sábado, 31 de outubro de 2009

O sonho, um luxo para os ocupantes da missão brasileira em Honduras

Resumo artigo em Português e PEDIDO de estratégia a todos:
Resultante de pressões mundiais, os EUA ontem , via representante estava em reunião na embaixada do Brasil com os negociadores de acordo.
A notícia é que ZELAYA PODE voltar, mas ainda não voltou. Enquanto isso, prisões , torturas são feitas intensamente em Honduras.
Segundo resistentes, o representante dos EUA notou que Micheletti, o golpista , cometeu crimes e descredibiliza aos que ficarem ao lado dele, em apoio ou em falsa represália. Aos EUA não houve outra alternativa que "tentar" esse acordo.
Enquanto isso as eleições ficam cada vez mais perto.
Sugiro que TODOS façam pressões intensas hoje, e uma forma dessa é fazer circular, com copias a mídia, blogs e copia aparente a ONU e OEA
webmaster@unog.ch ,llo@unog.ch,cidhoea@oas.org,svillagran@oas.org
No Blog e em tópico da comunidade tem os mais recentes boletins médicos da situação que está os que são abrigados na embaixada brasileira.
O boletim constata vários efeitos e doenças provocadas por ataques de golpistas (com auxilio e tecnologia dos EUA e Iraque)a embaixada: Bombas químicas e biológicas causam vomito, dor de cabeça, sangramentos nasais..
Aparelhos de ultra som e agora refletores com luz intensa sob os da embaixada causando cegueira.
Link para detalhes relatório medico: http://hondurasurgente.blogspot.com/2009/10/danos-graves-la-salud-de-personas.html
As fotos de crimes lesa humanidade, que se encontram nesse link:
http://hondurasurgente.blogspot.com/2009/10/urgente-medidas-cautelares-embajada.html
Vamos lá, a vitória SERÁ de todos.

Aqueles que afirmavam que o presidente seria restaurada no início de novembro para legitimar as eleições, e amarrado de pés e mãos, conseguiu descrever as últimas semanas vários anos que estamos testemunhando agora. Mas você mente, não o fim do curso, esta continua em vigor, os seus efeitos são predominantes, as condições que fizeram com que ele ainda está tão válida como a 28 de junho.
A pressão política da diplomacia gringa não incluir as questões críticas, mas tenta ignorar questões substantivas e destaca a proeminência dos interesses oligárquicos. Presidente Zelaya assinou sua restituição, que pode ser interpretado como a vitória do golpe e do golpe.
Os detalhes permanecem pesados: a programação está ainda em curso acções para ser levado de volta para Zelaya mansão presidencial. Tecnicamente, o acordo ainda pode manter o presidente constitucional de vários dias de prisão na embaixada brasileira, é o Congresso que deve decidir o destino do país.
Esse mesmo Congresso que cometeu o crime de falsificação da assinatura do presidente, e decretou a sua remoção. Acordo em que o ladrão, muitas vezes decide que tipo de justiça vai ter a sua vítima. O Supremo Tribunal, que ordenou a detenção e expulsão de Manuel Zelaya Rosales, deve fornecer um parecer jurídico para orientar a conferência. Go solução.
Existem várias comissões para desenvolver: o acompanhamento, a verdade, e quem sabe mais o quê. Como parte dessa bagunça da oligarquia obteve o reconhecimento de eleições fraudulentas, Zelaya vai agora fazer esforços para reabrir as portas da ajuda internacional para a economia já golpeada de Honduras.
No final não há garantia de que vai acontecer, ou como ou quando. Como tem acontecido durante todos esses meses da tragédia, a incerteza domina o palco. Continuamos a contar com as mentiras dos assassinos que inventam decretos que não respeitam a si próprios.
Ontem, em contraste com a mesa de negociação, a resistência foi brutalmente reprimida. Apesar de ter as necessárias autorizações, a polícia e os militares decidiram dar uma nova dose de gás, espancamentos e balas para o movimento popular como um lembrete de que os acordos não eliminam a repressão não elimina os grupos paramilitares não eliminam a assassínios selectivos, não eliminar violações dos direitos humanos.
Seria muito ingênuo pensar que temos vindo a pagar alguma coisa. O Exército mantém uma posição de grande autonomia contra políticos e empresários obedecer seus mestres, que continuam com a idéia de que o povo batendo os seus interesses sejam preservados. Também continuam em vigor os decretos assinados repressiva Micheletti. A estrutura da violação dos direitos humanos ainda está vivo, bem oleada e especialmente ativo contra o povo hondurenho.
Parece que a negociação, pelo menos até o momento da redação deste texto, tenha esquecido a prisão enorme que criou o regime de facto. Vale a pena perguntar quem é que vai acontecer com o presidente Zelaya "tem a mesma Guarda de Honra?, Qual é a sua relação com as Forças Armadas? Que sobre seu relacionamento com o Congresso Micheletti?
Por outro lado, ainda está pendente a questão dos crimes contra a humanidade cometidos pelas forças armadas com a cumplicidade do regime de facto e da oligarquia criminosa. Felizmente para o povo hondurenho, por arrogância ou estupidez, os líderes do golpe ignorado a questão da anistia, Oscar Arias, que tinha apresentado no seu plano original.
Come questões muito importantes para o movimento popular hondurenho. O golpe foi precipitado pelas justas exigências do povo hondurenho, e estes permanecem sem resposta por parte das classes dominantes. Se alguma coisa destas tempo comprou a retardar o processo de mudança em Honduras.
O que vai acontecer com o processo eleitoral? Há também uma fraude que está incluído na negociação. No entanto, agora haverá uma pressão considerável para os candidatos progressistas nesse processo. Essa delicada questão exige uma análise muito sábio. No entanto, a participação no processo eleitoral, independentemente do resultado, pode permitir sustentado mobilização popular.
Agora a nossa visão deve ser mais longo, é preciso escolher cuidadosamente as ações que tomamos, sem abdicar dos nossos princípios e nossas reivindicações. A situação política coloca novos desafios e, agora, a unidade é uma questão crítica, e não fins eleitoralistas, a situação obriga as pessoas a dar respostas, incluindo respostas a dar ao nosso povo o seu espaço político.
Vale a pena recordar aqui uma série de argumentos que foram feitas através de todas as contribuições dos colegas que têm gerado opinião. Vale a pena lembrar que a ação da resistência tem sido a chave para forçar as forças obscuras do direito de negociar posições. Sem o movimento popular que a conclusão não teria sido necessário.
O papel que ganhou o povo deste país tem sido o elemento central para a produção de um fenômeno raro na história da América Latina: Um presidente deposto retornou a sua posição. Presidente Zelaya espero nunca esquecer que foram as ações de pessoas que conquistou a sua restituição, não se esqueça sua dívida moral para o restabelecimento de Honduras.
Esta é uma vitória popular, mas apenas um triunfo no caminho de muito sofrimento e desespero para vir em busca de um novo país, onde todos possam viver em paz. A oligarquia e do império têm mostrado que não nos dão nada. Se vencermos a nossa liberdade, devemos lutar por ela.
Assim, os slogans permanecem. Hoje nós comemoramos, mas manter-se alerta. A luta, se alguma coisa é mais intensa hoje do que nunca. Agora que muitos traidores novamente emergir das sombras, hoje lembro com mais intensidade do que nunca, nossos mártires, a quem devemos a conquista de um sonho: a independência de Honduras.
Lembre-se: a luta começa aqui. Não cometa o erro de confundir isso com nossas aspirações.
For, os assassinos ou esquecimento ou perdão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.