quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Serra cancela visita ao Piauí e deprecia importância política do Nordeste

O encontro que estava marcado em Teresina dos dois presidenciáveis tucanos na sexta-feira, Aécio Neves (PSDB/MG) e José Serra (PSDB/SP), foi cancelado.

A data coincide com o reunião dos caciques do DEMos para decidir pela expulsão ou não do governador Arruda (DEMos/DF), e sem um fato relevante, o encontro seria ofuscado pelo assunto do dia: o MENSALÃO do DEM.

Oficialmente, o PSDB diz que a reunião dos presidenciáveis será realizada no final de janeiro de 2010. Extra-oficialmente há o dedo de José Serra por trás disso.

Aécio recentemente afirmou que do encontro no Piauí, poderia sair o nome do candidato. Serra não gostou.

Se Aécio cumprir o que tem declarado, já terá lançado sua candidatura a Senador em janeiro, antes da nova data deste encontro, o que significa que tal encontro pode nem acontecer.

Aécio dá sinais de desistência da candidatura presidencial, sobretudo após o MENSALÃO do DEM, o que enfraqueceu sua posição.

Serra não quer assumir-se como candidato à presidente já, para não perder o controle sobre a sucessão estadual em São Paulo, que ele considera seu plano B, caso sua candidatura à presidente não decole ou, pior, despenque.

No cálculo político de José Serra, o gesto deste cancelamento revela a falta de apreço do governador paulista pelo nordeste, relegando a região ao segundo plano nas articulações políticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.