Teve início em São Paulo, sexta-feira (25), o projeto Revoluções: Educação, História, Direitos Humanos, Cinema e Fotografia. Será uma série de eventos com enfoque para as revoluções sociais a partir de eixos dos direitos humanos e do embate entre estética e política.
A primeira atividade foi o lançamento do site Revoluções (www.revoluções.org.br) que abrigará todo o conteúdo relacionado ao projeto.
De 5 a 8 de abril será realizado o curso Educação, Revoluções e seus direitos, com os professores Costas Douzinas (Birkbeck College/ Universidade de Londres), Alysson Mascaro (USP), Olgária Matos (USP), José Sérgio Carvalho (USP) e Paulo Teixeira (deputado federal/ PT-SP). No dia 19 de abril, Frei Betto debate o tema Imaginário, Futuro e Utopia.
Entre os dias 20 e 21 de maio haverá o seminário: Revoluções - uma política do sensível, que contará com a presença do filósofo esloveno Slavoj Žižek – que lançará os livros \"Em defesa das causas perdidas\" e \"Primeiro como tragédia, depois como farsa\" (Boitempo Editorial) - e dos professores Emir Sader (UERJ), Marilena Chauí (USP), Vladimir Safatle (USP) e Eduardo Gunter (Universidade de Buenos Aires). Fazem parte da programação também as videoconferências do sociólogo Michael Löwy e do cineasta alemão Alexandre Kluge.
No mesmo período haverá a abertura da exposição Revoluções, que apresentará o filme de nove horas e meia de Alexander Kluge, \"Notícias de antiguidades ideológicas: Marx, Eisenstein, o Capital\". Nele, Kluge retoma o projeto do cineasta russo Eisenstein de filmar \"O Capital\", de Karl Marx, a partir da estrutura de Ulysses, de James Joyce. A Versátil Home Vídeo fará, na ocasião, o lançamento de uma caixa com os três DVDs do filme, inédito no Brasil. Haverá também uma exposição baseada nas fotografias do livro \"Revoluções\" organizado por Michael Löwy (Boitempo Editorial).
O projeto conta ainda com uma oficina de Klemens Gruber, professor da Universidade de Viena, sobre Alexander Kluge, Mídia e Revolução, a partir da análise da obra de Kluge, nos dias 22 e 24 de maio.
Revoluções é uma realização da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, do Instituto de Tecnologia Social (ITS - BRASIL), do SESC SP, e da Boitempo Editorial e conta com apoio do Instituto Goethe e da E-open.
Todas as atividades acontecem nas instalações do SESC Pinheiros (Rua Paes Leme, 195, Pinheiros, São Paulo) e são gratuitas.
As inscrições podem ser feitas até 28 de março por meio do formulário disponível no endereço www.revolucoes.org.br/inscricoes-curso. As vagas são limitadas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.