mais nada. VÁ COM DEUS, SARAMAGO, AINDA QUE SE DISSESSE ATEU, FOSTES UM FILHO DILETO DELE, TRABALHANDO-O EM MUITOS DE SEUS LIVROS E APRESENTADO-O COM OUTROS NOMES.

dE Marcos Bispo Santos

Análises conservadoras indicam vitória de Dilma no primeiro turno

O eleitorado brasileiro pode ser dividido em dois grupos absolutamente distintos, de acordo com seu grau de informação sobre a campanha: o dos 73% que sabem que Dilma Rousseff é a candidata apoiada por Lula e o dos 27% que ignoram esse fato.

No primeiro grupo, a petista tem 51% das intenções de voto, contra 30% para José Serra, segundo a pesquisa CNI/Ibope. No segmento desinformado sobre a opção presidencial de voto, é o tucano quem lidera por larga margem: 50% contra 11% para a petista.


Claro que a situação pode mudar. Diante DESSES números, todavia, o analista mais conservador, prudente e pró-tucano, não poderá negar que se desenha um verdadeiro massacre eleitoral. A matéria, publicada na mídia serrista, completa meu raciocínio:

Com o início do horário eleitoral gratuito e o provável bombardeio de imagens de Lula com sua escolhida, os eleitores com um pé em cada canoa deixarão de turvar o cenário e se definirão - por um lado ou por outro.

Não há como prever se esse contingente, ao tomar conhecimento da opção de Lula, passará a se comportar como o restante da população e majoritariamente seguirá sua recomendação de voto. Mas é fato que os bolsões de desinformação, concentrados entre os mais pobres e nas regiões Nordeste e Norte/Centro- Oeste, são um território fértil para o presidente. É nesse eleitorado que o governo é mais bem avaliado e que as manifestações por continuidade da administração são mais eloquentes.


O repórter do Estadão tenta concluir o texto puxando sardinha para Serra, mas não cola.

Um tropeço forte na campanha pode marcar negativamente sua imagem e corroer seus índices eleitorais, mesmo entre os lulistas.


É evidente que se Dilma surtar e sair pelada pela rua gritando slogans terroristas em húngaro, poderá perder votos. Um analista, porém, deve fundamentar sua tese (que é apenas uma tese) sem considerar desastres improváveis. Até porque, erro por erro, Serra também pode cometer deslizes e afundar ainda mais.

*

Eis outra nota interessante na coluna de Mônica Bergamo:

VOTO GAY
Enquete promovida pelo site da revista gay "G Magazine" pergunta em quem o internauta vai votar para presidente. A candidata Dilma Rousseff (PT-RS) lidera a pesquisa com 40% das intenções, de um total de cerca de 180 mil votos. José Serra (PSDB-SP) e Marina Silva (PV-AC) empatam na casa dos 20%.


*

Enquanto Serra mete os pés pelas mãos, Dilma, a "sem experiência", movimenta-se com muita inteligência e ganha terreno dentro do próprio bunker tucano.

O Globo: Candidata do PT foi convidada para encontro na casa de Abílio Diniz
Leila Suwwan

SÃO PAULO. Em uma espécie de sabatina informal com empresárias, executivas e socialites ontem em São Paulo, a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, teria dito, segundo relatos, que vai realizar a reforma tributária nos primeiros seis meses de governo, caso seja eleita. A sessão de perguntas e respostas foi organizada na residência do casal Abílio e Geyze Diniz, do Grupo Pão de Açúcar. A lista de convidados foi mantida sob sigilo, e o encontro sequer foi divulgado na agenda da petista.

A maioria das participantes se assustou com a presença da imprensa, mas algumas aceitaram dar entrevista e comentaram o que consideraram ter sido um encontro “muito surpreendente e convincente”. O chá da tarde, segundo elas, foi informal, sério e concorrido.

— Ela disse ser sua prioridade, nos primeiros seis meses, fazer a reforma tributária. Todos saíram com uma impressão muito positiva. Ela mostrou estar bem preparada e surpreendeu, respondeu a tudo com precisão e foi convincente.

Vou votar nela — disse Cláudia Bonfiglioli, dona da rede Bon Grillê e presidente da Casa Hope, entidade de apoio a crianças com câncer.

— Foi uma confraternização.

Dilma foi muito simpática, mais do que eu achava — disse Laura Bethlem, esposa de um executivo do Pão de Açúcar.

Segundo a assessoria do Pão de AçucarAçúcar, o evento reuniu 50 amigas de Geyze.

Segundo a assessoria de Dilma, cerca de 30 “executivas e formadoras de opinião” participaram da conversa, com lanche e chá, no Jardim Europa, bairro de casas de luxo em São Paulo. Abílio Diniz, que já declarou apoio a Dilma, participou apenas do começo do encontro.

De Miguel do Rosário

Ficha limpa da ditadura

A anistia decretada pela ditadura tentou limpar tudo, igualar tudo – torturadores e torturados. A forma como se deu a transição da ditadura à democracia permitiu que políticos que estiveram vinculados à ditadura, aparecessem como convertidos à democracia.

Porém nunca esqueceremos que o golpe militar rompeu o processo democrático brasileiro, depôs um presidente que havia sido eleito vice-presidente, tinha assumido a presidência com a renúncia de quem tinha sido eleito para este posto, aceitando inclusive recortar seus poderes, com a imposição do parlamentarismo. Posteriormente, João Goulart convocou um referendo sobre a forma de governo e venceu, democraticamente, o retorno do presidencialismo.

Esse presidente, legítimo e legalmente presidente, foi derrubado por um movimento militar golpista, que terminou com a democracia e impôs uma ditadura ao país. Se valeram dos recursos públicos para reprimir ao povo e a tudo o que tivesse que ver com democracia: organizações populares, Parlamento, Judiciário, partidos, movimentos culturais, imprensa popular. Contaram com o apoio e o beneplácito da imprensa, do governo dos EUA, de boa parte da elite política, do grande empresariado e suas associações. Prenderam arbitrariamente, torturaram, assassinaram a milhares de brasileiros, os condenaram sem processos, promoveram um regime do terror.

A volta à democracia foi tutelada pelos próprios militares que haviam dado o golpe e imposto a ditadura. Decretaram uma anistia que os poupasse de pagar pelos crimes que tinham cometido, assim como seus beneficiários – que se enriqueceram com o arrocho salarial, a intervenção nos sindicatos, a política econômica favorável aos grandes monopólios daqui e de fora.

Está bem o Ficha Limpa da corrupção. Mas por que não o Ficha Limpa da ditadura? Por que não impugnar todos os que participaram da ditadura, a apoiaram, se beneficiaram dela, foram políticos do regime, ocuparam cargos, foram governadores, prefeitos biônicos? Todos foram cúmplices, por ação ou por inação do episódio mais brutal da vida política brasileira.

Muitos deles ainda andam por ai. Façamos uma lista dos que foram políticos da ditadura e impunemente andam por ai, querendo definir quem é democrático e quem não é, quando eles foram, de corpo e alma, adeptos da ditadura e nunca fizeram autocrítica do seu passado.

Só para começar, me recordo de alguns deles:

Marco Maciel
José Sarney
José Agripino
Jorge Bornhausen
Romeu Tuma
Paulo Maluf

Telespectador ataca Globo e fica do lado de Dunga

Nas últimas 48 horas a Globo tem sentido na pele de que lado está o torcedor. A emissora está recebendo milhares de emails e sendo achincalhada em redes sociais por conta da briga que iniciou com o técnico Dunga.
De que lado você está na "guerra" entre Globo e o técnico Dunga?

Segundo apurou-se, até dirigentes da emissora estariam divididos sobre o caso. Para alguns diretores, há o risco de, em uma eventual derrota do time brasileiro, a emissora ser responsabilizada pelo telespectador, angariando antipatia.

O motivo da disputa é o fato de Dunga ter cortado as mordomias que a Globo sempre teve em eventos esportivos. Segundo notícia exclusiva de Maurício Stycer, do UOL, a emissora havia negociado diretamente com Ricardo Teixeira, presidente da CBF, entrevistas exclusivas com jogadores da seleção, como Luis Fabiano. Dunga, no entanto, rejeitou e impediu as entrevistas.

