terça-feira, 8 de setembro de 2009

Trânsito e transporte público de Ilhéus em situação caótica.

É lastimável a situação do transporte público em Ilhéus. Pela manhã bem cedinho, os poucos coletivos para linhas onde o contigente de trabalhadores e estudantes são enormes passam superlotados, tendo momentos que os motoristas não param mais nos pontos por causa da superlotação, deixando trabalhadores e estudantes a mercê, tendo unicamente a certeza de que poderão ficar barrados na porta da escola e aos trabalhadores, que terão horas descontadas no final do mês por conta dos atrasos. As linhas que saem do bairro Nossa Senhora da Vitória são as mais abandonadas. Coletivos que chegam a ter 60 passageiros em pé, imprensados uns nos outros ou nas portas de entrada e saída. Fiscalização só existe para saber se o passageiro está usando o IlhéusCard de outros, inclusive, com propaganda nas emissoras de rádio chamando essses passageiros de caras-de-pau. A partir das 9h da manhã, as linhas do N.Sra. Vitória chegam a demorar até 40 min para passar num ponto. Quando aparecem, vêm até três coletivos um atrás do outro, mostrando efetivamente a falta de ordem e fiscalização adequada.
Não sou a favor do uso indiscriminado do IlhéusCard. Cada um deve ter o seu. Quem tem direito a meia passagem, que a use. Quem não tem que pague inteira. Mas, é inadimissível que só se fiscalize esse caso e não vejam a situação que os passageiros vivem no dia-a-dia, no caminho para o trabalho ou escola e na volta para casa.
Lembrando que, proporcionalmente às distâncias de cada linha, Ilhéus possui uma das passagens mais caras do país!

Trânsito

Outra preocupação para motoristas, motociclistas e pedestres, são os semáforos instalados que não funcionam e os locais que necessitam do semáforo e não os possuem.
Existe um semáforo isntalado há mais ou menos 6 meses no cruzamento da Av. Nossa Senhora Aparecida com o Eixo Principal da Urbis, mas, até hoje, nunca funcionou. Acidentes são frequentes no local, inclusive, com vítimas, e nada é feito. Enquanto isso, na esquina da Av. Lotus com o início da aV nossa Senhora Aparecida, na entrada do Nelson Costa, não existe semáforo, apesar de seruma bifurcação perigosíssima, com um fluxo muito alto de veículos de grande e pequeno porte. Próximo ao aeroporto, no Posto de combustível, onde os veículos que trafegam da Urbis/Nelson Costa/ N.Sra.Vitória em direção ao Centro tem que passar obrigatoriamente, tomando a Rodovia Olivença-Ilhéus tem semáforo e não funciona, deixando veículos à espera para seguir viagem em até 10 minutos. Na entrada da Travessa do Bonfim, caminho que leva ao acesso do Colégio da Polícia Militar, não tem semáforo. Colocaa-se dois guardas para ajudar na travessia dos alunos na entrada e na saída e, fora desse horário, vão embora. E os outros horários? E quando os alunos saem mais cedo? E quando osdemais moradores do bairro, principalmente idosos, precisam atravessar a pista? Existe uma faixa de pedestre no local que não é respeitada pelos motoristas. Enquanto isso, na saída do aeroporto, que o maior fluxo de trânsito é somente quando do embarque e desembarque de passageiros dos aviões, e também na entrada da Sapetinga, tem semáforo. Não sendo contra a estes semáforos, mas, nos outros lugares citados não teriam a mesma ou até maior importância?
Será necessário haver mortes por atropelamentos, protestos dos moradores, quebra-quebras, para ser tomada alguma atitude?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.