A primeira etapa de recuperação e manutenção do Centro de Convenções da Bahia (CCB) deve ser finalizada ainda este mês. Até o próximo ano, toda a estrutura do CCB será completamente reformada, na maior intervenção sofrida pelo prédio desde a sua inauguração, há 30 anos. Nesta etapa, cerca de 50% das obras foram concluídas.
Segundo a presidente da Bahiatursa, Emília Silva, o investimento inicial é de R$ 4 milhões. Ela explica que ainda serão feitos reparos na estrutura metálica e que está em andamento a pintura do teto da entrada principal e de paredes. No gradil, 400 peças estão sendo substituídas. Está sendo feita também a recuperação da climatização do Auditório Yemanjá.
“O Centro de Convenções é um equipamento importante porque movimento o turismo de negócios. Não podemos ter uma vida turística na cidade sem um centro de convenções”, frisou Emília. De acordo com o diretor-geral da Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab), Luis Alberto Carneiro, na primeira etapa estão sendo realizadas recuperações consideradas emergenciais.
Obras
Já foram feitos os reparos de oito escadas rolantes, com recuperação de placas de cobertura, limpeza, tratamento de ferrugem e danos na pintura, e recuperados os 28 banheiros. O prédio também recebeu sistema de sinalização de emergência, modernização dos elevadores e reparos na cobertura, com colocação de manta asfáltica. Em 2010, a cobertura será totalmente substituída.
Segundo Carneiro, serão recuperadas as calhas para escoamento de água na cobertura do Pavilhão de Feiras, em caso de chuva, e, em caráter emergencial, será colocada uma manta asfáltica para resolver os problemas de vazamentos na cobertura.
Atualmente, o Centro de Convenções se firma como umas das principais opções para a realização de congressos, conferências, feiras e exposições, encontros e jornadas nacionais e internacionais de todos os portes. Ainda este mês, o local vai sediar dois eventos importantes: o Congresso Brasileiro de Cardiologia, com um público de 10 mil médicos, e o 16º Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, que tem a estimativa de atrair dois mil participantes. Em abril de 2010, será realizado 12º Congresso da ONU de Prevenção ao Crime e Justiça Criminal.
"Nos meses de baixa estação, centros de convenções têm uma papel importante para atração de eventos e de geração de renda. Salvador é a terceira capital do Brasil em realização de eventos de grande porte, tanto nacionais quanto internacionais”, afirmou o secretário estadual de Turismo, Domingues Leonelli.
De acordo com dados do Salvador Convention Bureau, mais de 180 eventos foram confirmados para ocorrer na capital baiana nos próximos quatro anos. A superintendente da entidade, Silvana Gomes, observou que a reforma do Centro de Convenções foi muito bem recebida pelo setor e coincide com um momento de grande competitividade na área de turismo de eventos. “Apresentar um equipamento como este em boas condições e modernizado é muito importante para garantir mais eventos na cidade”.
Inaugurado em 1979, o Centro de Convenções da Bahia possui 57 mil metros quadrados de área construída, 17 auditórios, 16 salas de apoio e estacionamento para 1,3 mil veículos. Recentemente, após a realização de cinco audiências públicas, foi apontado que a melhor forma de gestão para os centros de convenções de Salvador, Ilhéus e Porto Seguro é a terceirização.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.