domingo, 25 de outubro de 2009

Luxa diz que vai entrar para a política

Com o Santos fora da briga pelo título brasileiro e a possível saída do presidente Marcelo Teixeira no final do ano, Wanderley Luxemburgo já vê novo horizonte para 2010.
Ele ainda não sabe se seguirá como treinador ou se vai pendurar a prancheta. Certezas mesmo só a entrada na política e a mágoa com Luiz Gonzaga Belluzzo, presidente do Palmeiras.

Sem Marcelo Teixeira na presidência, você já disse que sai. Vai para a política?

Wanderley Luxemburgo - É outra possibilidade que pode existir na minha vida. Nunca me filiei a partido. Filiei-me ao PT agora, no Tocantins.

Por que o PT?

Luxemburgo - Sempre me identifiquei com coisas que o PT fazia, mas achava o partido radical. Passou a ser mais moderado e se encaixa mais com a minha cabeça, com o meu pensamento político-ideoló gico.

Você é amigo do Lula?

Luxemburgo - Tenho amizade com o Lula, que foi o petista que mais evoluiu. Se você pegar o Lula de anos atrás e pegar o de hoje, verá que evoluiu na ideologia. Algumas coisas que fazia com radicalismo no partido foram mudando. Isso mostra que o PT evoluiu.

Por que o Tocantins? Está preparado para as críticas por não ter identificação com esse Estado?

Luxemburgo - O mundo está globalizado. Qual é o problema? Por que você não pode trabalhar no Rio se for convidado? É anormal? Vocês têm tendência à crítica. Como se fosse proibido eu entender que o Tocantins possa ter uma situação em que seja possível desenvolver um trabalho melhor do que em São Paulo. Num mundo globalizado, com possibilidades, alternativas de trabalho, você fala inglês fluente e o convidam para um jornal em Nova York. Vai deixar de ir porque é brasileiro? É crescimento. No Norte, é onde precisam de um projeto de esporte, pois não tem. O Tocantins é um Estado que promete. Tem só 20 anos e muita coisa a ser feita.

Como é para um técnico top ficar sem lutar pela taça?

Luxemburgo - Estaria brigando pelo título. Não deixaram, é diferente. Montei um projeto no Palmeiras para brigar pelo título deste ano e pela Libertadores do ano que vem.

O que pensa do presidente do Palmeiras, Luiz Gonzaga Belluzzo, que o demitiu?

Luxemburgo - Belluzzo foi um dirigente nada diferente dos de anos trás. Mostrou mentalidade retrógrada, apesar de dizer que é moderno. É fácil deixar de discutir a situação e mandar o cara embora. O que aconteceu eu não sei, pois não houve nada que pudesse caracterizar uma perda de cargo. A minha saída foi por pressão de diretores e da Mancha Verde [torcida organizada]. Eu tinha brigado com a Mancha e o Belluzzo aceitou a imposição dela. Infelizmente, ele tomou a decisão porque se sentava na arquibancada.

Pensa em seleção ainda?

Luxemburgo - Nem penso. Se um dia tiver convite, vou pensar. O meu projeto já passou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.