domingo, 27 de dezembro de 2009

Não julgarás o outro por ti mesmo

Estadão e Folha de São Paulo devem saber o que dizem quando dão fôlego a uma teoria no mínimo surpreendente que já começara a ganhar fôlego na Blogosfera no minuto seguinte à divulgação da notícia de que Lula foi escolhido o “homem do ano” pelo diário francês Le Monde. Refiro-me à teoria de que grandes jornais fazem matérias de primeira página com objetivos políticos e financeiros.

A teoria não é minha, é dos dois jornais supra mencionaos. E o que dizem esses jornais é justamente o que não dizem, mas põem leitores para dizer.

Vocês, leitores de todo país, poderão dizer aqui, em comentários, os nomes dos outros veículos que divulgaram essa mesma teoria irresponsável que lerão dos leitores desses dois jornais. Provavelmente, no jornal ou revista ou portal de internet ou blog em que você viu isso, o escolhido para dizer teoria tão estrepitosa não foi o veículo, mas algum leitor ou comentarista.

Funciona assim:

O Estado de São Paulo

Fórum dos Leitores

26 de dezembro de 2009


Depois de inflado o ego do ‘cara’, alguém tem dúvidas de qual avião de guerra será o escolhido?"

Maurício Lima

São Paulo


*

O presidente Lula (o “cara”) foi agraciado pelo jornal francês Le Monde com o título de personalidade do ano (2009), deixando seus seguidores exultantes. E Sarkozy acrescentará: “Lulá j’taime.” E Lula dirá: “Sim, compro os Rafale!”

Alberto Bastos C. De Carvalho

São Paulo


*

Será que Lula teria sido eleito a personalidade do ano do Le Monde se a opção de compra dos aviões já tivesse ocorrido e os vitoriosos fossem norte-americanos ou suecos?

Joaquim Ribeiro do Valle Jr.

Barueri


Folha de São Paulo

Painel do Leitor

26 de dezembro de 2009


"O "Filho do Brasil" é o homem do ano para o jornal francês "Le Monde". Depois dessa, não há mais dúvidas: a indústria francesa será a grande vencedora da concorrência para a venda dos caças supersônicos ao Brasil..."

VICTOR GERMANO PEREIRA

São Paulo, SP


Vamos descrever a teoria desses indivíduos. Dizendo-a claramente, seu despropósito lógico grita de agonia.

Antes de começar a expor meu ponto de vista, porém, sugiro darem uma boa olhada no que a Wikipedia diz do jornal francês Le Monde:

Le Monde

Wikipédia, a enciclopédia livre.


Le Monde é um importante jornal distribuído em várias partes do mundo. É o jornal francês de maior prestígio internacional. Variedade de informações e articulistas respeitados, além de uma postura política “independente” , fazem a essência de um jornal de estilo sóbrio. Fundado em 1944 por Hubert Beuve-Méry, sua estrutura interna é bem diferente da maioria das empresas jornalísticas, pois seus redatores possuem 40% do seu capital.

Então, como eu dizia, os dois jornalões brasileiros acusam seu suposto congênere francês, o Le Monde, de ter escolhido Lula o "homem do ano" porque lhe conhece o egocentrismo e acha que, com a matéria laudatória, o presidente brasileiro atropelará os interesses da nação e escolherá o produto que for, digamos, mais “simpático”?

Bem, pelo menos não acusaram Lula de estar sendo subornado pelos franceses... Não em dinheiro, por enquanto.

Enfim, meus caros e minhas caras, essa é a teoria com a qual ao menos a Folha e o Estadão tentam “explicar” aos seus públicos a honraria concedida agora pelo Le Monde a Lula depois de ter sido concedida por outro grande jornal estrangeiro, o El País, que não se sabe ainda o que quererá vender ao Brasil.

E o que terá Lula comprado de outros veículos “corruptores” de chefes de Estado como The Economist, Financial Times, Newsweek etc., os quais também andaram tecendo elogios a Lula e ao Brasil?

Aliás, a darmos razão aos veículos brasileiros que estão dando fôlego a essa acusação absurda de que Lula se deixaria subornar pela homenagem do Le Monde e compraria bilhões em aviões de guerra da França em pagamento, será bom nos preocuparmos, pois, para pagar toda a imprensa internacional que o elogia, o presidente terá que quebrar o Brasil umas vinte vezes.

De Eduardo Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.