quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Classe Média Way of Life


Descobri, por acaso, o divertidíssimo blog Classe Média Way of Life, que dá dicas valiosas para todos aqueles que queiram fazer parte da nossa doce, engajada e sempre acuada classe média brasileira. Entre uma dica e outra, são apresentados alguns sintomas. Se você, leitor, apresenta mais do que cinco destes sintomas listados abaixo, parabéns! Você está no caminho certo para se tornar um membro da nossa classe média:.
.
1. Gostar de festas com "ambientes selecionados" ;
2. Fazer curso de idiomas (e não aprender);
3. Assinar a revista Veja;
4. Gostar do Cirque du Soleil;
5. Sonegar impostos;
6. Achar que seus empregados têm que gostar de você;
7. Achar que "Deus" te considera melhor do que os outros;
8. Afirmar que não existe racismo no Brasil;
9. Praticar o "cada um por si" no trânsito;
10. Ser contra o Bolsa-Família;
11. Comprar à prestação;
12. Ter sobrenome italiano;
13. Ter medo;
14. Achar o Brasil um lugar horrível para se viver;
15. Colocar a culpa no Lula.

Colocar a culpa no Lula


"Culpa do Lula" é um expediente médio-classista que caracteriza qualquer coisa que possa dar errado no Brasil. É um híbrido de "transferência de responsabilidades" com "senso de posição social", dois conceitos interligados que compõem a filosofia de vida da Classe. Logo, para ingressar neste grupo especial da nossa sociedade, será necessário aprender a vincular o nome do ex-metalúrgico a qualquer evento ou constatação negativa que envolva o Brasil. Afinal, não basta ignorar o presidente. A revista, a tevê, o jornal e tudo aquilo em que você acredita urram para que você o odeie. Obedeça.
Um bom estudo de caso consiste na observação das reações e do posicionamento da Classe Média em relação à disputa para sede das Olimpíadas de 2016.Imagine voltar a alguns dias antes da escolha da cidade sede dos Jogos Olímpicos. Como bom membro da Classe Média, você primeiramente duvidaria, com todas as suas forças, da capacidade do governo brasileiro conseguir uma coisa dessas. Culpa do Lula. Um país tão bagunçado assim nunca será capaz de trazer pra cá um evento tão importante, de gente civilizada, uma coisa tão grandiosa e que nos traria tantos benefícios. Nosso presidente é despreparado e a comunidade internacional não o leva a sério. Culpa do Lula de novo.
Com o passar dos dias, a televisão (sua janela límpida e cristalina para a verdade sobre o mundo) lhe informaria que as chances são reais. E se o Rio vencer, não haverá culpa de nada para imputar no Lula. Isto seria capaz de botar em parafuso a cabeça do cidadão, tal qual um software mal programado com erro de sintaxe - um legítimo fatal error. Felizmente o cérebro humano possui mecanismos que impedem esse tipo de conflito: o médio-classista automaticamente começa a reconsiderar sua opinião sobre os Jogos Olímpicos, uma forma de desfazer esse nó nos neurônios.
O Rio está quase ganhando. A partir desse momento, o cidadão de Classe Média já conjectura se ser sede de Olimpíadas é realmente bom para o Brasil. Afinal, somos um país de terceira, violento, corrupto e pobre. Culpa do Lula. Tomara que o Rio perca. Aí, sai o anúncio: o Rio venceu. Agora, o médio-classista tem certeza de que isso é ruim. Além de ser um desrespeito com o Primeiro Mundo, um evento desse porte tem tudo para ser um fracasso em terras brasileiras. Vão desviar esse dinheiro, que deveria ser investido em educação e saúde (finja que você se importa, não interessa se você é usuário de educação e saúde privadas). E o dinheiro dos seus impostos vai pra mão dos políticos, que vão roubar quase tudo. Culpa do Lula (ignore que ele não será o Presidente em 2016).
Conclusão: para ser da Classe Média, a “Culpa do Lula” precisa ser uma entidade tão sagrada para você, que te faça torcer com ardor e sinceridade para que o Brasil perca essa ou qualquer disputa. Pois só assim você poderá pronunciar "culpa do Lula", em tom de palavras mágicas, sentando em seu sofá quentinho e macio, cercado pelas grades do condomínio, tomando seu café e vestido com seu roupão felpudo. Esta será a sua fórmula para dormir tranquilo depois do Fantástico.

Um comentário:

  1. Vitor Assis F. Aragão17 de outubro de 2009 às 10:51

    Não sou nenhum defensor ferrenho do Lula, ams concordo plenamente com seu texto. Parabéns pela disposição de escrever isso tudo; pois eu já tenho tanto desprezo por essa escumalha toda que meu argumento com eles é uma bala de ponto 50 na cara... Grande abraço!

    ResponderExcluir

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.