terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Papa diz que católico não deve ter filhos "como coelhos"

O papa Francisco apelou nesta segunda-feira a uma "paternidade responsável", e considerou um católico bom não deve se comportar "como coelhos", em entrevista coletiva a bordo do avião que o levou de volta a Roma.
"Alguns acham, perdoem a expressão, que para ser bom e católico temos que ser como coelhos", disse aos 70 jornalistas credenciados no voo papal que saiu de Manila.
Essa foi a resposta Francisco a uma pergunta sobre a controvérsia nas Filipinas sobre os problemas do controle de natalidade e o uso de contraceptivos, que a Igreja Católica não admite.
Francisco explicou que os especialistas aconselham "três por família" para manter a população.
"Quando é menos do que isso ficamos com problemas extremos, como poderia acontecer na Itália. Não sei se é verdade, mas em 2024 disseram que não haverá dinheiro para pagar os aposentados", acrescentou.
Para evitar isso, sua resposta e a "resposta da Igreja" é a "paternidade responsável".
Como exemplo ele contou a história de um encontro que teve há alguns meses com uma grávida de seu oitavo filho.
"Isso é uma irresponsabilidade! A resposta é a paternidade responsável e eu conheço muitas vias lícitas que ajudam", declarou.
Sobre os filhos de famílias pobres, o papa destacou que para elas cada filho é "um tesouro a ser amado". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.