Conheça em detalhes a ciclovia da Av. Paulista, em São Paulo.
Willian Cruz, com informações do Vá de bike e dica de Sônia Sampaio
A Secretaria de Transportes da cidade de São Paulo (SMT) divulgou detalhes da ciclovia na avenida símbolo da cidade, a Avenida Paulista, que será inaugurada no domingo, dia 28/6, às 8 horas, pelo prefeito Fernando Haddad (PT). Segundo o secretário Jilmar Tatto, “a expectativa é manter as condições de segurança e fluidez do trânsito com a transferência das bicicletas para uma pista definitiva, garantindo um conforto maior aos usuários da Avenida Paulista, principalmente aos ciclistas e pedestres”.
O projeto também engloba a construção de dutos para fibra óptica e cabeamento sob o canteiro central. Não houve interferência nos equipamentos do Metrô, que passam sob a avenida. As oito faixas de rolamento da via foram mantidas, com alguns ajustes. Alguns trechos próximos aos semáforos ganharam grades para a proteção dos ciclistas. A sinalização semafórica existente foi sincronizada com o fluxo de bicicletas.
A faixa exclusiva de ônibus da Av. Paulista foi estendida até a Av. Angélica, cruzando a Rua da Consolação, o que traz como bônus uma melhora na fluidez do transporte coletivo. Essa medida beneficiará 170 mil usuários de linhas do transporte coletivo do eixo Rebouças e Dr. Arnaldo, que atualmente fazem o retorno pelas ruas da Consolação e Bela Cintra. A expectativa da SMT é de que a obra diminua em 15 minutos o tempo de viagem nessas linhas.
E a avenida Bernardino de Campos, continuação da Av. Paulista no lado Paraíso, passou por uma requalificação urbanística no “padrão Paulista”, com enterramento da fiação, iluminação reforçada no canteiro central e reforma das calçadas. Nenhuma árvore foi retirada. Foi feita ligação com a ciclovia já existente na R. Vergueiro.
A obras no canteiro central, as faixas esquerdas de ambos os lados da avenida serão interditadas. A Ciclofaixa de Lazer será desativada durante esse período, que deve durar seis meses.
Canteiro central e pavimentoPara a construção da ciclovia, houve alargamento do canteiro central, que ficará com 4 metros, com as faixas de rolamento sendo “rebalizadas”, para que não precisem ser eliminadas: as faixas dos automóveis passarão de 3m para 2,8m; a dos ônibus, de 3,5m para 3,3m. O canteiro central ficará a uma altura de 18cm em relação às faixas de rolamento a seu lado.
O pavimento não foi pintado, mas construído em concreto pigmentado. Por esse método, um pigmento em pó é acrescentado ao concreto, sendo misturado ainda dentro do caminhão, de forma que seja aplicado já na coloração desejada. Isso é positivo em dois aspectos: manutenção, já que não há tinta a se desgastar; e aderência, que será a do concreto e não a da tinta. Solução semelhante foi adotada nas ciclovias das avenidas Faria Lima e Eliseu de Almeida.
O local da inauguração no domingo, dia 28/6, será na Praça dos Ciclistas, localizada na Av. Paulista, próximo ao nº 2.400. Participe!
Clique aqui para obter mais informações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.