segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Tragédia e farsa

"Hegel observa em uma de suas obras que todos os fatos e personagens de grande importância na história do mundo ocorrem, por assim dizer, duas vezes.
E esqueceu-se de acrescentar: a primeira vez como tragédia, a segunda como farsa."
Karl Marx em "O 18 Brumário" .
O Brasil já teve um anticandidato, Ulisses Guimarães, heroicamente, saiu pelo país denunciando a ausência de liberdade e proclamando- se anticandidato a presidente. Anticandidato porque as eleições eram uma fraude da ditadura, o "presidente" era escolhido pelos líderes militares e não pelo povo ou sequer pelo congresso.
Agora o que levaria um homem de quase 80 anos a fazer esse papel ridículo e proclamar-se anticandidato em 2010, em plena vigência do regime mais democrático que jamais houve nesse país? Excluindo a senilidade, só posso apontar o fanatismo ideológico de um grupelho que não representa nada nem ninguém. Um patético amontoado de ressentidos e fracassados, ignorados pelo povo que pensam, delirantemente, representar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.