Para piorar, durante a coletiva após a vitória sobre Costa do Marfim, Dunga xingou um repórter da SporTV.

"Acho que deveríamos começar um protesto agora chamado ‘CALA BOCA GLOBO’", postou um internauta no You Tube. "Velho, eu estou cansado de ver pessoas sendo manipuladas pela Globo!", postou outro. Embora alguns internautas também ataquem o treinador, uma varrição pelas respostas mostra que a maioria está do lado do treinador.

No Facebook os ataques à Globo subiram de tom. No Orkut, na comunidade "Por que a Globo não gosta de Dunga?", de forma quase unânime os internautas atacam a emissora, o apresentador Tadeu Schmidt e o "Fantástico", que divulgou nota criticando o técnico.

Curiosamente, uma das sugestões que a Globo teria enviado ao treinador Dunga ontem, para por fim ao conflito, seria ele dar uma entrevista "exclusiva" na qual pudesse desabafar. Até a manhã desta terça-feira o treinador não havia respondido.

Também algumas celebridades ficaram do lado do treinador. em seu twitter, o humorista Danilo Gentili, do "CQC", postou: "O Dunga é pago pra ser vencedor da copa do mundo e não do concurso de Miss Simpatia. Parem de viadagem, vai."

O escritor Paulo Coelho também se manifestou: "Segura a onda, Dunga. Já apanhei muito e sei: batalha fora do campo é batalha perdida".

Outro lado

"O único movimento do qual a TV Globo faz parte é de torcida pela seleção brasileira. No mais, queremos apenas que nossos profissionais sejam tratados com o mesmo respeito com que desempenham seu trabalho."

Esta é a resposta oficial da Globo, indagada sobre as consequências da "batalha" com o técnico da seleção brasileira. Segundo notícia exclusiva do UOL nesta terça, a emissora teria acertado diretamente com Ricardo Teixeira, presidente da CBF, que entrevistaria com exclusividade três jogadores no "Fantástico", no último domingo. Dunga rejeitou e impediu o encontro.

Além disso, minutos após a vitória sobre a Costa do Marfim, em coletiva oficial, Dunga, aparentemente ralhando para si mesmo, xingou um repórter da Globo de "cagão".

O repórter em questão, Alex Escobar, seria um dos incumbidos de organizar e cuidar das entrevistas "exclusivas" que não ocorreram. Por isso, era o principal profissional da emissora a bater de frente --pessoalmente- -, com o técnico.

Questionada pela coluna, a emissora negou que exista uma "equipe" destinada a conter a crise, porque não há crise alguma. Nas últimas 48 horas, a Globo tem sentido na pele de que lado está o torcedor. A emissora está recebendo milhares de emails e sendo achincalhada em redes sociais por conta da briga que iniciou com o técnico Dunga.

O que é Legal

Cobertura da Copa pela ESPN

Felizes os telespectadores que têm TV paga e podem acompanhar a Copa da África pela ESPN. A emissora tem até aqui, disparado, a melhor e mais qualificada cobertura do evento. Reportagens caprichadas, interessantes, cobertura isenta e informativa, sem oba-oba ou nervosismos estelares como os do canal global SporTV, da Globo ou Band.

Algumas teses equivocadas sobre a América Latina (e o mundo)

1. A crise atual levou ao fim do neoliberalismo, da hegemonia norteamericana e levará ao fim do capitalismo.

- O maior equivoco desta visão é considerar que um modelo ou uma hegemonia ou um sistema social se termina sem que seja derrubado e/ou substituído por outro. Conforme o Sul do mundo ou outro bloco alternativo proponha alternativas e seja capaz de as construir. O neoliberalismo não terminou, se tempera com graus de apoio estatal.

2. Pode-se e deve-se “mudar o mundo sem tomar o poder”.

- O projeto de transformações profundas da sociedade “pela base” sem que desemboque na alteração das relações de poder não levou a nenhum processo real de transformação das sociedades latinoamericanas. Ao contrário, os movimentos sociais – como os bolivianos – que transformaram sua força social em força política, são os que protagonizam processos reais de mudança do mundo.

3. O Estado nacional se tornou um elemento conservador.

- Os governos progressistas da América Latina estão valendo-se do Estado, seja para regular a economia, para induzir o crescimento econômico, para desenvolver políticas sociais – entre outras funções -, enquanto os governo neoliberais são os que desdenham o Estado, transformam em mínimas suas funções e deixam espaço aberto para o mercado. Os processos de integração regional e de alianças no Sul do mundo também tem os Estados como protagonistas indispensáveis.

4. A política se tornou intranscendente.

Falsa afirmação. Os governos progressistas da América Latina resgataram o papel da política e do Estado. Se não tivessem feito isso, não poderiam reagir da forma como reagiram diante da crise.

5. Há milhões de “inimpregáveis” nas nossas sociedades.

- Esta afirmação, originalmente de Fernando Henrique Cardoso, tentava, buscava justificativas para os governos oligárquicos, que sempre governaram só para uma parte da sociedade,excluindo aos mais pobres, agora sob pretexto de um suposto “desemprego tecnológico”, que prescindiria de grande parte dos trabalhadores. Os governos progressistas associam retomada do desenvolvimento econômico com elevação constante do emprego formal e aumento do poder aquisitivo dos salários.

6. Os movimentos sociais devem se manter autônomos em relação à política.

- Os movimentos sociais que obedeceram a essa visão abandonaram a disputa pela construção de hegemonias alternativas, isolando-se, quando não desaparecendo da cena política, quando se passou da fase de resistência à de construção de alternativas. Enquanto que movimentos como os indígenas, na Bolivia, formaram um partido – o MAS -, disputaram e elegeram seu maior líder presidente da república. Em outros países, os movimentos sociais participam de blocos de forças dos governos progressistas, mantendo sua autonomia, mas participando diretamente da disputa pela construção de nova hegemonia política.

7. Só se sai do neoliberalismo para o socialismo.

- Houve quem afirmasse que o capitalismo tendo chegado a seu limite – seja pela mercantilização geral das sociedades, seja pela hegemonia do capital financeiro – com o modelo neoliberal, só se sairia para o socialismo. Sem levar em conta as regressões nos fatores de construção do socialismo nas ultimas décadas, não apenas o desprestigio do socialismo, do Estado, da política, das soluções coletivas, do mundo do trabalho, entre outros. As transformações introduzidas pelo neoliberalismo – entre elas, a fragmentação social, o “modo de vida norteamericano” como forma dominante de sociabilidade – representam obstáculos a ser vencidos em longa e profunda luta política e ideológica, para recolocar o socialismo na ordem do dia.

8. A alternativa aos governos do Brasil, da Argentina, do Uruguai, do Paraguai, está à esquerda e não à direita.

- O fracasso das tentativas de construção de alternativas radicais, à esquerda desses governos, confirma que a polarização política se dá entre os governos progressistas e as forças de direita. Esta situação tem levado a que, freqüentemente, setores ideologicamente situados à esquerda desses governos, tenham – objetivamente ou mesmo conscientemente – se aliado ao bloco de direita, terminando por definir, na prática, nem sequer uma eqüidistância dos dois blocos constituídos, mas até mesmo considerando ao bloco progressista como seu inimigo fundamental.

9. Os processos de integração atuais são de natureza “capitalista”.

- Esta visão desqualifica todos os processos de integração regional, porque não se dariam mediante uma ruptura com o mercado capitalista internacional, porque representariam integrações no marco de sociedades capitalistas. Se incluiriam não apenas Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, mas também Venezuela, Bolívia, Equador. Se deixa de compreender a importância da criação de espaços de intercambio alternativos aos Tratados de Livre Comércio. Não se entende a importância da luta por um mundo multipolar, debilitando a unipolaridade imperial norteamericana. Não se entende como a Alba promove formas de intercambio alternativas ao mercado, às regras da OMC, na direção do que o FSM chama de “comércio justo”, solidário, de complementaridade e não de competição.

10. Existe uma esquerda boa e uma esquerda ruim.

- Quem prega esta posição quer dividir a esquerda, tentando cooptar seus setores mais moderados e isolar os mais radicais. A esquerda é antineoliberal e não a favor dos TLCs, privilegia as políticas sociais e não os ajustes fiscais, com os matizes que tenha cada um dos governos progressistas.

