quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Revista Bahia de Todos os Cantos ganha segunda edição


Será lançada no dia 28 de outubro, às 9h, no auditório da Secretaria do Planejamento (Seplan), a 2ª edição da revista “Bahia de Todos os Cantos”, publicação do Governo do Estado, através das secretarias do Planejamento e de Cultura (Secult), Fundação Pedro Calmon (FPC) e da Empresa Gráfica da Bahia (Egba).
O segundo número traz histórias de empreendedorismo, projetos ambiciosos, a exemplo da construção do Polo Naval e da revitalização do Centro Antigo de Salvador, bem como entrevistas com protagonistas de manifestações culturais tradicionais e modernas.
Personagens como Nem Cardim, artista baiano, natural de Valença, que ganhou o mundo com suas esculturas e a diarista Nilza Oliveira, que emigrou do município de São Gonçalo dos Campos para o território Região Metropolitana de Salvador, tendo como expectativa a ascensão profissional.
Ainda conheceremos um pouco da cultura hip hop, a história dos saveiros e a receita inusitada e deliciosa de moqueca de banana da terra com camarão e carne de jabá.
São histórias e relatos de uma Bahia múltipla e unida pelo sentimento dos baianos de prosperarem junto com o desenvolvimento do Estado e de garantirem melhores condições de vida para seus familiares e, assim, contribuírem para a geração de riquezas econômicas e culturais.
Na oportunidade, o secretário do Planejamento, Walter Pinheiro, fará uma apresentação dos projetos de infraestrutura e logística para os prefeitos e secretários municipais de 42 localidades dos Territórios de Identidade Região Metropolitana de Salvador, Baixo Sul e Recôncavo, os mesmos territórios abordados na revista.
Quanto a recepção da 1ª edição da revista Bahia de Todos os Cantos, Pinheiro comenta que “houve muitos elogios e olhares curiosos diante das histórias de vida e de trabalho dos cidadãos”, ressalta o secretário, lembrando ainda que a distribuição chegou às mãos dos baianos dos diversos territórios de identidade, através de bibliotecas públicas e escolares, dos conselhos de desenvolvimento territorial e dos gestores públicos.

Programa de TV

Buscando oferecer um produto cada vez mais condizente com a beleza e importância da Bahia, será lançado no mês de novembro o primeiro programa da série “Bahia de Todos os Cantos”, que é fruto da parceria entre a Seplan, Secult, FPC, Egba e o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb).
Com imagens e entrevistas que revelam as peculiaridades dos Territórios de Identidade do Estado, o programa dará grande visibilidade aos hábitos, costumes e histórias do povo baiano, além dos marcos históricos e modelos de desenvolvimento de cada território.
A série Bahia de Todos os Cantos nasceu da revista homônima e reflete os bastidores de produção dos textos e fotos da publicação, registrando em material audiovisual as reportagens por onde a equipe de jornalistas passou. Nos oito primeiros programas, serão abordados os municípios dos territórios do Sisal, Velho Chico, Chapada, Região Metropolitana de Salvador, Recôncavo e Baixo Sul. O programa será apresentado pela atriz e apresentadora Débora Santiago, que vem se destacando no cenário artístico através da participação em peças teatrais (Cabaré da Rrrraça, Irmã Dulce e Ciderela Black Power), filmes (Cidade Baixa, 2005) e na telenovela Paraíso Tropical (Rede Globo 2007), entre outras atuações.

Territórios de Identidade

Com o objetivo de identificar prioridades temáticas definidas a partir da realidade local, possibilitando o desenvolvimento equilibrado e sustentável entre as regiões, o Governo da Bahia passou a reconhecer a existência de 26 Territórios de Identidade, constituídos a partir da especificidade de cada região. Sua metodologia foi desenvolvida com base no sentimento de pertencimento, onde as comunidades, através de suas representações, foram convidadas a opinar. Para entender melhor a divisão da Bahia por Territórios de Identidade e conhecer os municípios que integram o seu território, acesse: www.seplan.ba.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.