quarta-feira, 2 de março de 2011

Lançada campanha contra exploração sexual no carnaval


A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) lançou a campanha de Carnaval para o Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. O evento iniciou uma mobilização permanente de proteção das crianças e terá ações ao longo de todo o ano, em 17 capitais brasileiras. A ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a apresentadora Xuxa Meneghel e demais autoridades dos governos federal, estadual e municipal, além das entidades parceiras da campanha, apresentaram as peças e o conceito da mobilização.

De acordo com Maria do Rosário, o objetivo da campanha é sensibilizar a sociedade para proteger as crianças, em especial na época das festas, quando aumentam os casos de violência sexual. “A população tem que estar vigilante e fazer a sua parte, denunciando sempre que perceber uma violação”, disse. Ela enfatizou que a partir do recebimento de um telefonema para o Disque 100, uma rede de proteção é mobilizada.

O conceito da campanha “Tem coisas que não dá para fingir que não vê. Violência sexual contra crianças e adolescentes é crime. Denuncie. A bola está com você” convoca a sociedade para uma ação conjunta que contribua para reduzir a incidência de casos de violência sexual contra este grupo, que aumenta em períodos festivos. O símbolo da campanha é uma grande bola amarela, pintada com bolas mais claras e um borrão vermelho, representa a sociedade em torno de um problema que precisa ser combatido. “Assim como ninguém brinca com uma bola sozinho, mas em grupo, queremos que as pessoas compartilhem essa responsabilidade de cuidar das nossas meninas e meninos”, explicou a ministra. Ela reforçou que a mobilização chama o envolvimento de todos – poderes públicos, setor empresarial, sociedade civil organizada e da população.

Durante o carnaval, serão distribuídas peças com a arte da campanha divulgando o Disque Direitos Humanos – o Disque 100 – serviço gratuito que funciona 24h nos sete dias da semana para receber denúncias de violência contra crianças e adolescentes. As denúncias também podem ser feitas pelo site www.disque100.gov.br ou pelo endereço eletrônico disquedenuncia@sedh.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.