sábado, 28 de novembro de 2015

Vazamento seletivo: Relator da Lava-Jato estoura a caixa preta de Sérgio Moro

Teori_Zavascki06
“Há vazamentos na Lava-Jato para beneficiar poderosos.”
Relator da Lava-Jato no STF (Supremo Tribunal Federal), o ministro Teori Zavascki afirmou na quarta-feira, dia 25/11, que há “um perigoso canal de vazamento” de informações sigilosas das investigações do esquema de corrupção da Petrobras para beneficiar pessoas poderosas.
O alerta do ministro ocorreu durante o julgamento da segunda turma do STF que confirmou a prisão do líder do governo Delcídio do Amaral (PT/MS), do banqueiro André Esteves [padrinho de casamento de Aécio Neves], acusados de obstruir as investigações da operação Lava-Jato e integrarem organização criminosa.
“Vem à tona a grave revelação de que André Esteves [padrinho de casamento de Aécio Neves] tem consigo cópia de minuta do anexo do acordo de colaboração premiada assinado por Nestor Cerveró, confirmando e comprovando a existência de canal de vazamento na operação Lava-Jato que municia pessoas em posição de poder com informações de complexo investigatório”, disse o ministro.
Segundo Teori, “é um genuíno mistério como um documento sigiloso que se encontrava em ambiente prisional em Curitiba chegou ao escritório de André Esteves [padrinho de casamento de Aécio Neves] em São Paulo”.
No pedido de prisão dos dois, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, chegou a comparar as tratativas de Delcídio e de Esteves para comprar a delação premiada do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró para não serem citados como ato de mafioso.
“Há, aí, componente diabólico de embaraço à investigação: ultimado o acordo financeiro, Nestor Cerveró passaria a enfrentar dificuldades praticamente intransponíveis para conciliar-se com a verdade. Seu silêncio compraria o sustento de sua família, em evocação eloquente de práticas tipicamente mafiosas”, afirmou.
InvestigaçõesDelcídio teve a prisão decretada pelo relator dos processos da Operação Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal, o ministro Teori Zvascki, por suspeita de tentar atrapalhar as investigações sobre o escândalo de corrupção na Petrobras.
Delcidio03_Folha
Filho de Cerveró gravou conversa com senador.
Segundo Zavascki, ele ofereceu de uma “mesada” de pelo menos R$50 mil para que o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró não fechasse acordo de delação premiada com a Procuradoria-Geral da República e chegou a tratar de uma eventual rota de fuga do ex-diretor caso a Justiça concedesse um habeas corpus a ele.
Uma sessão da Segunda Turma do STF, em reunião extraordinária, manteve a prisão do petista.
O senador Ronaldo Caiado (DEM/GO) afirmou, pelo Twitter, que a bancada do Democratas irá votar pela manutenção da prisão do petista. “Não cabe a esta Casa contestar decisão num momento tão grave e que abala o Senado Federal. É importante também que o PT se pronuncie”, afirmou.
Os principais partidos de oposição ao governo federal ainda pretendem utilizar a prisão do líder do governo como argumento para a necessidade de afastamento de Eduardo Cunha (PMDB/RJ) da presidência da Câmara dos Deputados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.