
Para preservar as fazendas do sul da Bahia, muita gente teve que mudar de profissão. Uma alternativa que deu certo foi a exploração do turismo das fazendas de cacau da região, já famosa por ter belas praias.
Agricultores na Gazenda em Ilhéus
Em uma das fazendas em Ilhéus (BA), o dono faz um convite para um passeio dentro da mata. Quem conta a história e relembra a época do cacau é José Antonio dos Santos. Ele, que já trabalha na fazenda há 29 anos, é também guia turístico. “As pessoas da roça são as melhores para fazer isso por causa do treino, da prática, pra saber explicar tudo direitinho, detalhado”, afirma o guia.
Os turistas encontram, além das plantações de cacau, 40 hectares de pura Mata Atlântica. José Antônio dá uma paradinha para explicar o que tem de tão especial dentro do fruto. “Todo esse branco que tem aqui dentro do cacau é a polpa, que faz o suco”, explica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.