segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Novo AGU diz que defesa de obras do PAC será sua prioridade

O novo advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, disse nesta segunda-feira (26) que ações para tentar evitar paralisação de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) serão prioridades durante sua gestão. “É um programa de aceleração, que busca centrar debates nos projetos que otimizam o desenvolvimento, por essa importância estratégica dessas obras”, disse.
“O PAC é prioridade dentro do governo. É preciso que a gente construa um canal de entendimento dos órgãos de controle com a administração pública”, completou o ministro da AGU.
Adams afirmou que a preocupação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com as obras que têm sido constantemente paralisadas pelos órgãos de fiscalização é “pertinente”. Ele disse compartilhar da opinião de Lula, que, na última sexta (13), sugeriu a criação de uma câmara “inatacável” que possa decidir em instância final se uma obra deve ou não ser paralisada.
“A preocupação do presidente é totalmente pertinente. Quando falamos em obras não falamos só do Tribunal de Contas [da União]. Temos o Ministério Público, agentes econômicos. Hoje o Tribunal de Contas pode liberar uma obra, mas um procurador dizer que não”, afirmou Adams em entrevista coletiva.
Luís Inácio Adams evitou fazer críticas diretas ao TCU. Para o advogado, o órgão tem sua função constitucional, que, segundo ele, é fundamental na ação de controle. Adams, porém, destacou que muitas vezes situações de insegurança são revistas pelo próprio TCU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.