
A Petrobras encontrou mais petróleo na área do bloco BCAM-40, na Bacia de Camamu, chamada Campo de Camarão Norte. O campo de Camarão Norte está localizado na região Sul do bloco e seu reservatório se estende até o campo de Camarão, no antigo bloco BM-CAL-4, operado com 100% de participação pela El Paso.
A Petrobras não informou o volume de óleo do reservatório do novo campo. Segundo relatório da consultoria Gaffney, Cline & Associates, os recursos identificados nessa estrutura totalizam 50 mil barris de petróleo e 500 milhões de m³ de gás natural.
A descoberta do campo de Camarão Norte foi feita durante a perfuração do poço BAS-131 na região sul do campo de Manati, que também está na área do BCAM-40 e produz desde fevereiro de 2007. A descoberta inclui reservatórios de petróleo e gás natural parcialmente localizados dentro da Formação Sergi, que possuem características semelhantes às do campo de Manati.
Além dos campos de Manati e Camarão, o BCAM-40 possui mais de 507 km²de área atualmente em exploração, em águas rasas e profundas. Os prospectos identificados no Bloco BCAM-40 exibem inúmeras características semelhantes às do campo de Manati.
Mas nem só de sucesso exploratório vive o BCAM-40. Em junho, a após o insucesso da campanha no prospecto de Cravo, a petroleira norueguesa Norse Energy informou que não está participando da campanha de perfuração do prospecto de Dendê. (1BRSA748BAS)
Cravo foi o segundo prospecto identificado, testado e abandonado no BCAM-40. A petroleira norueguesa informou ainda que dois dos quatro sócios da consórcio optaram por perfurar o novo prospecto por sua própria conta. A Norse alegou que existe um risco significativo na campanha e recomendou uma análise mais profunda nos dados coletados em Cravo.
A Petrobras é a operadora do BCAM-40 com 35% de participação. A estatal tem como sócias, além da Norse Energy (10%), a Queiroz Galvão Perfurações (45%) e a Brasoil (10%).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.