terça-feira, 20 de outubro de 2009

Perigo da guerra inspirou primeira encíclica de Pio XII

A primeira encíclica de Pio XII, Summi Pontificatus, está completando hoje 70 anos.
A encíclica foi publicada seis meses e meio depois da eleição de Pio XII à cátedra de Pedro, ocorrida em 2 de março de 1939. O site da Conferência Episcopal Italiana recorda que este documento não foi somente o programa do novo papa, mas também "um lúcido magistério contra os totalitarismos e os imperialismos que visavam anular os direitos da pessoa".
De fato, a encíclica foi divulgada depois que os apelos de Pio XII foram ignorados e os exércitos alemão e, em seguida, soviético, invadiram a Polônia, dando início, assim, à II Guerra Mundial.
No texto, o papa afirma solenemente o seu dever "de oferecer com apostólica firmeza testemunho à verdade" e expõe os seus princípios acerca da ordem internacional – ordem "que não pode ser estabelecida com as armas, mas deve fundar-se sobre o direito natural e revelado, sobre a justiça e a caridade".
Pio XII denuncia ainda os horrores derivantes do agnosticismo e reivindica a missão da Igreja e sua obra educadora na regeneração das consciências, com a colaboração dos leigos e da família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.