terça-feira, 29 de setembro de 2015

Novo delator reafirma Cunha como líder do esquema da Petrobras com PMDB

Eduardo_Cunha_PMDB117
O ex-gerente da estatal Eduardo Musa disse que o presidente da Câmara era quem “dava a palavra final” nas indicações para cargos na estatal.
Novo acordo de delação premiada levanta indícios sobre o envolvimento de Eduardo Cunha, presidente da Câmara, como um dos cabeças do esquema de corrupção do PMDB com a Petrobras. O engenheiro Eduardo Musa, ex-gerente da estatal, afirmou em seu depoimento que Cunha tinha “a palavra final” na indicação para a diretoria Internacional da Petrobras.
A denúncia contra o antigo diretor da área, Jorge Zelada, que está preso preventivamente, e a condenação do último diretor, Nestor Cerveró, já traziam os nomes dos caciques do PMDB – Além de Cunha, o presidente do Senado Renan Calheiros também é citado. Ambos processos contra os diretores da Petrobras adiantavam Cunha como uma das cabeças do que esquema que beneficiava o partido.
A novidade é a ênfase na delação de um terceiro executivo da área Internacional. Musa, que foi gerente do setor entre 2006 e 2009, ressaltou que o PMDB detinha a indicação do cargo de diretor e que um dos responsáveis por indicar esses nomes era o lobista João Augusto Rezende Henriques, preso nesta segunda-feira, dia 21/9, em mais uma etapa da Lava-Jato. Mas quem assinava embaixo, disse Musa, era Cunha.
“Henriques disse ao declarante [Musa] que conseguiu emplacar Jorge Zelada para diretor internacional da Petrobras com o apoio do PMDB de Minas Gerais, mas quem dava a palavra final era o deputado Eduardo Cunha”, frisa um trecho do relatório.
O lobista era mais um dos que tinham passagem livre no PMDB, com influência na estatal, incluindo “possivelmente”, afirma Musa, a diretoria de Exploração e Produção, que ainda não está na mira das investigações da força-tarefa da Lava-Jato.
Henriques era quem fornecia informações privilegiadas dentro da Petrobras para ajudar na decisão do preço das propostas enviadas à diretoria, em troca do pagamento de propina. Segundo os investigadores, o lobista teria recebido R$20 milhões das empreiteiras que “ganhavam” o contrato da estatal.
Eduardo Cunha não se manifestou, afirmando que não teve acesso ao depoimento de Musa. O presidente da Câmara é investigado em denúncia, já recebida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), de ter recebido pelo menos US$5 milhões de propina na Lava-Jato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.