sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Londres reduz limites para 32km/h em 25% das vias e mortes caem

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Rua na região de Tower Hamlets, em Londres, com limite de 20 milhas por hora (32km/h) – cerca de 25% da cidade já tem esse limite de velocidade. Foto de Leandro Colon / Folhapress.
Um estudo recente mostra que a cidade de Londres já atingiu a meta estabelecida para 2020 de reduzir em 40% o número de mortos e feridos graves em acidentes de trânsito.
Um dos principais fatores destacados pela prefeitura e ativistas é o foco na implementação do limite de 20 milhas por hora (32km/h) em ruas e avenidas estratégicas da capital britânica.
São as chamadas “20mph zones”, que já representam 25% de todas as vias de Londres, ou 280km de ruas com esse limite. O percentual mais do que dobrou desde que o atual prefeito, o conservador Boris Johnson, assumiu. No seu primeiro ano de governo, entre 2008 e 2009, 11% das ruas obedeciam esse patamar, segundo dados da prefeitura.
Oito novas faixas foram anunciadas em março deste ano, entre elas uma que liga o famoso Big Ben à também turística London Bridge, e em outros trechos movimentados, como nas regiões de Camden Town, Earls Court e King Cross. Parte delas tinha velocidade máxima de 32mph, ou 51km/h.
As chamadas vias expressas continuam com limites maiores, mas a prefeitura trabalha para que as demais sigam a tendência das “20mph zones”.
O bairro de Tower Hamlets quer que todas as suas ruas tenham esse patamar e conta com apoio popular: em consulta pública, 80% dos moradores aprovaram a redução de velocidade.
No fim de 2012, a prefeitura divulgou um plano cuja prioridade era a redução em 40% do grupo chamado de “KSI” (“killed and seriously injured”, ou morto e gravemente ferido).
Para tanto, anunciou foco em medidas como as zonas de 20mph, instalação de câmeras de vigilância, fiscalização de veículos, programa de educação no trânsito entre outras coisas. Como parâmetro, utilizou a média anual de 3.600 ocorrências entre 2005-2009.
Balanço divulgado pela prefeitura em junho deste ano aponta 2.100 registros em 2014, queda de 40% como queriam as autoridades para seis anos mais tarde.
Na análise do número de mortos, separando-o dos de feridos com gravidade, a proporção é a mesma: 127 em 2014 ante a média de 211.
Quando se leva em conta somente ocupantes de veículos como vítimas, a redução chega a 67%, ou, em números absolutos, de 949 para 316.
Agora, a prefeitura quer reduzir pela metade esses novos índices até 2020.
Duas entidades que militam na segurança do trânsito em Londres ouvidas pela Folha, Brake e Living Streets, consideram as zonas de 20mph como fundamentais para a mudança.
“A prova de que a redução do limite de velocidade reduz o número de mortes é irrefutável. Se você é atingido por um carro a 20mph, tem 97% de sobreviver, mais do que se for a 35mph [56km/h], cuja probabilidade é de 50%”, diz Sarah Williams, diretora da Living Streets.
Ambas destacam que, se o passageiro está mais protegido, o mesmo, por enquanto, não se aplica a pedestres e ciclistas.
“Londres ainda está longe de uma história de sucesso total. Apesar da queda do “KSI”, os ferimentos leves crescem e isso é importante porque atinge as pessoas que caminham nas ruas e pedalam” destaca Ed Morrow, diretor da Brake.
Os dados confirmam seu discurso: os “ferimentos leves” cresceram 15% em 2014 em relação a 2013, sendo que pedestres, motociclistas e ciclistas representam 80% das vítimas de colisão. “Eu não acho, diante disso, que as ruas estão mais seguras. Há muito a fazer ainda”, ressalta a dirigente da Living Streets.
Uma análise separada só de ciclistas feridos “leves” aponta um aumento de 73% de ocorrências desde 2009. A prefeitura justifica que o percentual segue a mesma proporção do aumento do uso de bicicletas, que teria dobrado em Londres de lá para cá como resultado da política de incentivo para o ciclismo na cidade.
MultasNas ruas com 20mph, quem for flagrado acima desse limite perde três pontos na carteira de habilitação e leva multa de 100 libras (R$510,00). Quem atinge 12 pontos em três anos tem a licença para dirigir suspensa por pelo menos seis meses, podendo chegar a dois anos, dependendo da reincidência.
São PauloEm São Paulo, o número de mortes em acidentes de trânsito subiu em 2014 após dois anos em queda. Segundo relatório da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), foram 1.249 vítimas no ano passado, contra 1.152 em 2013 – aumento de 8%.
O número de feridos em acidentes também cresceu – 4%, de 423 para 441 –, mas a CET considera nesse dado apenas os feridos envolvidos em acidentes em que houve ao menos uma vítima fatal.
O número geral de acidentes com vítimas em 2013, independentemente da gravidade, foi de 25.560, queda de 5% sobre o ano anterior. O dado de 2014 não foi divulgado pela gestão Fernando Haddad (PT).
Zonas de 20 milhas por horaLondres implementou redução de velocidade para diminuir acidentes graves.
32km/h: É a velocidade máxima permitida equivalente à 20 milhas por hora.
40% do número de mortos e feridos graves: Era a meta para 2020, que Londres atingiu em junho de 2014, com 2.100 registros.
3.600 ocorrências: Foi a média de casos de mortes e de pessoas gravemente feridas por ano, de 2005 a 2009.
280km de rua com novo limite: Equivale a 25% das vias da cidade, sendo que em 14% delas foi implementada a medida, após criação da meta de 2020.
8 novos locais de redução anunciados em março: Um deles liga o Big Ben à London Bridge.
100% das ruas de Tower Hamlets: É a quantidade de vias que 80% dos moradores do bairro querem que se enquadrem em “zonas de 20mph”.
15% de casos de ferimentos leves: Foi o aumento de 2014 em relação a 2013
80% das vítimas de colisão: São os pedestres, motociclistas e ciclistas.
50% do índice atual: A nova meta para 2020 pretende reduzir pela metade a quantidade de casos.
Outras medidas para reduzir acidentes graves– Instalação de câmeras de vigilância
– Fiscalização de veículos
– Programas de educação no trânsito

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