11. O período atual é de retrocessos na América Latina.

- Alguns setores, com critérios desvinculados da realidade concreta, difundem visões pessimistas e desalentadoras sobre a América Latina. Às vezes usam o critério da posição dos movimentos sociais de cada país em relação à constituição dos governos, para definir se há avanços ou não, ao invés de definir a natureza desses movimentos em função da posição que tem em relação a esses governos. Subordinam o social ao político, sem se darem conta dos extraordinários avanços do continente, ainda mais se comparados com a década anterior e com o marco internacional, profundamente marcado pelo predomínio conservador. É um pessimismo produto do isolamento social, de quem está à margem das formas concretas pelas quais avança a história no continente.

12. Em eleições como a uruguaia, a brasileira e a argentina, para a esquerda, tanto faz quem ganhe.

- Há quem diga isso, como se a vitória de Lacalle ou de Mujica representassem a mesma coisa para o Uruguai e para a América Latina, como se o retorno dos tucanos ou a vitória de Dilma tivesse o mesmo sentido, como se a substituição dos Kirchner por Duhalde, Reuteman, Cobos ou algum outro prócer da direita argentina, significasse o mesmo para o país. Consideram que se tratariam de “contradições interburguesas”, sem maior incidência, desconhecendo o alinhamento das principais forças políticas e sociais de cada um dos dois lados, mas sobretudo as posições – de aprofundamento e extensão dos processos de integração regional ou de TLCs, de prioridade das políticas sociais ou de ajuste fiscal, do papel do Estado, da atitude em relação às lutas sociais, ao monopólio da mídia privada, ao capital financeiro, entre outro temas, que diferenciam claramente os dois campos.

13. O nacionalismo latinoamericano contemporâneo é de caráter “burguês”.

- Desde que ressurgiam ideologias nacionalistas na América Latina, com Hugo Chavez, houve gente que se apressou a comparar com Perón, a desqualificar como “nacionalismo burguês” ou simplesmente de nacionalismo, que nada teria a ver com luta anticapitalista, etc. Usaram, aqui também, clichês, sem fazer analises concretas das situações concretas. O nacionalismo de governos como os da Venezuela, da Bolívia, do Equador, que recuperam para o país os recursos naturais fundamentais de que dispõem, são parte integrante da plataforma antineoliberal e anticapitalista desses países. Cada fenômeno adquire natureza distinta, conforme o contexto que está inserido, cada reivindicação, conforme o governo, assume caráter diferente. No caso do nacionalismo atual na América Latina, ele promove, além disso, processos de integração regional, tendo assim um caráter não apenas nacional, mas latinoamericanista.

Neoliberalismo de Serra provocou apagão da Copa 2014 em SP

Em maio do ano passado a Fifa confirmou as 12 sedes da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, incluindo o Estádio Morumbi na capital Paulista, mediante reformas.

José Serra (PSDB/SP) e Gilberto Kassab (DEMos/SP) fizeram sua festa particular diante dos holofotes televisivos. O MOrumbi deveria abrir a Copa e ser uma das sedes das semi-finais.

O comitê paulista organizador da Copa é comandado pelo tucano Caio Luiz de Carvalho, presidente da SPTURIS ─ Empresa de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo (estatal da prefeitura).

Seguindo a cartilha neoliberal demo-tucana, José Serra e Kassab, deixaram tudo por conta da mão invisível do mercado, para que a iniciativa privada e a diretoria do São Paulo Futebol Clube se virassem com a reforma do estádio, de sua propriedade.

É sabido que os clubes brasileiros tem dificuldades financeiras até para manter seus craques, apesar de também ser sabido da má gestão e corrupção de muitos cartolas. Mas, até por isso, era óbvio que deixar tudo na mão de clubes tinha tudo para não dar certo. Era necessário formar um tipo de parceria público-privada, com forte proteção ao interesse público, e com forte fiscalização estatal para impedir desvios.

Seguindo as regras de mercado, a diretoria do tricolor decidiu contratar um escritório internacional, o GMP, com tradição em reformas semelhantes. Em maio deste ano, um novo projeto acabou aprovado pela Fifa com elogios.

Maio foi o prazo final para apresentar mudanças nos projetos e junho é o tempo para apresentar garantias de cumprimento do cronograma financeiro.

O São Paulo FC não conseguiu viabilizar o orçamento de R$ 630 milhões da reforma apresentada à Fifa. Então, o clube mudou novamente seu projeto para baratear, ficando a reforma em R$ 265 milhões. Como o prazo para mudanças nas propostas acabou há cerca de um mês, o Comitê Organizador desqualificou o Morumbi.

A história é muito parecida com o apagão de 2001, quando em 1995 e 1996, José Serra era ministro do Planejamento, e planejou a expansão do sistema elétrico brasileiro, contando com a mão invisível do mercado, privatizando as distribuidoras de energia, e deixando por conta de empresas privadas investirem em geração. Em 2001, o sistema estava em limites críticos. Bastou uma estiagem fazendo o nível dos reservatórios baixarem, para que o Brasil fosse obrigado a racionar energia elétrica por meses.

A CBF (e a FIFA) ainda estão abertos à possível construção de novo estádio em São Paulo, coisa que o governo demo-tucano paulista é contra, alegando que o Morumbi atende. O problema é que Comitê Paulista formado por demo-tucanos ficaram um ano sem planejamento viável de modernização do Morumbi, e voltam à estaca zero com um novo projeto mais barato, e ainda sem garantias de verbas para cumprir.

Motorista de Efraim Morais compra o 5º carro de R$ 100 mil

Ah, Efraim, o impagável, insubstituível, quase inenarrável em suas proezas. Vocês se lembram, certamente, da última do senador Efraim Moraes (DEM-PB), o caso das duas irmãs, as estudantes Kelly Janaína e Kelriany Nascimento da Silva. Ao abrirem uma conta em banco, elas se descobriram funcionárias fantasma há anos do gabinete do senador, com salário de R$ 3,8 mensais, sem que jamais lhes tenha chegado às mãos um centavo desse dinheiro.

Pois agora, deu no Correio Braziliense do domingo: durante os depoimentos sobre o caso, descobriram mais uma bomba, a compra de um carro no valor de R$ 100 mil, por Antônio Sérgio Rocha Bicalho, motorista de Efraim, servidor aposentado da Câmara dos Deputados.

Antônio Sérgio é pai de Mônica e Kátia da Conceição Bicalho, pivôs do escândalo das contratações irregulares das duas estudantes. Elas pegaram procurações assinadas de Kelly e Kelriany em troca da promessa de bolsas de estudos. Aliás, a movimentação da conta-corrente das duas mostra transferências para a família Bicalho.

Uma lista de falcatruas interminável

Agora, na compra desse carro, a polícia vê indícios claros de lavagem do dinheiro proveniente do salário de funcionários fantasmas. Para apurarem o pagamento do veículo, será pedida a quebra do sigilo bancário do motorista de Efraim. Vale lembrar que em nome de Antônio Sérgio, já passaram quatro carros de luxo avaliados nessa faixa de preço - um Pajero Mitsubishi, picape Hilux S10, um Corolla e um Astra.

Além dessas aberrações, o país acompanha pasmado o fato de a corregedoria do Senado, mesmo com todas as denúncias e indícios de corrupção por parte do parlamentar, não ter recebido formalmente o parecer da Polícia da Casa, notificando o senador Romeu Tuma (PTB-SP) sobre o envolvimento de Efraim. O motivo? Um acordo entre Tuma e o diretor da Polícia Legislativa para que o parecer seja enviado só após os depoimentos sobre o caso.

Pior, ainda, que o Conselho de Ética da Casa não tenha sido convocado para analisar a situação, nem agora nem antes, a cada nova e constante peripécia de Efraim. Vocês se lembram: Efraim já foi envolvido em acusações de que contratou 13 parentes em seu gabinete; e nomeou dezenas e dezenas de funcionários fantasmas para fazerem campanha para ele na Paraíba e em Brasília.

Tem aqueles casos, também, de firmar contratos milionários e sem licitação com veículos de comunicação de seu Estado, em troca da divulgação de seu nome em colunas sociais; ter provocado prejuízo de R$ 30 milhões ao Senado, em concorrência depois anulada pelo presidente da Casa; ter fixação em obras faraônicas... E por aí vai.

