terça-feira, 6 de outubro de 2009

Expo Alagoinhas dinamiza agricultura familiar

Os pequenos produtores e comerciantes tiveram espaço garantido na 12ª Expo de Alagoinhas durante os seus quatro dias. No evento que terminou neste domingo (4), foram montados stands para artesanatos, bijuterias, roupas e de comidas típicas, como tapioca e cocada. O apoio foi dado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (Ebda) e da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), que disponibilizaram os espaços para que os moradores da região mostrassem o seu trabalho. “É importante este apoio, principalmente para nós que temos dificuldades de vender nossos produtos”, disse a artesã Maria Aparecida Santos, 59 anos.
De acordo com o governador Jaques Wagner, o Estado tem implementado diversas ações para desenvolver o agronegócio e a agricultura familiar. As medidas desenvolvidas são distribuição de sementes e animais, facilidades para créditos e financiamento. Para atender ainda mais as famílias e os empresários que lidam com a agricultura e o agronegócio, Wagner frisou a importância do Plano Agrícola e Pecuário do Estado da Bahia (PAP) 2009/2010, um pacote de ações que beneficiará mais de 2,5 milhões de baianos que vivem na zona rural.
Entre as ações do plano, o Estado vai efetuar o pagamento de 1% do débito do agricultor familiar para viabilizar a renegociação da dívida do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) A ou B, possibilitando a adimplência dos produtores e condições de obter novos financiamentos. “Cuidamos mais dos pequenos produtores, porque eles dependem mais do apoio do governo. Aqui na Expo Alagoinhas, como nas outras já realizadas, mescla o agronegócio e a agricultura familiar, fortalecendo a zona rural e o campo”, afirmou o governador durante visita ao evento, que atraiu cerca de R$ 1,5 milhão.

Exposição atrai visitantes e negócios

Nos quatro dias da Expo Alagoinhas, 80 mil visitantes conferiram de perto desfiles de animais, leilões e transações comerciais envolvendo pecuaristas, agricultores, comerciantes, bancos e financeiras. Mais de 140 expositores estiveram no evento. Além dos negócios, muita gente aproveitou para levar a família e se divertir. “Gostei de tudo. Gostei mais dos animais e dos brinquedos”, afirmou João Vitor Reis, 6 anos.
A Expo Alagoinhas contou com 1.500 animais, entre bovinos das raças girolando e gir leiteiro, e equinos das raças campolina, mangalarga marchador e mangalarga. “Esta exposição é muito importante para a região, porque potencializa a economia local e dá mais visibilidade aos produtos dos pequenos produtores”, afirmou o secretário de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Roberto Muniz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.