quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Venezuela: Leopoldo Lopez é culpado por protestos que deixaram 43 mortos

Venezuela_Leopoldo_Lopez07
Leopoldo Lopez, o “Aécio venezuelano”. Foto da Agência Efe.
Ele é acusado de instigação pública e conspiração; pena pode chegar a 14 anos de prisão; partidários de Lopez dizem que julgamento é injusto
O Ministério Público da Venezuela considerou, na noite de segunda-feira, dia 30/8, que o líder opositor Leopoldo Lopez, preso há mais de um ano, é culpado pelos protestos violentos de fevereiro de 2014, que resultaram na morte de 43 pessoas.
Lopez é acusado de crimes de instigação pública, associação para delinquir e conspiração. O julgamento, que entrou em fase de conclusão, deverá ser retomado na quinta-feira, dia 3/9. Pela acusação do MP, o ex-prefeito de Chacao pode pegar até 14 anos de prisão.
O texto divulgado pelo órgão venezuelano leva em consideração o que foi afirmado por especialistas em análise do discurso que participaram no julgamento. Eles afirmaram que o “dirigente fez pronunciamentos, por meio de meios de comunicação e redes sociais, que claramente incitaram seus seguidores a gerar violência nas ruas e a desconhecer o governo nacional e as instituições do Estado venezuelano”.
A sentença ocorre após a realização de 70 audiências do julgamento e mediante 108 supostas provas de que Lopez teria tido influência sobre seus seguidores nos atos de violência que ocorreram no país, entre eles um ataque à sede do Ministério Público em Caracas em 12 de fevereiro, marco inicial das jornadas de protesto, que se estenderam até junho de 2014.
O opositor foi detido por ser, de acordo com o governo, um dos líderes do movimento “A saída”, plano que pretendia a saída do presidente Nicolás Maduro do poder.
Além de Lopez, respondem pelos atos de fevereiro de 2014 Demian Martín e Ángel González, acusados de conspiração e instigação pública, e Marco Coello e Christian Holdack, sobre os quais se somam, além as acusações de incêndio e danos ao patrimônio público.
RepercussãoO coordenador do partido de Lopez, Vontade Popular, Freddy Guevara, afirmou na terça, dia 1º/9, que o julgamento sofreu uma “aceleração” e que já está em etapa de conclusões. Mas, disse, em entrevista coletiva concedida à imprensa, esperar que o dirigente opositor seja absolvido das acusações.
Já a esposa de Lopez, Lilian Tintori, disse, em sua conta no Twitter, que “a única sentença justa para Leopoldo é a liberdade”. Ela ressaltou ainda que “todas as provas afirmam a inocência de Leopoldo Lopez”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.