Onde está a auto-proclamada bancada proba de vestais do Senado?

Concursos continuam em evidência

RIO DE JANEIRO

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Rio de Janeiro está com inscrições abertas até julho para o Concurso Público que vai selecionar profissionais para os cargos de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Planejamento e Orçamento.
Os candidatos devem ter nível Superior para concorrer às 80 vagas disponíveis. A remuneração será de R$ 4.200,00 para carga horária de 40 horas semanais.
O Concurso Público será executado pela Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (CEPERJ), que aceitará as inscrições via internet até 4 de julho, no site da própria organizadora.
A taxa de inscrição para participação no Concurso é de R$ 100,00 para ambos os cargos.

Após a divulgação da abertura de 40 vagas para Especialistas em Gestão de Saúde, a SESDEC – Secretaria de Saúde e Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro abre nova oportunidade através da realização de processo seletivo. Desta vez são mais 2.412 vagas direcionadas a candidatos de nível médio e superior para o provimento de diversos cargos.
A remuneração base para cargos de nível superior não ultrapassa o valor de R$ 1.500.
Confira a relação de vagas no edital.
O período de inscrições é o mesmo do concurso anterior: os profissionais poderão se candidatar até o dia 18 de julho de 2010 através do site da Fundação CEPERJ. O valor da taxa de inscrição fica entre R$ 25 e R$ 40 de acordo com os requisitos das funções.
A avaliação acontecerá no dia 22 de agosto com a realização de prova objetiva de múltipla escolha. A data prevista para divulgação do resultado é 24 de setembro de 2010.

ALAGOAS

A UNEAL – Universidade Estadual de Alagoas divulgou nesta semana a abertura de vagas que serão preenchidas através da realização de processo seletivo. São 53 vagas no total, destinadas a candidatos com ensino superior e especialização para provimento do cargo de Professor Substituto em diversas disciplinas da Instituição.
A remuneração base é de R$ 1.927 para todas as áreas e as oportunidades são distribuídas em diversas unidades do estado.
Confira tabela de vagas no Anexo I do edital.
As inscrições devem ser feitas até o dia 09 de julho de 2010 diretamente na Pró-Reitoria de Graduação da UNEAL, que fica no município de Arapiraca.
O processo seletivo contará com a realização de prova didática e análise de títulos nas datas previstas de 23 de junho a 04 de agosto de 2010. O resultado deverá ser divulgado a partir do dia 10 de agosto de 2010.

Foram abertas hoje as inscrições para o concurso público que prevê a contratação de novos servidores para compor o quadro geral da Prefeitura Municipal de Coruripe, do estado de Alagoas.
Ao todo são oferecidas 149 vagas com cargos que exigem ensino superior ou médio para atuar como Professor da rede pública municipal. A remuneração pode atingir valores de até R$ 6.720,06.
Confira a tabela de vagas no edital.
As inscrições podem ser feitas no site da organizadora Master AL mediante o pagamento de taxas nos valores de R$ 40 e R$ 80, variando de acordo com a exigência de escolaridade. O prazo para efetuar a inscrição é até 23 de julho de 2010.
A prova objetiva acontecerá no dia 22 de agosto de 2010 em local e horário ainda não definidos. Interessados em participar devem acompanhar as atualizações na página do concurso.

SANTA CATARINA

A Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, do estado de Santa Catarina, oferece 37 vagas para diversos cargos através da realização de concurso público de provas e títulos. As oportunidades são destinadas a candidatos com ensino fundamental, médio e superior para provimento do quadro geral de servidores.
A remuneração máxima oferecida é de R$ 6.594,64 para o cargo de Médico.
Veja outras oportunidades no edital.
As inscrições estarão abertas até o dia 03 de agosto de 2010 e devem ser feitas via internet, pelo site da Prefeitura de Camboriú. Os interessados em concorrer às vagas que não tiverem acesso à internet poderão comparecer ao CTC – Centro de Treinamento de Camboriú, localizado no bairro das Nações. As taxas variam entre R$ 50 e R$ 90, dependendo o grau de escolaridade exigido.
Informações sobre a realização do concurso e cronograma de aplicação das provas objetivas ainda não foram divulgadas.

O concurso público promovido pela ASTC – Autarquia de Segurança, Trânsito e Transportes de Criciúma, do estado de Santa Catarina, reabre as inscrições até 09 de julho de 2010 para profissionais interessados que ainda não tiveram a chance de se candidatar.
Serão oferecidas 187 vagas para profissionais de nível fundamental, médio e superior no intuito de prover cargos de diversas áreas de atuação com salários que chegam a R$ 3.123.
Confira a tabela completa de vagas no edital.
As inscrições ainda podem ser feitas através do site da ASTC mediante o pagamento de taxas no valor de R$ 30 a R$ 80, variando conforme os requisitos de cada cargo.
As provas serão compostas de questões objetivas de múltipla escolha, com data prevista para realização em 25 de julho de 2010. Candidatos que concorrem ao cargo de Guarda Municipal deverão também realizar prova física.
O gabarito será disponibilizado no mesmo dia da aplicação das provas, a partir das 18h.

BAHIA

Com mais de 90 vagas disponíveis a Prefeitura Municipal de Ituberá lança concurso público para provimento de cargos em diversas áreas de atuação profissional. Poderão participar candidatos de nível fundamental, médio e superior para ocupação de cargos do quadro geral da Prefeitura com salários de até R$ 2.500.
O regime de contratação é estatutário, com cumprimento de jornadas de 20 e 40 horas semanais.
Confira tabela completa de vagas no edital.
Para quem tem acesso à internet as inscrições já estão abertas e deverão ser feitas até o dia 12 de julho de 2010 através do site da organizadora Consultoria Liderança. Candidatos que optarem por fazer sua inscrição pessoalmente deverão comparecer ao Centro Comercial Heraldo Rocha entre os dias 28 de junho e 05 de julho.
A taxa de inscrição varia entre R$ 40 e R$ 55 de acordo com os requisitos de cada função.
A prova escrita tem data prevista de realização em 15 de agosto de 2010 em local e horário ainda não divulgados.

SÃO PAULO

Durante o período de 23 de junho a 19 de julho de 2010 estarão abertas as inscrições para realização do concurso público promovido pelo TJSP – Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, no intuito de contratar 300 novos servidores.
A oportunidade é destinada a candidatos de nível médio para provimento do cargo de Técnico Judiciário. A remuneração oferecida para a função é de R$ 2.782,60.
Confira as atribuições do cargo no edital.
As inscrições serão aceitas exclusivamente via internet, através do site da Fundação Vunesp, mediante o pagamento de uma taxa no valor de R$ 39.
A avaliação contará com prova escrita objetiva e prática de conhecimentos. Todas as informações referentes à realização das provas serão divulgadas a partir da homologação das inscrições.

Mais de 70 vagas são oferecidas através da realização de concurso público no intuito de preencher o quadro geral de servidores da Prefeitura Municipal de Franca, estado de São Paulo.
As oportunidades, destinadas a candidatos de nível fundamental, médio e superior visam o provimento de cargos nas áreas de saúde, educação e demais funções através de dois editais.
Confira todas as vagas disponíveis nos editais 01/2010 e 02/2010
As inscrições poderão ser feitas entre os dias 05 e 15 de julho de 2010 pelo site da organizadora IBAM-SP ou pessoalmente no Posto de Inscrição do IBAM (veja o endereço completo no edital).
O valor da taxa de inscrição varia entre R$ 25 e R$ 62 de acordo com a escolaridade exigida para a função.
A data de realização da prova objetiva está marcada para 15 de agosto de 2010. Alguns cargos da área operacional exigem também a avaliação prática.
Informações sobre local e horário das provas ainda não foram divulgadas.

Com inscrições abertas até o dia 07 de julho de 2010, a Prefeitura Municipal de Cajati, interior do estado de São Paulo, divulga edital para realização de concurso público. Serão oferecidas 61 vagas para cargos que exigem ensino fundamental, médio e superior.
As oportunidades oferecem salários que variam de R$ 540,93 até R$ 2.824,63.
Interessados poderão se inscrever através do site da organizadora Apta observando o pagamento de uma taxa em valores que vão de R$ 20 a R$ 39,35 de acordo com o grau de escolaridade sugerido.
A avaliação acontecerá por meio de aplicação de provas escritas, práticas e análise de títulos (para cargos de nível superior). A data prevista para realização do concurso é 25 de julho de 2010.
A partir do dia 13 do mesmo mês será possível ter acesso às informações sobre local e horário das provas.

