domingo, 25 de outubro de 2009

Estudante de Sta. Brígida disputou o FACE


Estudante de Santa Brígida disputou a final do Festival Anual da Canção Estudantil

Com o apoio do vereador Denilson Souza (PT), o estudante Nerisvan Lima, do Colégio Estadual Luiz Viana Filho do munípio de Santa Brígida, participou da grande final do Festival Anual da Canção (FACE/2009) realizada ontem, sexta-feira, 23, às 17h, na Concha Acústica. Mas, não foi desse vez e o prêmio acabou ficando para o estudante Sivaldo dos Santos, 40 anos, grande vencedor na categoria melhor música do 2º Festival Anual da Canção Estudantil (Face), com a música “Cultura Ameaçada”.
Ele é aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Colégio Estadual Letice Oliveira Maciel, no município de Seabra, e durante 21 anos ficou fora das salas de aula porque foi obrigado a escolher entre os estudos e o trabalho.
“Estou realizado. Participei do evento não pensando em vencer, mas a fim de superar mais um desafio. Quero que os jovens sigam o meu exemplo e não deixem de estudar. Sem estudos nossa cultura morre, nossa história é apagada”, disse.
Para a final do Face participaram 15 finalistas de vários municípios baianos. Uma comissão composta por oito jurados ouviu letras e melodias das músicas classificadas, uma de cada Diretoria Regional da Educação (Direc), e selecionou os melhores em três categorias.
Além de Sivaldo, a categoria Melhor Música premiou também Moabe Silva (2º lugar), com a música “Obra Prima” e Jefferson Laerte Benevides (3º lugar), com a música “Zumbi”. Benevides foi considerado o melhor interprete masculino. Rafaela Alves foi escolhida a melhor interprete feminino, com a música “Uma canção sem nome”.
As letras das músicas selecionadas trouxeram inspiração, muitas vezes, da própria realidade de cada estudante e de sua comunidade. Nesta segunda edição, a maior preocupação dos jurados foi contemplar a variedade de estilos, que contou com o xote, rap, romântico e rock.
"Este é um grande incentivo para os jovens e adolescentes mostrarem o seu talento. Eles participaram ativamente de todas as fases com competência e profissionalismo”, afirmou a primeira-dama Fátima Mendonça, madrinha do festival.
Segundo o secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, mais de um milhão de estudantes, pertencentes a mil escolas de 362 municípios baianos se inscreveram no Face. O festival foi realizado em três etapas. Esta segunda edição contou com a apresentação de 15 canções por Direc, totalizando 495 músicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.