quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Bahia receberá fábrica neozelandesa


Será inaugurada no próximo dia 24, em Jaborandi, no Território Bacia do Rio Corrente, uma fábrica de processamento e envasamento de leite nos moldes da Nova Zelândia, país que é responsável por cerca de 30% do mercado mundial leiteiro. O assunto foi debatido hoje (dia 14) numa reunião entre o Embaixador da Nova Zelândia no Brasil, Mark Trainor, o chefe de Gabinete da Secretaria do Planejamento, Edson Valadares, e a superintendente de Cooperação Técnica e Financeira, Luiza Amélia Mello.
Mark Trainor expôs a expertise da Nova Zelândia na produção leiteira e de ovinocaprinos. “Somos responsáveis por 51% do mercado mundial de ovelhas e cordeiros, sendo que 95% da produção é voltada para a exportação”, relatou Trainor. Na reunião, o embaixador adiantou que o Ministro da Agricultura da Nova Zelândia, David Carter, fará uma visita à Bahia no dia 24 para a inauguração das novas instalações da fazenda neozelandesa Leite Verde.
Possibilidades de parcerias entre a Bahia e a Nova Zelândia também foram debatidas no encontro. De acordo com o Chefe de Gabinete da Seplan, Edson Valadares, a unidade chega num momento importante, em que o Governo da Bahia tem apoiado a expansão da produção leiteira, já que boa parte do leite consumido internamente vem de fora do estado. “A produção leiteira deles é basicamente de empresas familiares. Podemos trocar experiências nessa área, levando em consideração que 60% da produção de alimentos no Brasil vem da agricultura familiar, que precisa ser fortalecida”, avaliou Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.