Processo Seletivo aberto no Consórcio Intermunicipal de Saúde do Circuito das Águas (Conisca), oferece 102 oportunidades para diversos cargos em níveis fundamental, médio e superior.
O período de inscrições encontra-se aberto e vai até o dia 12 de julho de 2010, as inscrições podem ser feitas pelo site www.orhion.com.br ou pessoalmente, na Rua José Ermírio de Moraes, nº 80, Jardim Lindoia – Lindoia-SP, no horário das 9h às 11h e das 14h às 16h, em dias úteis.
A inscrição custa R$ 27,00 para nível fundamental, R$ 32,00 para nível médio e R$ 52,00 para nível superior.

A Fundunesp – Fundação para o Desenvolvimento da UNESP, estado de São Paulo, abre inscrições a partir de hoje para a realização de processo seletivo no intuito de preencher 01 vaga imediata e demais que vierem a surgir para o cargo de Analista Programador em nível Pleno.
A oportunidade é destinada a candidatos com ensino superior completo em cursos da área de ciências exatas. Para concorrer também é necessário ter experiência mínima de 06 meses em Administração de Bancos de Dados. A remuneração inicial é de R$ 5.977,29.
Confira as atribuições do cargo no edital.
O período de inscrições vai até o dia 23 de julho de 2010. Até lá os interessados devem efetuar sua inscrição diretamente no site da organizadora Fundação Vunesp observando o pagamento da importância de R$ 70.
A prova objetiva será aplicada em São Paulo capital na data prevista de 22 de agosto de 2010 a partir das 9h. O local ainda não foi definido.
Mais informações devem ser acompanhadas na página do processo seletivo.

MINAS GERAIS

Mais de 290 vagas são oferecidas a profissionais de nível fundamental, médio e superior da região de Pouso Alegre, no estado de Minas Gerais, para o provimento de cargos do quadro geral de servidores da Prefeitura Municipal.
As oportunidades são distribuídas em 03 editais para diversas áreas de atuação com salários que atingem valores de até R$ 6.104,50.
Veja nos editais quais são os cargos disponíveis.
Para efetuar sua inscrição, os candidatos devem acessar o site da organizadora IMAM de 23 de agosto a 23 de setembro de 2010, preencher a ficha de cadastro e fazer o pagamento da taxa de participação, com valores que variam entre R$ 25 e R$ 150 dependendo o grau de escolaridade exigido para cada função.
As informações sobre data, hora e local de realização das provas objetivas serão divulgadas no quadro de avisos da Prefeitura de Pouso Alegre e no site da organizadora a partir da data de 20 de outubro de 2010.
O prazo de encerramento das inscrições é até 23 de setembro.

A Prefeitura Municipal de Setubinha, do estado de Minas Gerais, lança edital de abertura para realização de concurso público e processo seletivo no intuito de contratar 86 novos servidores. Poderão participar candidatos com ensino fundamental, médio e superior para o provimento de cargos de diversas áreas profissionais.
A remuneração pode chegar a R$ 6.500 para o cargo de Médico do Programa Saúde da Família.
Confira a tabela completa de vagas nos editais – Anexo I.
As inscrições já estão abertas e serão recebidas no site da organizadora JMS Consultoria até o dia 14 de julho de 2010. O valor da taxa de inscrição varia de R$ 30 a R$ 50 de acordo com o grau de instrução exigido.
Aqueles que não tiverem acesso à internet deverão se candidatar através do Posto de Atendimento instalado na sede da Prefeitura.
A primeira etapa de avaliação acontecerá no dia 21 de agosto de 2010 em local ainda não definido. Após a fase eliminatória e classificatória, os aprovados serão convocados para realização da análise de títulos.

PARANÁ

Mais de 250 vagas são oferecidas aqueles que desejam ingressar no quadro geral de servidores da Prefeitura de Mandaguari, município do estado do Paraná, através da realização de um concurso público de provas e títulos.
As oportunidades, distribuídas em cinco editais diferentes, são direcionadas a candidatos de todos os níveis de escolaridade para atuarem em diferentes áreas profissionais. Os salários podem chegar a R$ 5.843,25.
Confira a lista completa de cargos nos editais.
Para participar, os candidatos deverão solicitar sua inscrição por meio do site da organizadora do concurso – Instituto Exatus PR, ou então comparecer no Posto de Atendimento instalado na Prefeitura Municipal.
As inscrições serão aceitas entre os dias 29 de junho e 26 de julho de 2010 mediante pagamento de uma taxa no valor que varia de R$ 25 a R$ 90 de acordo com os requisitos da função.
As informações sobre data, horário e local de realização das provas ainda não foram divulgadas e aguardam dados da homologação das inscrições.

PARÁ

A Prefeitura Municipal de Juriti, extremo oeste do estado do Pará, abre inscrições para realização de concurso público com 800 vagas para todas as áreas profissionais disponíveis no quadro geral de servidores.
Poderão concorrer às oportunidades candidatos com ensino fundamental, médio e superior no intuito de prover cargos com salários que podem chegar a R$ 3.390.
Para se inscrever, os interessados devem comparecer a Central de Atendimento localizada na Avenida Marechal Rondon, de 05 a 09 de julho de 2010, durante o horário comercial. No local será disponibilizada a guia para o pagamento da taxa de inscrição nos valores que variam de R$ 30 a R$ 70 de acordo com as exigências de cada função.
A prova objetiva está prevista para o dia 22 de agosto de 2010. Informações sobre o local de realização serão divulgadas no Portal da Fadesp– empresa responsável pela organização do concurso.
Confira a tabela de cargos e obtenha mais informações no Edital completo.

AMAZONAS

O novo edital divulgado pela Prefeitura Municipal de Manaus, estado do Amazonas, prevê a contratação de 250 Professores de Nível Superior através da realização de processo seletivo. São diversas áreas de atuação para provimento do quadro docente da Secretaria de Educação da região.
O salário base oferecido para a categoria é de R$ 929,68.
Confira as áreas de atuação no edital.
As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas pessoalmente ou através de procuração na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério entre os dias 28 de junho e 02 de julho de 2010.
A seleção acontecerá por meio de análise curricular e de títulos. Para participar os candidatos deverão entregar toda a documentação solicitada na data de inscrição, seguindo a orientação de candidatura descrita no edital. A data para divulgação do resultado ainda não foi definida.
Mais informações podem ser obtidas no site da Prefeitura de Manaus.

GOIÁS

Até o dia 23 de julho de 2010 estarão abertas as inscrições para quem deseja ingressar no quadro de servidores do Ministério Público do Estado de Goiás. A oportunidade visa preencher 40 vagas para o cargo de Promotor de Justiça Substituto.
Para concorrer é necessário ter ensino superior completo em Direito com registro da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil. A remuneração para a função é de R$ 18.910,24.
Confira as atribuições do cargo no edital.
Interessados poderão efetuar a inscrição no site do Ministério Público durante o prazo vigente. Para confirmar a candidatura é necessário fazer o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 267,05.
O concurso conta com quatro etapas de classificação e eliminação. A data para realização da primeira etapa – prova preambular – está prevista para 22 de agosto de 2010.
Informações sobre o local de realização das provas serão divulgadas com antecedência no site do Ministério e através do Diário Oficial.

RIO GRANDE DO SUL

Mais de 100 vagas são oferecidas através da realização de concurso público no intuito de preencher o quadro de servidores da FSNH – Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo, do estado do Rio Grande do Sul. Os candidatos deverão ter ensino fundamental ou médio/técnico para ocupação dos cargos de Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Terapia de Grupo e Técnico em Saúde Bucal.
A remuneração oferecida não ultrapassa o valor de R$ 878 para o cumprimento de 40 horas semanais.
Veja no edital quais são os requisitos para concorrer aos cargos.
Até o dia 25 de julho de 2010 deverão ser feitas as inscrições através do site da organizadora Fundação La Salle, onde também constará a guia de recolhimento para o pagamento da taxa que pode ter valores entre R$ 30 e R$ 50.
As provas escritas serão aplicadas no dia 08 de agosto de 2010 a partir das 15h. Os candidatos deverão comparecer com até uma hora de antecedência no local que será divulgado posteriormente na página do concurso.

