terça-feira, 13 de outubro de 2009

Lamento Negro no Festival Ataulfo Alves


O Festival Ataulfo Alves, que acontece entre os dias 14 e 18 de outubro na cidade de Miraí, em Minas Gerais, é o maior evento já dedicado ao sambista mineiro, natural daquele município, que se vivo estivesse teria completado 100 anos de vida.
Foram enviadas 210 músicas de várias partes do País e a comissão julgadora, composta por Ataulpho Alves Jr., Toninho Geraes e Tutti Maravilha, escolheu apenas 15 sambas para disputar o prêmio de R$ 20 mil.
A cantora baiana Rachel de Moraes estará defendendo samba "Lamento Negro", de Bruno Ribeiro, que substituirá Juliana Amaral, impossibilitada de viajar a Miraí por motivos profissionais.
Cantora e atriz formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Rachel de Moraes, a moça da foto, se dedica a pesquisar a cultura musical brasileira desde os tempos de faculdade, quando integrava a banda Fulorrôzeira. Trabalhou pela Fundação Cultural do estado da Bahia com diferentes grupos de chula e samba de roda, e cantou em importantes casas de show de Salvador e Rio de Janeiro, onde foi descoberta na Terceira Mostra de Novos Talentos do Samba Carioca, como vocalista do grupo Braseiro de Samba e Choro. Além de defender Lamento Negro, ela interpretará também Fim de Comédia, do homenageado Ataulfo.
A lista dos sambas concorrentes ao prêmio segue abaixo.

Uma coisa só - Carlos Gomes - São Paulo
Sonho Sinistro - Luiz Augusto Rodrigues - Rio de Janeiro
Cem Anos da Minha Portela - Irinéa Maria Ribeiro - Rio de Janeiro
Lamento Negro - Bruno Ribeiro - São Paulo
Depoimento - Ricardo Barroso - Minas Gerais
Essência do Quilombos - Riko Dorilêo - Rio de Janeiro
Limão - Iva Estácio - São Paulo
Praça da Sé - José Carlos Rubio da Silva - São Paulo
Lágrimas - Alfredo Pereira de Moraes - Pará
Consolação - Geraldo Soares Araújo - Rio de Janeiro
Barco da Paixão - Ivan Cardoso - Pará
Papel de Pai - Alceu Maia - Rio de Janeiro
Guerreiros de Olodumaré - Julio Cesar Cunha - Rio de Janeiro
Tô no samba - Jairo Cechin - São Paulo
Puramente Louco - Eduardo Coelho de Oliveira - Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.