quinta-feira, 3 de setembro de 2009

ACERVO HISTÓRICO III : A DIREITA NO PODER E SUAS CONSEQUENCIAS

Caso Lutfalla

O Caso Lutfalla trata de denúncias contra o então governador Paulo Maluf e o ex-ministro Reis Veloso por irregularidades na concessão de empréstimos ao grupo Lutfalla.


O Caso Lutfalla trata de denúncias contra o então governador Paulo Maluf e o ex-ministro Reis Veloso por irregularidades na concessão de empréstimos ao grupo Lutfalla.
Naquela época, BNDE fez empréstimos a empresa em regime falimentar contra a opinião de seu próprio presidente que chegou a exigir por escrito ordem de autoridade superior para jogar mais dinheiro do Tesouro em uma operação fadada ao fracasso. A ordem veio e o dinheiro emprestado perdido. Outra ordem ministerial exigiu que os Bancos do Estado de SP, da Guanabara e do Brasil adquirissem cotas do capital da firma falida a fim de transferir para seus acionistas uma parte do prejuízos decorrentes da má aplicacão dos recursos públicos.
O escandâlo foi investigado pela Comissão Geral de inquéritos, um instrumento do Poder Executivo A despeito das denúncias que se multiplicaram desde o início desses processos, em 1974, nenhum quadro do primeiro escalão da ditadura militar foi punido, mesmo os envolvidos nos casosmais escandalosos. E somente em 1980foi aprovada a primeira CPI para apurar uma grande denúncia de corrupção, a destinada a investigar o “Caso Lutfalla. Mesmo assim, a comissão só foi instalada um ano depois, em função da obstrução dos governistas. Há inquérito sobre o caso Lutfalla, iniciado pela Polícia Federal que permanece até hoje obstruído no Ministério da Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.