quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Hospital Roberto Santos completa 30 anos e duplica capacidade da UTI pediátrica

A capacidade para o atendimento de crianças de zero a 13 anos, no Hospital Roberto Santos, foi duplicada, com a inauguração, nesta terça-feira (27), de nove leitos de tratamento intensivo e cinco de tratamento semi-intensivo. Com esses, são mais de 200 novos leitos de UTI instalados pelo Governo do Estado nos últimos dois anos, o que representa acréscimo de 50%.
Segundo o secretário da Saúde, Jorge Solla, os novos leitos vão atender a uma demanda crescente da população, que tem no Hospital Roberto Santos a referência de atendimento. “Há muito tempo um governo do estado não investe tanto em infraestrutura de saúde. A nossa meta é inaugurar, até o final de 2010, 1.100 novos leitos na rede hospitalar”.
Os novos leitos estão equipados com modernos equipamentos de saúde, entre eles, monitores multiparamétricos, respiradores artificiais, desfibriladores, eletrocardiógrafo, além de camas, carro-maca, mesas hospitalares, poltronas para acompanhantes, condicionadores de ar e outros itens. “Em muitos países, quem não tem emprego e um seguro de saúde não recebe atendimento. Aqui, no Brasil, apesar dos problemas, qualquer cidadão tem direito a saúde, seja uma vacina ou um transplante. Na Bahia estamos fazendo todo o esforço para oferecer saúde de qualidade para a população”, disse o governador Jaques Wagner, durante a inauguração.
O diretor do hospital, Paulo Barbosa, ressaltou que, agora, com a abertura dos novos leitos, crianças que antes ficavam no ambulatório por falta de vagas vão receber o devido atendimento. “E não é só isso - o hospital está se modernizando e será ampliado em breve. Também já ganhamos 10 novas UTI’s adulto. A saúde passou a ser prioridade na Bahia”.

Pronto Atendimento

A inauguração da UTI pediátrica aconteceu durante solenidade que lembrou os 30 anos de funcionamento do Roberto Santos. Na cerimônia também foi apresentado o projeto de ampliação e reforma do hospital. “Vamos inaugurar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que vai funcionar como urgência e emergência 24 horas Só em casos mais graves os pacientes serão levados para a emergência do hospital. Isso vai aumentar a capacidade do Roberto Santos”, explicou o secretário da Saúde, informando que será construído um prédio anexo ao hospital. “Nele teremos um estacionamento, consultórios, área para ensino e pesquisa e um novo espaço para a administração”.

Homenagem

Durante a solenidade de inauguração, o Governo do Estado homenageou o ex-governador Roberto Santos, idealizador e responsável pela construção do hospital. “Essa unidade foi pensada para ser o vértice da rede pública de saúde na Bahia e até hoje cumpre esse papel. Fico muito orgulhoso disso”, afirmou Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.