quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Ex-tucano entra no PSB e acusa Serra de desmontar a Educação em SP

O ex-tucano Gabriel Chalita, vereador mais votado do país em 2008, filiou-se ontem ao PSB com o apoio do PT, numa solenidade que reuniu aproximadamente quatro mil pessoas e foi marcada por duros ataques ao governador de São Paulo e pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra. Secretário estadual de Educação no governo de Geraldo Alckmin (PSDB), Chalita acusou Serra de desmontar a Educação em São Paulo acabando com a política de inclusão.
“Todos os dias têm, pelo menos, uma cena de violência em uma escola. Ele destruiu a escola de tempo integral em São Paulo. Eu não consigo entender como um governador faz isso com as crianças”.
Gabriel Chalita disse também que não se conforma com o aumento do analfabetismo no estado mais rico do Brasil e afirmou que o governador Serra desrespeita a educação e os educadores.
“Há falta de respeito dele com os educadores. Está sempre batendo, xingando os educadores. E esse aumento do analfabetismo no estado, foi do governo dele. Não foi um secretário, mas três que passaram por lá. Então há um desrespeito à educação”.
Política de subsolo
O ex-tucano ainda acusou o governador Serra de censurá-lo por elogiar o ministro da Educação, Fernando Haddad, e por receber em sua casa o chefe de gabinete do presidente Lula, Gilberto Carvalho.
“Serra faz política de subsolo. Esse maniqueísmo partidário não é bom para a política. Muita gente (no PSDB) olha para ele com preocupação por causa da postura que ele tem com os adversários. Basta você fazer um pequeno movimento e já vem contra você, com uma quantidade de blogs te destruindo, com coisas que a gente não sabe de onde vêm. Olha, eu sofri tudo isso ultimamente e não gostaria de acreditar que é o próprio governador quem faz. A política precisa parar de ser feita pelo subsolo. Então, ele não é um político que eu admiro. Vi muitos adversários sofrerem (com Serra). Política de subsolo é uma coisa muito feia”.
Nome cogitado pelo PSB e examinado pelo PT como alternativa para a formação de uma aliança na eleição ao governo paulista, Gabriel Chalita afirmou que não vê dificuldade para apoiar a candidatura presidencial da ministra Dilma Rousseff, embora prefira Ciro Gomes, agora seu companheiro de partido.
“Prefiro Ciro, mas, como sou sincero, vou dizer: eu conheço a Dilma e acho ela muito competente. Nunca ouvi uma crítica de corrupção contra ela. Os defeitos que atribuem a ela para mim são qualidades”, afirmou.
Candidatura ao governo
Na festa prestigiada pelos petistas Edinho Silva, presidente do diretório estadual, e Cândido Vaccarezza, líder do PT na Câmara, coube a Ciro Gomes lançar o vereador como pré-candidato ao governo de São Paulo.
“Penso que ele poderá causar a desestabilizaçã o desse conservadorismo de 16 anos em Sâo Paulo (com o PSDB no governo). Ele (o PSDB) é bem avaliado, mas também ninguém morre de amores. Chalita representa o novo. Sem dúvida, na minha opinião, Chalita é melhor candidato para São Paulo do que eu. Eu tenho mais experiência política que ele, mas ele é mais São Paulo”, afirmou Ciro.
O pré-candidato do PSB à Presidência voltou a atacar José Serra e, de modo geral, o PSDB, reagindo às críticas de que baixou o nível da disputa presidencial ao fazer acusações a Serra na semana passada.
“Querem acabar com o país. Desculpem-me, mas essa gente tem nome e endereço. Vão dizer de novo que (o que eu digo contra Serra) é baixaria? Paciência! O José Serra é a volta da turma do FHC ou não é? Ele foi ou não ministro nos dois mandatos dele? Não foi ministro do Planejamento quando atuava a perversão neoliberal? As consequências deles não foram a quebra do país, o definhamento da massa salarial dos trabalhadores? Ou eles não dispensaram 30% dos mestres e doutores nesse período? Ou não é verdade que faltou energia elétrica no país por imprudência deles? Se tudo isso não for verdade, me acusem (de baixaria). Agora, batam no mensageiro, mas, por favor, prestem atenção na mensagem: nossa nação está em risco com eles.”

Um comentário:

  1. Se fosse só isso. Ele também destruiu a Polícia Civil de SP...

    ResponderExcluir

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.