sábado, 26 de dezembro de 2009

Juntos e misturados: Vocês já viram o governador tucano José Serra ,no meio dos catadores de material reciclável e moradores de rua ?

Desde que assumiu a Presidência da República, o Presidente Lula compareceu todos os anos à confraternização natalina dos catadores de material reciclável e moradores de rua em São Paulo. No evento de ontem, o Presidente disse que um dos principais problemas de habitação no país é que parte da sociedade não aceita os pobres morando no centro das cidades.

"Tem uma parte da sociedade que não quer vocês morando no centro", disse. "Neste país é assim. Todo mundo quer feira, mas não quer a feira na rua de casa. Todo mundo quer ponto de ônibus, mas não quer ponto de ônibus na porta de casa. Todo mundo quer delegacia, mas não quer próximo. Prisão, então, ninguém quer. Pobre é bom para a gente ver em filme, não para morar no prédio que a gente mora."

Lula deixou clara uma torcida pela eleição a presidente de Dilma, e pediu às organizações dos moradores de rua que montem o mais rápido possível uma lista de reivindicações habitacionais. "Mas tem que ser logo, porque quando eu vier aqui em dezembro do ano que vem já vai ter outra pessoa eleita, e eu já serei rei posto, e rei posto não pode fazer promessa", brincou. "De qualquer forma, se for (eleito) quem eu penso, poderemos voltar juntos para fazer promessa", completou, em referência a Dilma.

O Presidente assinou um decreto que criou a Política Nacional para a População em Situação de Rua, destinada a levantar as necessidades do setor e definir medidas para essa faixa de brasileiros. "Temos de 50 a 60 mil moradores de rua, mas não temos uma pesquisa confiável. O IBGE vai se comprometer em fazer isso", explicou. Ele também editou uma medida provisória que institui crédito do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para empresas que comprarem material reciclado por cooperativas de catadores. Lula ainda aproveitou o momento para um autoelogio: "Eu duvido que já tenha tido em algum momento da história deste país não um presidente, mas um governo que tivesse compromisso e a relação mais forte que nós temos com os movimentos sociais", defendeu.

Frase

Neste país é assim. Pobre é bom para a gente ver em filme, não para morar no prédio que a gente mora - Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.