terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Sítio do Quinto terá água de qualidade

A população do povoado de Cascalheira, em Sítio do Quinto, recebeu com entusiasmo o anúncio de que em breve terá os benefícios do Programa Água para Todos. Neste sábado (12), o governador Jaques esteve no município para assinar a autorização para implantação de um sistema de abastecimento da maior necessidade local: água de qualidade.

Esbanjando alegria, dona Norma Lucia Meneses nem consegue imaginar como será a vida após a chegada de água encanada em sua casa. A aposentada é moradora do município de Sítio de Quinto, distante 400 quilômetros de Salvador. “Estou muito feliz com o serviço tão esperado por todos da região. Um benefício importante que vai mudar e melhorar a vida de todos nós”, disse.

Com investimentos de R$ 45 mil, as obras vão beneficiar um total de 550 pessoas, dentro do programa Água Para Todos. A iniciativa estadual já chegou a 400 dos 417 municípios da Bahia, levando, além de água, saneamento básico. “Para garantir água para todos e para sempre precisamos realizar, também, obras de saneamento para que os rios, as fontes de água, não sejam contaminados”, observou o governador Jaques Wagner.

Wagner ressaltou que 1,6 milhão de pessoas já foram contempladas com o programa que, até o final de 2010, “vai beneficiar 2,1 milhões de baianos”. Além das obras de abastecimento, o governador garantiu aos moradores de Sítio de Quinto a entrega de equipamentos, em parceria com a prefeitura municipal, para os quatro Postos de Saúde da Família da cidade.

Informática e Universidade Aberta

Com uma população de mais de 14 mil habitantes, Sítio do Quinto já possui várias ações do Governo do Estado em pleno funcionamento, como o polo da Universidade Aberta. Oferecendo cursos à distância na área rural, como agronomia, o polo é coordenado pela Universidade Estadual da Bahia (Uneb).

Também é destaque na cidade o Centro Digital de Cidadania (CDC), que oferece internet banda larga gratuita aos moradores, por meio de dez computadores com software livre. Segundo o coordenador local do CDC, Marcelo Oliveira, o centro tem funcionado como uma escola de informática para a população carente do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.