sábado, 26 de setembro de 2009

Defesa agropecuária ganha 125 veículos novos e laboratório reformado

O trabalho de fiscalização da sanidade do rebanho baiano passa a contar a partir de agora com 60 carros e 65 motocicletas novos. Eles servirão para o deslocamento dos técnicos da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) durante a execução de serviços como o controle do trânsito de animais e a prevenção de doenças e pragas.

Participaram do evento, nesta sexta-feira (25), na Adab, o governador Jaques Wagner e o secretário da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Roberto Muniz, que também inauguraram a reforma e a ampliação dos laboratórios de sanidade animal e vegetal da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (Ebda). Os laboratórios receberam investimento de R$ 3,3 milhões.

Segundo Muniz, as ações vão proteger a agropecuária baiana, aumentando a produção. “Quando a gente protege a agropecuária, melhora a qualidade dos produtos ofertados à sociedade baiana. Por isso, investimos em modernização. É um novo momento da agricultura no estado”, disse.

E foi lançado o Cartão do Criador, que traz informações sobre a propriedade e o rebanho, facilitando o atendimento dos produtores pelos órgãos do Estado. O cartão faz parte do processo de informatização do atendimento da Seagri, que iniciou nesta sexta-feira a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) eletrônica, agilizando e garantindo o controle do rebanho baiano.

“Uma guia como essa vinha sendo preenchida a mão. Superamos esse atraso. Hoje tudo é informação, tecnologia, capacidade de prever os eventos. Com esses equipamentos e as soluções digitais, estamos avançando”, afirmou o governador. Inicialmente, a GTA eletrônica vai estar disponível aos produtores em 118 municípios. Até o fim do ano, o novo sistema atenderá em todo o estado.

Combate ao abate clandestino

O projeto do Programa de Descentralização e Regionalização de Abatedouros foi entregue nesta sexta-feira a Wagner. Agora ele entra na fase de estudos para ser incluído no orçamento de 2010. “Tem produtor que abate desse jeito há muito tempo e precisa mudar. A saída é um abatedouro que cumpra a norma e ao mesmo tempo seja mais acessível”, explicou o governador.

Em parceria com órgãos de defesa do consumidor, a Seagri vai fazer um trabalho de fiscalização da quantidade de água na carne de frango vendida no estado. As amostras de frango vão ser examinadas nos laboratórios da Ebda, que foram recuperados e ampliados.

Muniz observou que a fiscalização beneficia o consumidor, “que não vai mais comprar água congelada no lugar do frango”. Muitas vezes, explicou o secretário, “a gente vê o preço do frango menor, mas quando chega na panela o frango murcha. Agora, o governo estadual tem a possibilidade de fazer o Dreep Test, que identifica a porcentagem de água no frango. Se ela estiver acima do permitido, que é de 6% do volume da carne, o frango será recolhido”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.