quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Conferencia de Cultura Itacare e Litoral Sul

Aconteceu no sábado dia 17, na Câmara Municipal de Itacaré, a II Conferência Municipal de Cultura de Itacaré, com a presença de 43 inscritos, sendo 41 presentes da sociedade civil, representantes das Associações culturais e esportivas, e colaboradores da comunidade em geral; e 02 representantes do poder público, Srª. Irley Novaes (Secretaria de Esporte, Cultura e Juventude) e o vice-prefeito Rosivaldo Oliveira.
Também teve a especial presença de Anderson Silva, representate do território Litoral Sul da Secult.
A Comissão Organizadora do evento formada por 15 representantes não mediu esforços para mobilizar a comunidade, inclusive da zona rural, e ampliar a divulgação da Conferência.
No entanto, a Secretaria de Esporte, Cultura e Juventude que assumiu a responsabilidade pelo transporte da comunidade da zona rural (público confirmado de 40 pessoas) não conseguiu liberação de carro para que os representantes da comunidade de Taboquinhas, Água Fria e Fojo estivessem presentes o que significou uma redução da participação popular no evento e também para a cota de eleição de delegados (5% do número de inscritos - regra estabelecida pelo Conselho Estadual de Cultura/Secult).
Assim, ao final dos trabalhos que se estenderam das 10:00 as 19:00 horas, foram aprovadas propostas a nível municipal, estadual e federal e ocorreu a eleição de 2 representantes titulares e 2 suplentes: Ronara Chagas (titular sociedade civil), Juliana Machado (suplente sociedade civil), Irley Novaes (titular poder público) e Lucilene Oliveira (suplente poder público) para participarem da I Conferência Territorial do Litoral Sul.
A Conferência seguiu as orientações dadas a todos os municípios pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult) explorando 5 eixos temáticos com os moderadores:

EIXO I – PRODUÇÃO SIMBÓLICA E DIVERSIDADE CULTURAL - MARCOS SAULO CONCEICAO CRUZ (Verde Vida)

EIXO II – CULTURA, CIDADE E CIDADANIA - VERUZYA SANTOS CORREIA (Casa Ver Arte)

EIXO III – CULTURA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - SAYONARA BEZERRA MALTA (Casa do Boneco)

EIXO IV – CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA - JOAO LUIZ DA SILVA FARIA (Passagem)

EIXO V – GESTÃO E INSTITUCIONALIDADE DA CULTURA - JULIANA MACHADO OLIVEIRA (Ponto de Cultura Libélula)

Nos dias 24 e 25 (sábado e domingo) os delegados titulares de Itacaré (Ronara e Irley) estiveram presentes na I Conferência Territorial, na UESC; e também a delegada suplente Juliana Machado, convidada pela Secult para ser painelista de um dos eixos de discussão "Cultura, Cidade e Cidadania".
Entre todas as atividades, a Secretaria de Cultura do Estado (Secult) apresentou retorno à comunidade presente das ações desenvolvidas a partir das conferências realizadas em 2007, bem como foram votadas propostas prioritárias que serão defendidas na Conferência Estadual de Cultura e eleição de delegados. Com o número total de 301 presentes, foram eleitos 10 representantes territoriais da sociedade civil e 5 do poder público, entre eles a Secretaria de Esporte, Cultura e Juventude de Itacaré, Srª. Irley Novaes.
"Gostaríamos de destacar que a Conferência Estadual de Cultura vai se realizar em Ilhéus, entre os dias 26 e 29 de novembro e a nossa presença será muito importante para definir os rumos da cultura e garantir seu desenvolvimento em nosso Estado e consequentemente em nosso município.
Esperamos o apoio da Prefeitura para garantir o transporte para o maior número de pessoas interessadas em participarem, bem como para os grupos culturais locais que irão integrar as atividades culturais nesta ocasião."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.