domingo, 17 de janeiro de 2016

Suiçalão: França libera dados e CPI do HSBC ganha força

HSBC18_Lavanderia
A decisão do governo da França de compartilhar toda a documentação do escândalo do HSBC-SwissLeaks deve ressuscitar CPI sobre o tema no Senado. O relator Ricardo Ferraço (PMDB/ES) já foi informado pelo Ministério Público a respeito da liberação.
“Pensavam que a CPI estava enterrada, mas estamos renascendo das cinzas, como uma fênix”, disse Ricardo Ferraço ao blog do jornalista Fernando Rodrigues, do UOL, que entrega o pool internacional de profissionais com acesso aos documentos.
O SwissLeaks refere-se ao vazamento de arquivos de uma agência do HSBC na Suíça. O número de contas de brasileiros passa de 8 mil, com cerca de US$7 bilhões depositados. A maioria não declarou os valores à Receita Federal.
A CPI foi uma iniciativa do senador Randolfe Rodrigues (Rede/AP), mas não decolou porque o UOL, que detinha os dados completos, não forneceu os dados sob alegação de seria “incorreto divulgar listas de nomes sem uma checagem prévia de cada um e sem que fique estabelecida a relevância jornalística e o interesse público.”
Ferraço queria convocar os brasileiros com os maiores volumes depositados em contas secretas no HSBC de Genebra. Mas a maioria dos integrantes da CPI freou essa iniciativa, pois o Senado não tinha acesso aos dados originais do vazamento.
Agora, a situação pode mudar.
A CPI do HSBC-SwissLeaks receberá os dados do governo francês com o compromisso de não divulgar as informações. Mas poderá agora requerer oficialmente uma checagem dos dados por parte da Receita Federal –que já tem a mesma documentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.