quarta-feira, 9 de março de 2016

Papa Francisco transfere bispo que incitou ódio a Lula

Darci_Jose_Nicioli_Bispo04_Papa
Papa argentino é outra coisa: sabe onde vão parar os golpes.
O Papa Francisco mostrou que é rápido com o Báculo de São Pedro e deu de imediato uma arrumada no rebanho, com a transferência de Dom Darci José Nicioli da função de bispo-auxiliar de Aparecida do Norte para a de bispo de Diamantina, em Minas Gerais, sua terra.
Não foi uma punição, mas uma sinalização e o próprio Dom Darci deve ter percebido que passou do tom.
Dom Darci tem todo o direito de apoiar ou criticar este ou qualquer governo.
Mas não está à altura da Igreja moderna insuflar os fiéis a algo que possa ser entendido como ato de violência, muito menos invocando passagens bíblicas para sustentar o que diz.
O bispo errou ao estimular, do púlpito, os fiéis “a pisar sobre a cabeça de todas as víboras e de todos aqueles que se autodenominam jararaca”
Isto é coisa para os Marcos Felicianos, que pregam o ódio e a intolerância como marketing.
Seria o mesmo se um padre de esquerda sugerisse aos fiéis pegarem o chicote contra os vendilhões do templo que querem entregar o petróleo brasileiro.
Claro que não pretendo ensinar padre a rezar missa, mas tenho todo o direito de aplaudir o gesto papal pela serenidade de ânimos. Afinal, convivi com muitos religiosos, bispos até, e sempre fui respeitado em minhas convicções, porque gente tolerante e humana.
Francisco é argentino e sabe muito bem o que acontece nas rupturas democráticas.
Morrem pessoas, destrói-se o convívio, excomunga-se a paz.
Resistir politicamente, ocupar as ruas, protestar não é apenas um direito, é um dever de cidadania.
Mas fazer provocação, insuflar a violência, mandar pisar e esmagar… até eu que não creio sei que só pode ser um plano infernal.
Francisco vai se tornando um papa, pelo que fala e pelo que faz, digno de admiração de todos, católicos ou não.
Aliás, mais que de admiração. Neste aspecto da conjugação da firmeza com a serenidade tem sido um grande exemplo.
***
Darci_Jose_Nicioli_Bispo03
EM SUPOSTA REFERÊNCIA A LULA, BISPO DE APARECIDA (SP) ACONSELHA “PISAR NA CABEÇA DA JARARACA”Dois dias depois que o ex-presidente se comparou à serpente, o bispo-auxiliar fez, indiretamente, uma incitação ao ódio contra Lula em missa realizada no segundo maior templo católico do mundo. “Pisar na cabeça daqueles que se autodenominam jararacas. Vencer o mal pelo bem”, pregou.

Em uma incitação indireta ao ódio contra o ex-presidente Lula, o bispo-auxiliar da Arquidiocese de Aparecida (SP), dom Darci José Nicioli, pediu para que os fiéis “pisem na cabeça da jararaca”. Seu discurso, de tom mais político que religioso, foi feito na missa de domingo, dia 6/3, do maior templo católico do Brasil e o segundo maior do mundo: a Basílica de Aparecida.
“Peça, meu irmão e minha irmã, a graça de pisar a cabeça da serpente. De todas as víboras que existem e persistem em nossas vidas”, pregou. “Daqueles que se autodenominam jararacas. Pisar a cabeça da serpente. Vencer o mal pelo bem, por Cristo nosso Senhor”, pregou dom Darci. Sua fala repercutiu nas redes sociais depois que telespectadores publicaram na internet o vídeo da cerimônia, que é transmitida em rede nacional por um canal da tevê aberta.
Dois dias antes do discurso do bispo, Lula havia se comparado a uma jararaca ao comentar a operação da Polícia Federal que o aplicou a condução coercitiva para que prestasse esclarecimentos. Ironizando, afirmou que não mataram a “jararaca” pois teriam acertado o rabo, e não a cabeça.
Em nota, a assessoria do bispo dom Darci disse que o religioso teria feito referência a “Maria”, já que “ela pisou na cabeça da serpente”, que seriam “personificações do mal”. “As interpretações práticas ficam a cargo de cada fiel ouvinte”, diz o texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.