FEDERAIS

Entre os dias 05 e 23 de julho de 2010 os profissionais atuantes no mercado financeiro como autônomos e empregados terão a oportunidade de buscar a certificação profissional concedida aos aprovados no Exame de Certificação pela ANCOR – Associação Nacional dos Corretores de Valores, Câmbio e Mercadorias.
A oportunidade é estendida a todas as regiões do país e os candidatos deverão ter escolaridade mínima do ensino médio.
Confira no edital quais são as condições para participar do exame.
Serão aceitas inscrições via internet através do site da organizadora Fundação Carlos Chagas mediante o pagamento de uma taxa no valor de R$ 280.
A prova objetiva de conhecimentos específicos abordará questões de Economia, Sistema Financeiro Nacional, Mercado Financeiro, Liquidação e outros temas relacionados. A data prevista para realização é 08 de agosto de 2010 e a divulgação do resultado deverá ser dada a partir do dia 13 de agosto.

Foi divulgado hoje edital de abertura do concurso público promovido pelo Ministério da Defesa do Exército Brasileiro com a oferta de mais de 300 vagas para profissionais de diversos estados do país.
Poderão concorrer candidatos com ensino superior e técnico para o provimento de cargos nas carreiras de Analista e Engenheiro de Tecnologia Militar e Técnico de Tecnologia Militar.
Confira no Anexo II do edital as tabelas de vagas por localidade.
As inscrições devem ser feitas pela internet entre os dias 05 de julho a 03 de agosto de 2010. A ficha de inscrição consta nos sites do Ministério da Defesa e da organizadora do concurso IBFC. Para confirmar a candidatura devem ser pagas as taxas referentes aos cargos escolhidos nos valores de R$ 50 (nível técnico) e R$ 70 (nível superior).
As provas objetivas estão previstas para o dia 29 de agosto de 2010 e deverão ser aplicadas simultaneamente em todas as regiões onde estão disponibilizadas as vagas. Para consultar o local e o horário da prova, acesse os sites referentes a partir de 23 de agosto.

Processo Seletivo da Escola de Administração do Exército (Esaex) oferece 74 vagas para o Curso de Formação de Oficiais e para o Estágio de Instrução e Adaptação ao quadro de capelães militares.
São oferecidas 70 vagas para o curso de formação de oficiais. Para concorrer é preciso ter entre 20 e 36 anos, altura mínima de 1,60 m para homens e 1,55 m para mulheres. São oferecidas quatro vagas para capelães militares, três para sacerdote católico romano e uma para evangélico. Para se candidatar é preciso ter entre 30 e 40 anos e curso de formação teológica regular, mais três anos de atividades pastorais.
A taxa a ser paga tem o valor de R$ 100. O período de inscrições vai de 26 de julho a 16 de agosto de 2010, os interessados devem acessar o site: www.esaex.ensino.eb.br/esaex. Todas as vagas exigem nível superior.
Os candidatos serão submetidos a exame intelectual no dia 12 de setembro, seguido de exames de saúde e de aptidão física, revisão médica e análise biográfica.

sábado, 26 de junho de 2010

Projeto ameaça reduzir parque onde nasce o rio São Francisco

A Câmara está às vésperas de aprovar projeto de lei do deputado Carlos Melles (DEM-MG) que ameaça reduzir em 24% a área do Parque Nacional da Serra da Canastra (MG), onde nasce o rio São Francisco. Para atender interesses de pecuaristas e de mineradoras estrangeiras, Melles propõe transformar 47.000 hectares da área de proteção integral em nove áreas de proteção ambiental, nas quais é permitida a exploração econômica.

A Procuradoria Geral da República produziu estudo em que considera inadmissível a mudança, porque comprometerá ainda mais a preservação da unidade já ameaçada pela exploração de quartzito. Mais uma ameaça tem origem no interesse de mineradoras estrangeiras em extrair diamantes do subsolo.

O subprocurador- geral da República Mario José Gisi afirma que a proposta não tem respaldo técnico e usa traço “grosseiro e impreciso” para redefinir os limites da área preservada:

“É gravíssimo. Além do dano ao parque, a aprovação do projeto pode abrir um sério precedente para a redução de outras unidades no país”.

O texto já foi aprovado na Comissão de Meio Ambiente, com parecer favorável do deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), e na Comissão de Constituição e Justiça. Se ninguém recorrer ao plenário da Câmara, o projeto será considerado aprovado e, logo, remetido ao Senado.

Concursos abertos

MINAS GERAIS

O período de inscrições para o concurso público promovido pela Prefeitura Municipal de Itanhandu, do estado de Minas Gerais, foi reaberto com prazo até 06 de julho de 2010. São oferecidas 97 vagas para cargos que deverão prover o quadro de servidores da Secretaria da Saúde.
A remuneração máxima é de R$ 1.587,18 destinada aos cargos de nível superior e técnico.
As inscrições devem ser feitas diretamente pelo site da organizadora RBO Concursos mediante o pagamento de uma taxa no valor que varia de R$ 7 a R$ 21 de acordo com os requisitos da função desejada.
A data da prova objetiva está marcada para 25 de julho de 2010. Os detalhes referentes ao local e horário de realização das provas serão divulgados após o período de homologação das inscrições e poderão ser acompanhadas na página do concurso.
Confira oportunidades para todos os níveis de escolaridade no edital.

Durante o período de 12 de julho e 11 de agosto de 2010 estarão abertas as inscrições para quem deseja participar do concurso público promovido pela Prefeitura Municipal de Virgem da Lapa, do estado de Minas Gerais. São oferecidas 132 vagas para candidatos com ensino fundamental, médio e superior para ocupação de cargos de diferentes áreas profissionais.
A remuneração oferecida varia entre R$ 520 e R$ 4 mil, sendo o salário mais elevado destinado ao cargo de Médico Clínico Geral.
As inscrições poderão ser feitas pela internet, no site da organizadora Gazzinelli Consultoria, ou pessoalmente na sede da Prefeitura local. Para confirmar sua candidatura, é necessário efetuar o pagamento de uma taxa nos valores de R$ 39 a R$ 100, dependendo do grau de escolaridade exigido.
A prova objetiva será aplicada no dia 29 de agosto de 2010 para todos os candidatos. Os inscritos para os cargos de Professor deverão ainda prestar prova de títulos em data ainda não divulgada.
Mais informações podem ser obtidas a partir do dia 20 de agosto na página do concurso.
Confira todas as vagas no Quadro IV do edital.

DISTRITO FEDERAL

Com inscrições abertas entre os dias 21 de junho e 29 de julho de 2010, a Secretaria de Planejamento e Gestão do Distrito Federal lança edital de concurso público no intuito de contratar 400 novos servidores para o quadro docente da região.
Para concorrer é necessário ter ensino superior nas áreas oferecidas. A remuneração pode chegar ao valor de R$ 3.720,24.
Para efetuar sua inscrição, o candidato deve se dirigir ao Posto de Atendimento ao Candidato na sede da Fundação Universa, localizada na Asa Norte (veja aqui o endereço). Os interessados em fazer inscrição diretamente pela internet deverão preencher a ficha no site da organizadora Fundação Universa entre os dias 09 de junho e 12 de julho de 2010.
A candidatura será confirmada mediante o pagamento de uma taxa nos valores de R$ 58 e R$ 73 conforme os requisitos de cada função.
A prova objetiva está com data marcada para 12 de setembro de 2010. Outras informações sobre o processo de seleção serão divulgadas com antecedência no site do concurso.
Confira a relação de cargos no edital divulgado no Diário Oficial do DF.

