quinta-feira, 14 de maio de 2015

Petrobras: Novos poços do pré-sal têm influenciado queda de custo

Pre_Sal32_Bessinha
O diretor de exploração e produção da Petrobras, José Formigli, afirmou que a conexão de novos poços de produção na área do pré-sal tem influenciado a queda do custo de produção de petróleo da companhia. O custo de extração em Lula [campo no pré-sal da Bacia de Santos] está em torno de US$9,00 por barris de óleo equivalente [BOE]. O lifting cost [custo de extração] da Petrobras é de US$14,76 por BOE. Ela é descrescente, bastante influenciada pela entrada dos poços de alta produtividade do pré-sal”, disse Formigli, durante teleconferência sobre o resultado do segundo trimestre.
O executivo disse ainda que a Petrobras conectou no fim de semana mais um poço – o Lula 28 – na plataforma Cidade de Parati no campo de Lula, na Bacia de Santos. Ele afirmou também que o FPSO Cidade de Mangaratiba sairá do estaleiro esta semana com destino a locação. A unidade deverá iniciar a produção no quarto trimestre desse ano.
Para o quarto trimestre, também está previsto o início de produção da P-61/TAD e FPSO Cidade de Ilhabela. Com a entrada de novas plataformas e conexão de mais poços, Formigli reafirmou que a meta de produção de petróleo da companhia este ano é de 7,5% a mais que o registrado em 2013, com margem de erro de 1% para mais ou para menos.
“Esta meta [de produção] é bastante concreta e factível de ser atingida”, afirmou Formigli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.