quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Presidente Lula foi eleito personalidade do ano pela população uruguaia



O Presidente Lula foi eleito pela população uruguaia a segunda personalidade internacional mais importante de 2009, de acordo com pesquisa feita pela Interconsult. Lula foi escolhido por 15% dos uruguaios, atrás apenas do presidente norte-americano Barack Obama, lembrado por 53% dos entrevistados.

Os mandatários da Venezuela, Hugo Chávez, e da Argentina, Cristina Kirchner, receberam 13% e 4% dos votos, respectivamente. Depois deles, ainda foram mencionados por 3% dos entrevistados o técnico da seleção argentina de futebol, Diego Maradona, e o apresentador de televisão Marcelo Tinelli.

Em relação à personalidade do ano dentro no Uruguai, o mais votado foi o atual presidente do país, Tabaré Vázquez, com 40% das preferências. O chefe de Governo uruguaio foi seguido pelo seu sucessor, José Mujica, que assumirá a Presidência do país no dia 1º de março e foi escolhido por 34%.

O vice-presidente eleito, Danilo Astori, ficou com 12% das preferências, enquanto os candidatos presidenciais derrotados por Mujica nas eleições deste ano, Luis Lacalle e Pedro Bordaberry, receberam 11% cada.

Para o diretor da Interconsult, Juan Carlos Doyenart, os resultados do levantamento indicam que os uruguaios têm "uma forte tendência de associar personalidade com um dirigente político". Segundo ele, desde que a empresa começou a realizar esse tipo de pesquisa, em 1998, a grande personalidade eleita pela maioria dos uruguaios sempre foi o chefe de Estado do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.