PARANÁ

A FAFI – Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras do Município de União da Vitória, do estado do Paraná, está com inscrições abertas até o dia 30 de julho de 2010 para a realização de concurso público de provas e títulos. O objetivo é a contratação de 16 novos servidores para preenchimento do quadro docente da Instituição.
Poderão concorrer candidatos com ensino superior, especialização, mestrado ou doutorado aos cargos de Professor Assistente e Adjunto de diversas áreas. O salário pode ser de R$ 1.860,17 até R$ 6.340,62.
As inscrições devem ser efetuadas através do pagamento de uma taxa no valor de R$ 100 e entrega da documentação solicitada na Secretaria da FAFI. Também serão aceitas inscrições pelo correio, conforme orientações descritas no item 1.7 do edital.
As provas acontecerão na sede da FAFI de União da Vitória entre os dias 06 e 08 de outubro de 2010. Para conferir a sala da prova e os horários de realização, confira as informações contidas no site da Faculdade.
Confira a tabela de vagas no edital.

Até o dia 18 de julho de 2010 serão aceitas inscrições para a realização do concurso público promovido pela Prefeitura Municipal de Araucária, região metropolitana de Curitiba, do estado do Paraná. São 134 vagas no total, com oportunidades para profissionais de nível fundamental, médio e superior completo.
Os cargos, oferecidos em diversas áreas de atuação, apresentam salários de, no máximo, R$ 1.316,82.
Veja nos editais a relação completa de vagas.
A inscrição pode ser realizada no no site da UFPR – Universidade Federal do Paraná, através do canal Núcleo de Concursos. Para participar é necessário efetuar o pagamento de uma taxa no valor que varia entre R$ 60 e R$ 70 dependendo o grau de escolaridade exigido para a função.
As provas escritas estão previstas para acontecer no dia 04 de julho de 2010 a partir das 14h. Detalhes sobre o local das provas e acompanhamento da inscrição podem ser feitos no site da UFPR ou no Portal da Prefeitura de Araucária.

Profissionais de nível médio e superior de diversas áreas terão a oportunidade de concorrer a uma das 05 vagas oferecidas através do concurso público da Câmara Municipal de Londrina, estado do Paraná. As vagas são destinadas às funções de Contador, Advogado, Analista de Informática e, para os candidatos de nível médio – Técnico Legislativo.
A remuneração base oferecida para a maioria dos cargos é de R$ 2.619,65.
Confira quais são os requisitos para participar do concurso.
As inscrições poderão ser efetuadas durante o período de 05 de julho a 05 de agosto de 2010 exclusivamente no site da Coordenadoria de Concursos da UEL - Universidade Estadual de Londrina. O valor da taxa de inscrição varia de R$ 27 a R$ 50 conforme as solicitações de cada cargo.
No dia 26 de setembro de 2010, a partir das 14h, deverá acontecer a prova objetiva para todos os inscritos. Mais informações podem ser obtidas na página do concurso.

Profissionais da Área de Ensino poderão participar do próximo concurso público promovido pela Prefeitura Municipal de Curitiba, capital do estado do Paraná, que disponibiliza vagas para formação de cadastro de reserva.
Poderão concorrer candidatos com nível superior em Pedagogia, Licenciatura ou nível médio com Magistério para ocupação dos cargos de Professor do Magistério I e Educador.
Confira as atribuições dos cargos no edital.
Interessados devem efetuar sua inscrição até o dia 05 de julho de 2010 no site da Prefeitura de Curitiba ou no Portal da PUC do Paraná, lembrando de confirmar a candidatura com o pagamento de uma taxa de inscrição no valor de R$ 65 para o cargo de Educador e R$ 75 para o de Professor I.
As provas, que acontecerão na cidade de Curitiba, estão previstas para o dia 18 de julho de 2010, em local ainda não divulgado.
Mais informações e acompanhamento da inscrição devem ser feitos na página da PUC – Concursos.

SANTA CATARINA

A Prefeitura Municipal de Concórdia, do estado de Santa Catarina, divulga edital de abertura de concurso público para a contratação de 78 novos servidores no intuito de preencher o quadro de servidores.
Os cargos oferecidos são destinados a profissionais de nível fundamental, médio e superior para o provimento de vagas em diferentes áreas de atuação. Os salários variam entre R$ 586,70 e R$ 1.733,60. Apenas para o cargo de Médico Clínico Geral a remuneração chega a R$ 8.382,37.
O período para inscrições estará aberto entre 28 de junho e 27 de julho de 2010 e para concorrer é necessário preencher o cadastro que consta no site do organizador Instituto Saber. O valor da taxa de inscrição pode ser de R$ 30 a R$ 50 de acordo com os requisitos da função escolhida.
Com a data provável da realização das provas marcada para 22 de agosto de 2010, os inscritos poderão aguardar informações referentes ao horário e local com até dez dias de antecedência.
Confira a relação de cargos disponíveis no Anexo I do edital.

PERNAMBUCO

Pessoas de todas as escolaridades que moram na região de Maraial, estado de Pernambuco, terão a oportunidade de participar da seleção promovida pela Prefeitura Municipal local. O concurso público prevê a contratação de 220 novos profissionais para o preenchimento de cargos nas mais diversas áreas de atuação disponíveis no quadro geral de servidores.
São mais de 30 cargos com salários de até R$ 2 mil.
As inscrições estarão abertas entre os dias 28 de junho e 30 de julho de 2010. Para concorrer a uma dessas vagas é necessário se candidatar através do site da organizadora ASPERHS mediante o pagamento de uma taxa no valor de R$ 40 para os cargos de nível fundamental, R$ 50 para os de nível médio e R$ 60 para superior.
Os candidatos que não tiverem acesso à internet poderão se dirigir ao Posto de Atendimento localizado no Prédio do CRAS durante o mesmo período.
A avaliação acontecerá por meio da aplicação de prova objetiva, com data prevista para 19 de setembro de 2010 a partir das 9h. O local de realização ainda não foi divulgado.
Confira a lista de cargos no Anexo I do edital.

Mais de 280 vagas estão sendo oferecidas através da realização de concurso público promovido pela Prefeitura Municipal de Joaquim Nabuco, do estado de Pernambuco. As oportunidades são destinadas a profissionais de todos os níveis de escolaridade com cargos para diversas áreas de atuação.
A remuneração pode chegar a R$ 2.300 para o cumprimento de até 40 horas semanais.
s inscrições foram abertas nesta semana e poderão ser feitas até o dia 09 de julho de 2010 através do site da organizadora Select Concursos. O valor das taxas de inscrição varia entre R$ 35 e R$ 80 de acordo com os requisitos de cada função.
Também serão aceitas candidaturas diretamente na sede do Arquivo Público Municipal.
As provas estão previstas para a data de 15 de agosto de 2010. Todas as informações pertinentes à realização das provas serão divulgadas simultaneamente no site do concurso, no Diário Oficial de Pernambuco e também no quadro de avisos da Prefeitura local com até cinco dias de antecedência.
Confira a relação completa de vagas no edital.

RIO DE JANEIRO

Anunciado o Concurso Público para Professor de Matemática da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro-RJ. O Edital prevê que sejam disponibilizadas 200 vagas para profissionais com escolaridade exigida de nível superior e salários iniciais de R$ 1.234,09.
Para realizar inscrição os interessados em se candidatar devem pagar taxa no valor de R$ 60,00. A Inscrição será feita acessando do site da Prefeitura do Rio de Janeiro: www.rio.rj.gov.br, entre os dias 29 de junho a 13 de julho de 2010.
Os candidatos serão submetidos a provas objetivas e avaliação de títulos. Os locais e horários das provas ainda serão definidos. Para saber mais detalhes sobre este Concurso, consulte o Edital

Até o dia 05 de agosto de 2010 os profissionais da área de ensino da região do Rio de Janeiro terão a oportunidade de participar do concurso público promovido pela UENF – Universidade Estadual do Norte Fluminense. São oferecidas ao todo 26 vagas destinadas aos cargos de Professor Titular e Professor Associado.
A exigência é ensino superior completo nas áreas relacionadas e disponibilidade para atuação no regime de Dedicação Exclusiva.
Confira nos editais a lista de vagas disponíveis.
As inscrições serão aceitas apenas no modo presencial. Para se candidatar, os interessados devem se dirigir à Reitoria da Instituição, localizada em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. O valor da taxa de inscrição é de R$ 120.
Informações sobre a data e o local de realização das provas ainda não foram divulgadas e devem ser acompanhadas durante o processo de homologação das inscrições no site da UENF.

