quarta-feira, 29 de julho de 2015

Cuba pede fim do bloqueio e devolução de Guantânamo nas celebrações do Dia da Rebeldia

Cuba_26Julho01
Festividades ocorreram Santiago de Cuba, cidade situada a quase 900 quilômetros de Havana e no extremo oriente da Ilha.
Data marca o 62º aniversário do assalto ao Quartel Moncada, quando militantes liderados por Fidel Castro realizaram a primeira ação armada da Revolução
Via Opera Mundi em 26/7/2015
Durante as celebrações do 62º aniversário do assalto ao Quartel Moncada, Cuba pediu neste domingo (26/07) que os EUA coloquem fim ao bloqueio econômico e que devolvam a base naval de Guantânamo. As exigências nesta data – que marca o início da Revolução Cubana e também é conhecida como “Dia da Rebeldia” – ocorrem quase uma semana após a Ilha oficializar o restabelecimento de relações diplomáticas com os EUA.
O ato comemorativo ocorreu no antigo quartel de Moncada, situado em Santiago de Cuba e convertido em uma escola, onde em 26 de julho de 1953 os militantes liderados por Fidel Castro realizaram o que é considerada a primeira ação armada da Revolução.
No evento, o discurso central ficou a cargo do vice-presidente de Cuba, José Ramón Machado Ventura. “Começa agora um longo e complexo caminho rumo à normalização das relações, que inclui o fim do bloqueio e a devolução da base naval de Guantânamo”, exigiu.
Segundo o número 2 do Executivo, a reabertura das embaixadas na última segunda-feira (20/07) marca “o término da primeira fase do processo iniciado em 17 de dezembro”, quando o chefe de Estado cubano, Raul Castro, e seu homólogo norte-americano, Barack Obama, anunciaram uma reaproximação bilateral.
“Saio daqui com a fiel esperança de que Santiago sempre seguirá sendo Santiago!”, limitou-se a declarar Raul, aludindo ao tradicional espírito revolucionário dos habitantes da província situada na porção oriental da Ilha e tida como “o berço da Revolução” de Fidel.
As festividades contaram com diversos shows e reuniram cerca de 10 mil pessoas, entre a quais, “Los Cinco”, agentes cubanos considerados terroristas pelos EUA e heróis para a Ilha, que ficaram encarcerados durante anos em prisões norte-americanas.
Em 26 de julho de 1953, o Quartel Moncada foi alvo da primeira, e fracassada, ação armada de Fidel Castro contra o ditador Fulgêncio Bastista. Esse levante, que incluiu o quartel Carlos Manuel de Céspedes, na cidade de Bayamo, é uma das datas emblemáticas do calendário político cubano ao lado do triunfo revolucionário de 1º de janeiro de 1959.
Cuba_Raul_Castro27_26_Julho
Raul Castro fez rápida declaração. O orador do evento foi seu vice, Machado Ventura.
***
No dia 26 de julho de 1953 acontecia o assalto ao Quartel Moncada, que dava início à Revolução Cubana. Tendo Fidel Castro como líder, o acontecimento é considerado a última etapa da libertação do povo cubano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.