terça-feira, 8 de setembro de 2009

Senador propõe fim de salário para vereadores de pequenos municípios

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) apresentou uma série de propostas à reforma eleitoral que está sendo debatida no Senado. Em plenário, ele leu uma lista de sugestões, várias delas, polêmicas. Entre elas, a que prevê a substituição do título de vereador por "conselheiro municipal" e torna sem remuneração o trabalho nas cidades "cujo número de eleitores não justifica segundo turno nas eleições para prefeito", de acordo com Buarque.
O próprio senador admite que sua proposta está "contra a corrente", uma vez que a discussão no Congresso tem sido no sentido de aumentar o número de vereadores, ajustando os percentuais de repasse de recursos para as câmaras municipais.
"Estou nadando contra a corrente, sim, mas estou sendo coerente, porque votei contra o aumento no número de vereadores. Eu até aceitaria aumentar o número de vereadores, se for um trabalho gratuito".
O senador disse que os "conselheiros municipais" não precisariam trabalhar durante oito horas nem todos os dias da semana.
"Minhas propostas não foram sequer consideradas pela comissão que discutiu a reforma eleitoral, porque tocam em algo muito amarrado a privilégios", lamentou o parlamentar.
O projeto de reforma eleitoral passou pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado e agora deverá ser votada pelo plenário da Casa.
Em relação aos vereadores, a proposta de Cristovam dificilmente ganhará espaço nas discussões do Legislativo. A principal discussão tem sido outra: o aumento em mais de 7 mil vagas no número de vereadores no país.

NOTA

Seria importante que esse projeto fosse aprovado, pois, a maioria dos vereadores só se candidatam por causa dos altos salários, muitos semi-alfabetizados, não conhecem nada de leis e se perpetuam no poder através de favores particulares.
Sobre vereador ter que trabalhar menos sendo conselgeiros municipais é piada. Alguem vê vereador trabalhar????

2 comentários:

  1. Melhor que acabar com vereador seria o fim do senado, uma casa que não serve pra nada (cabide de emprego para apaniguados), a não ser disputar com a camara quem tem mais força pra aprovar ou reprovar.

    ResponderExcluir
  2. Na verdade,todas as intancias do podertem que ser melhoradas,todos os brasleiros sabem disso.Mais infelismente são eles que sempre estão se reelegendo. A culpa é de quem?....

    ResponderExcluir

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.