Foi aberto o período de inscrições para quem deseja participar do concurso público promovido pela SESDEC – Secretaria de Estado da Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro. São oferecidas 40 oportunidades para provimento de cargos da carreira de Especialista em Gestão de Saúde.
Os salários podem chegar a R$ 5.922 de acordo com a qualificação do candidato.
Confira a tabela de valores e cargos no Anexo II do edital.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente via internet até o dia 18 de julho de 2010 através do site da CEPERJ. O valor da taxa de inscrição é de R$ 100.
Além da análise de títulos, o concurso acontecerá por meio de aplicação de provas objetivas e discursivas, com data prevista para 15 de agosto de 2010. Mais informações sobre a realização das provas devem ser obtidas na página do concurso.

A Prefeitura do Município de Italva, do estado do Rio de Janeiro, divulga edital de abertura de concurso público no intuito de contratar 227 novos servidores para provimento de cargos em diversas áreas profissionais.
As chances de trabalho são oferecidas a candidatos de nível fundamental, médio e superior, com salários que chegam a R$ 2.265,44.
Confira a tabela completa de oportunidades.
Para efetuar a inscrição, basta acessar o site da organizadora INCP e preencher a ficha cadastral entre 21 de junho e 09 de julho de 2010. Também serão aceitas inscrições no Posto de Atendimento localizado na Biblioteca Municipal Machado de Assis. As taxas variam entre R$ 35 e R$ 65 de acordo com os requisitos de cada função.
A avaliação acontecerá em três etapas, que deverão acontecer entre os dias 15 e 22 de agosto de 2010. Os candidatos aos cargos de Motorista, Operador de Máquinas, Motociclista e Tratorista deverão também realizar prova prática.

SÃO PAULO

Mais de 50 vagas estão disponíveis no edital de abertura do concurso público promovido pela Prefeitura Municipal de Hortolândia, região metropolitana de Campinas, em São Paulo. As oportunidades – distribuídas em dois editais – são destinadas a todos os níveis de escolaridade com cargos para as áreas de saúde, administração, direito e outras relacionadas.
A remuneração oferecida pode chegar a R$ 6.773,32 para o cargo de Médico.
Interessados devem fazer suas inscrições no site da organizadora CONSESP até o dia 02 de julho de 2010. O valor a ser pago para confirmação da candidatura é de R$ 59 para todas as funções.
A avaliação acontecerá por meio de aplicação de prova objetiva e análise titular (somente para professores). A data prevista para ambas as etapas é 18 de julho de 2010. O local e o horário determinado para realização das provas será divulgado em edital de convocação no site do concurso.
Veja aqui a tabela completa de vagas.

Diversas oportunidades foram abertas para quem deseja integrar o quadro de servidores da Prefeitura Municipal de Praia Grande, litoral do estado de São Paulo, através da realização de um concurso público. Ao todo, são oferecidas 270 vagas distribuídas em dois editais para atender aos cargos de Agente Comunitário de Saúde, Agente Administrativo e Agente de Unidade Social I e II.
Destinados a profissionais com ensino fundamental, os cargos apresentam salários em torno de R$ 800.
As inscrições estão disponíveis entre os dias 16 de junho e 01 de julho de 2010 e poderão ser efetuadas via internet, pelo site da organizadora IBAM-SP, ou pessoalmente no Paço Municipal com um dia a mais no prazo final (02 de julho). A taxa de inscrição varia entre R$ 30 e R$ 38 de acordo com as exigências de cada função.
As provas serão objetivas de múltipla escolha e acontecerão no dia 08 de agosto de 2010, em local e horário a serem definidos posteriormente. A partir do dia 23 de julho poderão ser consultadas todas as informações referentes à realização do concurso.
Confira os requisitos para as vagas nos editais.

CEARÃ

A URCA – Universidade Regional do Cariri, do estado do Ceará, abre inscrições para contratação de novos Professores nas categorias Auxiliar, Assistente e Adjunto. São ofertadas 60 vagas para profissionais da área de ensino com nível superior e especialização – pós-graduação, mestrado ou doutorado.
A remuneração varia de acordo com a gratificação por títulos, podendo chegar a R$ 3.813,84 no regime de Dedicação Exclusiva.
Confira a tabela de cargos no edital.
As inscrições podem ser efetuadas até o dia 09 de julho de 2010. Interessados devem acessar o site da Instituição e preencher a ficha cadastral, atentando para o pagamento da taxa de participação no valor de R$ 100 para todos os cargos.
A comissão organizadora do concurso ainda não estipulou o cronograma para a realização do concurso. As informações sobre a data e o local de aplicação das provas serão divulgadas após o processo de homologação das inscrições.

A URCA – Universidade Regional do Cariri, do estado do Ceará, abre inscrições para contratação de novos Professores nas categorias Auxiliar, Assistente e Adjunto. São ofertadas 60 vagas para profissionais da área de ensino com nível superior e especialização – pós-graduação, mestrado ou doutorado.
A remuneração varia de acordo com a gratificação por títulos, podendo chegar a R$ 3.813,84 no regime de Dedicação Exclusiva.
Confira a tabela de cargos no edital.
As inscrições podem ser efetuadas até o dia 09 de julho de 2010. Interessados devem acessar o site da Instituição e preencher a ficha cadastral, atentando para o pagamento da taxa de participação no valor de R$ 100 para todos os cargos.
A comissão organizadora do concurso ainda não estipulou o cronograma para a realização do concurso. As informações sobre a data e o local de aplicação das provas serão divulgadas após o processo de homologação das inscrições.

FEDERAL

Entre os dias 21 de junho e 11 de julho de 2010 estarão abertas as inscrições para quem deseja fazer parte do quadro de servidores do Tribunal de Contas da União, através da realização de concurso público federal. São 20 vagas no total, com atuação na sede de Brasília, capital do Distrito Federal.
As oportunidades são direcionadas aos profissionais da área de Tecnologia da Informação, com exigência do nível superior no curso relacionado à função ou outras áreas, desde que o candidato possua especialização em TI.
Confira a relação de vagas e requisitos no edital.
As inscrições deverão ser feitas no site da organizadora CESPE/UnB mediante o pagamento da importância de R$ 95.
O período de 14 e 15 de agosto de 2010 está reservado para a realização das provas escritas, cujo local ainda não foi definido. O resultado final do concurso deverá ser divulgado a partir de 06 de setembro deste ano.

MATO GROSSO DO SUL

Entre os dias 01 e 16 de julho de 2010 estarão abertas as inscrições para realização do concurso público lançado nesta semana pela Prefeitura Municipal de Nova Alvorada do Sul, do Mato Grosso do Sul. São 303 vagas no total, somando oportunidades para profissionais de todos os níveis de escolaridade.
Os cargos são destinados a diversas áreas de atuação do quadro geral da prefeitura, com salários que não ultrapassam o valor de R$ 1.272,99.
Confira a lista de vagas no edital do concurso.
Interessados podem efetuar a inscrição através do site da FAPEC, no canal de concursos. Também serão aceitas inscrições diretamente na Agência dos Correios do centro da cidade. O valor da taxa para candidatura é de R$ 30 a R$ 90, variando conforme os requisitos de cada função.
Informações sobre a realização das provas objetivas serão divulgadas amplamente através do site da FAPEC e da Prefeitura de Nova Alvorada do Sul.

RIO GRANDE DO NORTE

Mais de 200 vagas são oferecidas através da realização do concurso público da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante, do estado do Rio Grande do Norte. As oportunidades são destinadas a profissionais de nível fundamental, médio e superior com cargos para diversas áreas de atuação.
A remuneração máxima oferecida é de R$ 6 mil para o cargo de Médico.
s inscrições poderão ser efetuadas via internet ou pessoalmente. Para inscrições online, acesse o site da organizadora Acaplam entre 28 de junho e 01 de agosto de 2010. Aqueles que não possuem acesso à internet devem comparecer neste mesmo período aos Postos de Atendimento da Central do Trabalhador e do Teatro Municipal.
As provas serão aplicadas a todos os participantes no dia 29 de agosto de 2010. O local será divulgado após o encerramento das inscrições, aguardando a viabilidade dos espaços que serão utilizados para este fim.
Confira a tabela completa de vagas no Anexo I do edital.