sábado, 23 de janeiro de 2016

Conheça a “planta milagrosa” que teria curado Fidel

Moringa_Planta_Medicinal01
A moringa tem propriedades nutritivas, mas médicos advertem que não deve ser usada indiscriminadamente.
Fidel Castro a colocou em moda em Cuba e assegurou tratar-se do segredo na luta contra a desnutrição e a razão para sua própria cura.
O ex-presidente cubano, de 88 anos, cuja saúde vem sido apontada como frágil há muitos anos, a chamou de “árvore milagrosa”. Chegou, inclusive, a anunciar à imprensa cubanana que o país iria “produzir maciçamente” a moringa, conhecida no Brasil como acácia-branca, “que tem também fontes inesgotáveis de nutrientes da carne, ovos e leite”, fazendo uma referência irônica às “dezenas de propriedades medicinais” e nutritivas da planta.
Mas a moringa tem, de fato, muitas outras propriedades. Veja, abaixo, o que se sabe dessa “erva mágica”.
Onde cresce?A moringa é originária do norte da Índia, Etiópia, Filipinas e Sudão, embora esteja presente em vários países tropicais e subtropicais. A planta se cultiva na África, Ásia tropical, América Latina e Caribe, Flórida e ilhas do Pacífico.
Moringa oleifera, dentre a espécie com maior valor econômico, cresce na região do Himalaia, mas se cultiva extensamente nos trópicos, explica a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, em inglês).
“À medida que se sabe mais sobre seus múltiplos usos, maior é a importância que teve no desenvolvimento de muitas áreas pobres de países em desenvolvimento”, explica John Sutherland, da Universidade de Leicester, Reino Unido.
Em alguns lugares a planta é conhecida como moringueiro e quiabo-de-quina. Na África, também é chamada de “melhor amiga da mamãe”. Na América Latina é conhecida principalmente em Cuba, República Dominicana, Paraguai e Argentina.
Cuba_Fidel_Moringa01
Fidel Castro e a “árvore milagrosa”, que teria ajudado a manter o líder cubano vivo.
Usos medicinaisSegundo o Centro de Internacional de Pesquisa Agroflorestal (Icraf, na sigla em inglês), a moringa pode medir até 8 m de altura. Abre-se, em geral, em forma de guarda-chuva e produz flores durante todo o ano. Seu fruto é grande e distinto. Quase todas as partes da planta podem ser utilizadas na medicina.
“O interesse por suas propriedades medicinais cresceu, há um grande número de estudos científicos sendo feito [sobre ela]”, explica Sutherland.
A FAO diz que as folhas da planta “são ricas em proteínas, vitaminas A, B e C, e minerais, muito recomendados para mulheres grávidas ou em período de amamentação, e ainda para crianças pequenas”. As folhas, com alto conteúdo de cálcio e ferro, podem substituir o espinafre, acrescenta o Icraf.
Também contêm altas doses de cistina e metionina, aminoácidos que funcionam como antioxidantes naturais para o corpo humano, e são encontrados em alimentos como ovos, carnes, produtos lácteos e cereais integrais.
Moringa_Planta_Medicinal02
O saber popular diz que a planta ajuda a combater 300 enfermidades.
As vagens jovens da moringa são comestíveis e seu sabor se assemelha ao do aspargo. As ervilhas verdes podem ser cozidas e as flores consumidas em forma de chá, também usado como remédio para resfriados.
De acordo com a FAO, os produtos derivados da moringa têm propriedades antibióticas, contra os parasitas tripanossomas e pressão baixa.
A planta também cura espasmos, úlceras e inflamações, e tem propriedades para reduzir o colesterol e os açúcares no sangue. As sementes e cascas são utilizadas para tratar problemas circulatórios.
“É uma espécie incrível e tem propriedades multifuncionais”, declarou Fernando Arancibia, da Fundação para a Inovação Agrária (FIA), do Chile.
O saber popular diz que a planta cura e previne até 300 enfermidades, incluindo diabetes, dores de cabeça ou acne, ainda que não existam estudos científicos que demonstrem tais propriedades. Talvez por isso muitos se refiram a ela como “a árvore da vida”.
RiscosNo entanto, os especialistas advertem que é preciso ter moderação no consumo da planta, pois entre seus efeitos secundários estão perda de sono, excesso de glóbulos vermelhos e acidez. O médico naturalista Reinaldo Reyes assegurou em entrevista à televisão dominicana que a moringa pode ser perigosa.
“Tem sido utilizada há anos para combater a desnutrição em países pobres. O problema é que agora as pessoas querem usá-la de forma indiscriminada, porque pensam que é inofensiva”, diz Reyes.
Já o médico naturalista Arcênio Estevez Medina afirma não ter “nada contra” o consumo de moringa”, mas advertiu que não se deve usá-la indiscriminadamente, assim como a nenhuma outra planta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.