sábado, 31 de outubro de 2009

Chávez lamenta que Lula tenha de sair

O Presidente Lula e o líder venezuelano Hugo Chávez visitam uma lavoura em El Tigre. Lula está em visita oficial ao país, e conheceu o projeto agrário do governo da Venezuela. A entrada do país no Mercosul depende de aprovação no Senado brasileiro e está pendente no Paraguai.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, lamentou o fato de oPresidente Lula ter que deixar o governo do Brasil em janeiro de 2011 e defendeu a candidatura dele a um terceiro mandato. Declarou, no entanto, ter certeza de que, em 2010, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) será eleita sucessora de Lula.

"Eu lamento que Lula saia do governo. Por que ele tem de sair? Se um presidente governa bem e tem 80% (de aprovação popular), por que ele tem de sair?", perguntou Chávez, em entrevista a jornalistas brasileiros enquanto esperava o desembarque de Lula em um pista de pouso da cidade venezuelana.
Chávez acrescentou que não entende por que a presidente do Chile, Michele Bachelet, também terá que deixar o cargo no próximo ano se conta com índice de aprovação de 60%. "Só deixo a pergunta no ar."
Ao afirmar que tem "certeza" de que Dilma será eleita para suceder a Lula para sucedê-lo no cargo 2010. Afirmou que Dilma "tem peso, é uma grande mulher e tem a cabeça bem ordenada."
"Ela será a próxima presidente do Brasil. Podem escrever", afirmou. A uma pergunta sobre qual será sua reação se a vitória for de um candidato opositor, o presidente venezuelano apelou para o princípio da não-interferência em assuntos de outros países: "Não me meto em questões internas. Vocês são soberanos e podem fazer o que quiserem. Eu não me meto", declarou.

Lula 'chegou como Cristo, anunciando a boa nova', diz Chávez

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse Presidente Lula chegou ao país "como Cristo, anunciando a boa nova", referindo-se à aprovação da entrada da Venezuela no Mercosul pela comissão do Senado brasileiro.
"É benéfico para todos. Criar um grande mercado para a América do Sul. O Mercosul vai se transformar em um novo polo de poder econômico", afirmou Chávez aos jornalistas na pista do aeroporto de El Tigre, onde recebeu Lula para um novo encontro trimestral entre ambos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.