domingo, 20 de setembro de 2009
Haddad: Lula é o presidente que criou mais universidades na história do País
O overno Lula criou 11 universidades federais, uma a mais que JK. Até o final de 2010, vai chegar a 14. “Terá superado e com folgas”, comemora o ministro da Educação, Fernando Haddad.
Durante a cerimônia de sanção pelo Presidente Lula da lei que cria a Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), em Brasília, o ministro da Educação, Fernando Haddad, comemorou o recorde batido pelo governo no número de universidades federais criadas em toda a história do país. “O primeiro curso superior no Brasil foi criado em 1808. De lá pra cá, são 201 anos de educação superior e, nesse período de tempo, Lula é o presidente que criou mais universidades federais”, disse. Com a UFFS, que abrirá as portas em março do ano que vem, o governo federal terá criado 11 universidades, uma a mais que no mandato do Presidente Juscelino Kubitschek. Até o final de 2010, serão criadas mais três, cujos projetos já tramitam no Congresso Nacional, fechando a era Lula num total de 14 novas universidades. “Lula terá superado e com folgas a marca de JK”, disse o ministro.
Haddad também lembrou que o governo do PT mais que dobrou o número de vagas nas instituições federais de ensino superior e fez um agradecimento especial ao seu colega de governo, o ministro Paulo Bernardo: “O Ministério do Planejamento não tem nos faltado nunca e esse compromisso também é inédito na história do Brasil”, disse.
A criação da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), com 39 cursos em cinco campi, vai gerar oportunidade de estudo a 3,8 milhões de pessoas que vivem no Oeste de Santa Catarina, no Noroeste do Rio Grande do Sul, no Sudoeste do Paraná e na região da Cantuquiriguaç u (PR). Para abrigar sua estrutura, já foram doados à UFFS mais de 500 hectares de terra por parte dos municípios de Realeza (PR), Laranjeiras do Sul (PR), Cerro Largo (RS), Erechim (RS) e Chapecó (SC). Ao final de quatro anos, o investimento federal para criação da UFFS será de aproximadamente R$ 304 milhões.
Universidade Federal Fronteira Sul: elitista em qualidade e popular na oportunidade
Muito emocionados, a deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) e o prefeito de Realeza, Eduardo Gaievski, participaram da solenidade de criação da nova universidade, bem como prefeitos e lideranças do movimento pró-universidade nas regiões-sede da instituição. “São anos e anos de luta pela universidade da mesorregião. Hoje, o sonho de muitos se tornou uma conquista para todos”.
O Presidente da Comissão de Implantação da UFFS no Ministério da Educação, professor Dilvo Ristoff, frisou o trabalho intenso do movimento social e disse que a Universidade Federal Fronteira Sul será “elitista em qualidade, mas popular na oportunidade” .
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.